O famoso estilista japonês Issey Miyake, conhecido pela criação do suéter preto de gola alta usado por Steve Jobs, morreu aos 84 anos, vítima de um câncer no fígado, segundo a agência de notícias Kyodo.
Miyake nasceu em Hiroshima em 1938 e presenciou, em 1945, o impacto da bomba lançada em direção a cidade, que o trouxe dificuldades motoras até sua fase adulta e levou embora sua mãe, que não suportou a exposição à radiação.
O assunto não foi mencionado pelo designer até 2009, na tentativa de escapar de ser conhecido como o “estilista que escapou da bomba atômica”.
Miyake estudou design gráfico na Tama Art University de Tóquio e se mudou para Paris em 1965, onde ingressou na renomada École de la Chambre Syndicale de la Couture Parisienne.
Praticidade era a marca registrada de Miyake, que ganhou destaque internacional na década de 1980, quando trouxe designs que foram considerados como itens de colecionador por aqueles que faziam parte do meio de luxo.
Em memória aos tempos de glória, seus designs estão preservados em instituições como o Victoria and Albert Museum de Londres, o Museu de Arte Moderna de Nova York e o Museu de Arte da Filadélfia.