Roteiros de Charme inclui 4 hotéis em guia; conheça os eleitos

3 de janeiro de 2022
Divulgação

Eco Resort Hotel Villa São Romão, em Lumiar, Nova Friburgo (RJ)

O ano de 2022 começa com novas opções entre os hotéis de charme, hospedagens que prezam pelo conforto, qualidade, preservação ambiental e compromisso social. A Associação Roteiros de Charme, que reúne estabelecimentos deste tipo, tem quatro novos destinos na sua lista de 68 hotéis selecionados, localizados em 16 estados do país. As novidades ficam em Nova Friburgo (RJ), Brasília (DF), Arraial d’Ajuda (BA) e Tibau do Sul (RN).

Segundo a associação, para entrar na lista de membros, que é atualizada anualmente, os hotéis candidatos precisam seguir parâmetros de conforto, qualidade de serviços, quantidade máxima de apartamentos (70 ou menos), compromisso com os pilares social e ambiental de sustentabilidade e estarem localizados em um destino que destaca a importância histórica ou natural da região. Além disso, devem ser gerenciados de perto pelos proprietários, para garantir não só a qualidade, como o acolhimento e a proximidade com os clientes.

LEIA TAMBÉM: Hotel magnífico, Rosewood São Paulo ocupa área de antiga maternidade

“Os novos associados estão sempre alinhados com nossa proposta e abertos às trocas e aprendizados. Reunimos hotéis com os mais diferentes perfis, do luxo na cidade, ao refúgio ecológico, mas todos têm princípios em comum”, diz Helenio Waddington, presidente da Roteiros de Charme. O Código de Ética e Conduta Ambiental da associação foi desenvolvido a partir de uma parceria com o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (UNEP), que serve como base para as práticas dos estabelecimentos.

Confira as novas opções do guia:

Eco Resort Hotel Villa São Romão, em Lumiar, Nova Friburgo (RJ)

Os destaques do hotel são o jardim e as piscinas naturais, mas quem se hospeda no local, que é uma Reserva Privada do Patrimônio Natural, pode aproveitar ainda o SPA, caiaques e pranchas de SUP, horta com orgânicos, academia, quadras para diferentes esportes, sauna com saída subaquática para a piscina e trilhas para caminhada. Com 2,4 milhões de metros quadrados, a área do resort já abrigou uma fazenda de bananas, que foi transformada e reflorestada. Segundo o hotel, os funcionários, que moram na comunidade de São Romão, têm participação direta no faturamento.

VEJA MAIS: Hotéis de luxo para se hospedar nos 8 destinos tendência de 2022

Villa Triacca Eco Pousada e Vinhos, em Brasília (DF)

Os hóspedes podem escolher entre suítes e bangalôs exclusivos. A pousada tem dois lagos com diversas espécies de peixes e uma lagoa de nove mil metros quadrados. Há trilhas para caminhada e para mountain bike e um parque ecológico para crianças. O hotel trabalha com produtos e produtores locais. Investe também em práticas de sustentabilidade, como geração de energia solar, separação do lixo, sistema de fossa ecológica e preservação de grande parte da área da fazenda, que abriga uma vinícola.

Divulgação

Villa Triacca Eco Pousada e Vinhos, em Brasília (DF)

Hotel Paraíso do Morro, em Arraial d’Ajuda, Porto Seguro (BA)

Reformado em 2020, o hotel conhecido pelas gravações da novela Paraíso Tropical, em 2007, ganhou novas e modernas instalações e mais conforto. Fica a apenas 150 metros da Praia do Mucugê. A maioria das 21 suítes de luxo, que podem hospedar casais e famílias, têm vista para o mar.

Divulgação

Hotel Paraíso do Morro, em Arraial d’Ajuda, Porto Seguro (BA)

Beija Flor Exclusive Hotel & SPA, em Tibau do Sul (RN)

Localizado na Ponta do Pirambu, com vista do oceano e da Laguna Guaraíras, a poucos quilômetros da Praia de Pipa, o hotel abriga 4 mil plantas de 160 espécies, além de um orquidário e de uma horta orgânica. Tem 15 suítes decoradas com design exclusivo. Peças trazidas de outros países pelo casal de proprietários italianos ficam junto com artesanato local.

Divulgação

Beija Flor Exclusive Hotel & SPA, em Tibau do Sul (RN)