A Casa do Porco é eleito o 17º melhor restaurante do mundo

5 de outubro de 2021
Divulgação/A Casa do Porco

A Casa do Porco, localizado no centro de São Paulo, é comandado pelo chef Jefferson Rueda

O The World’s 50 Best Restaurants, considerado o Oscar da gastronomia, divulgou hoje (5) a edição 2021 de seu tradicional ranking dos 50 melhores restaurantes do mundo – com presença do Brasil. A Casa do Porco ficou na 17ª colocação, sendo o único brasileiro da lista. 

O estabelecimento de São Paulo, comandado pelo chef Jefferson Rueda, subiu 22 posições desde o último ranking – depois de um ano e meio, já que o prêmio não aconteceu em 2020 por conta da pandemia. “É uma honra estar nesta lista ao lado de grandes chefs do mundo. Penso que esse prêmio é para todo o Brasil, para todos os chefs e restaurantes do nosso país, que representam tão bem a nossa gastronomia. E espero que tão logo a gente possa ter mais brasileiros entre os 50 melhores do mundo”, afirmou o chef.

VEJA TAMBÉM: Conheça 5 restaurantes que estão entre os mais premiados do Brasil

Com o foco de aproveitar todas as partes do porco, o restaurante no centro da capital paulista já havia sido destaque das edições anteriores, eleito o melhor do Brasil e o 4º da América Latina. A mente por trás do estabelecimento também já havia sido reconhecida: Rueda foi considerado o 79º melhor chef do mundo em 2020, no The Best Chef Awards. 

Seguindo a proposta de servir alta gastronomia caipira, A Casa do Porco se destaca pelo menu degustação de oito etapas – com pratos que vão desde embutidos próprios e torresmo de panceta com goiabada a tartar de porco, sushi de papada e o Porco San Zé, assado lentamente por oito horas. Além disso, no ano passado, uma versão 100% vegetariana foi desenvolvida, com vegetais e hortaliças sazonais do Sítio Rueda. Ele também cria os porcos que abastecem o restaurante. 

O Top 50 do World’s Best Restaurants 2021 é liderado pelo dinamarquês Noma, do chef René Redzepi. Fechado em 2016 e reaberto dois anos depois, em outra localização, o restaurante já recebeu o título de melhor restaurante do mundo mais quatro vezes. Os organizadores o descrevem como uma “cozinha sazonal inovadora e feitiçaria de fermentação do chef mais perspicaz do mundo”. Com um menu em constante modificação, o Noma fecha antes de cada temporada para que sua equipe possa desenvolver novos itens, misturando ingredientes da terra e do mar. 

Além de A Casa do Porco, o Brasil apareceu novamente na versão dos 100 melhores restaurantes do ranking, com D.O.M (na 61ª posição), Oteque (67ª) e Lasai (85ª). 

Siga FORBES Brasil nas redes sociais:

Facebook
Twitter
Instagram
YouTube
LinkedIn

Siga Forbes Money no Telegram e tenha acesso a notícias do mercado financeiro em primeira mão

Baixe o app da Forbes Brasil na Play Store e na App Store.

Tenha também a Forbes no Google Notícias.