Por dentro do único hotel do Brasil com nota máxima no guia Forbes Travel Guide

12 de agosto de 2022
Divulgação

O Hotel das Cataratas, A Belmond Hotel ganhou seu status de 5 estrelas no Forbes Travel Guide em 2018

Uma construção histórica dentro do maior conjunto de quedas d’água do mundo é o único hotel da América do Sul a ganhar 5 estrelas no Forbes Travel Guide 2022.

O Hotel das Cataratas, A Belmond Hotel foi escolhido pelos jurados do guia, que avalia e classifica estabelecimentos de luxo ao redor do mundo. Eles se hospedam por duas noites em cada hotel, se passando por hóspedes comuns, e testam até 900 itens, desde luxos modernos até comodidades tradicionais, como a decoração e a cortesia dos funcionários. Ao todo, ao longo de 60 anos, já foram avaliados cerca de dois mil hotéis, restaurantes e spas em mais de 70 países.

Divulgação

Piscina principal do Hotel das Cataratas

O Hotel das Cataratas, no Paraná, estreou no ranking em 2018. Recebem a classificação de cinco estrelas os estabelecimentos “excelentes, até icônicos, com serviço praticamente impecável e instalações incríveis”. Mas, então, o que confere ao brasileiro o status no topo da hotelaria de luxo nacional?

Leia mais: Forbes Travel Guide: os melhores hotéis, restaurantes e spas de alto luxo de 2022

ACESSO VIP À NATUREZA

Para a gerente geral do hotel, Andrea Emmerling, sua localização especial, dentro do Parque Nacional do Iguaçu, é um dos principais fatores. Sendo o único empreendimento hoteleiro no parque, seus hóspedes têm as Cataratas apenas para si em alguns momentos do dia. Antes de abrir ou quando tudo se fecha, às 16h, e visitantes regulares precisam ir embora, quem se hospeda por ali pode admirar as quedas sem multidões nem filas.

O acesso VIP às mais de 200 quedas d’água abre as portas para uma série de experiências exclusivas, como um passeio particular às 5h30 para ver o amanhecer no parque. Ou um tour para apreciar as cachoeiras sob a luz da lua cheia – o que acontece apenas cinco noites por mês. Outras exclusividades incluem voo de helicóptero sobre o parque e safári pela floresta.

Divulgação

A experiência de ver as Cataratas em noites de lua cheia

Quanto à sua estrutura, o charmoso casarão em estilo colonial projetado na década de 1930, contrasta com a imensidão verde da Mata Atlântica. São apenas 200 metros de distância da trilha que leva à Garganta do Diabo, a maior das quedas do Iguaçu. “Parece que você está entrando em outro mundo”, descreve a executiva. O Forbes Travel Guide concorda: “A beleza arrojada do hotel é superada apenas pelas maravilhas naturais de tirar o fôlego de seu cenário”, julga a avaliação.

Divulgação

O Hotel das Cataratas é conhecido por seu icônico casarão rosa pastel

SINTONIA PERFEITA

Adquirido em 2007 pelo grupo Belmond – que também tem outras propriedades no seu portfólio, como o Copacabana Palace -, o Hotel das Cataratas tem uma longa tradição na hotelaria. Aberto em 1958, chegou a passar por uma extensa reforma depois da aquisição, que modernizou por dentro o seu estilo português colonial, mas uma coisa não mudou: o staff. “Muitos dos funcionários têm mais de uma década de casa. O mais antigo está aqui faz 41 anos”, conta a gerente geral. Para ela, isso faz toda a diferença no resultado final entregue aos hóspedes, com um atendimento qualificado e atento aos detalhes.

Divulgação

Estilo português colonial do hotel

Quem trabalha por lá cuida de uma estrutura que envolve 187 quartos, que podem incluir camas king-sizes, banheiros espaçosos de azulejo português, varandas panorâmicas com vista para as quedas d’água e até piscinas privativas. Entre as comodidades, também estão uma grande piscina rodeada por espreguiçadeiras e um spa com produtos naturais brasileiros e terapias personalizadas – que podem usar pedras basálticas aquecidas ou óleos essenciais desenvolvidos especialmente para o hotel.

Divulgação

Um dos quartos

São dois restaurantes – que servem o tradicional churrasco gaúcho, além de pratos internacionais, com ingredientes de sua horta orgânica -, e o bar Tarobá. A varanda do bar, em um dos pontos mais altos do parque, tem vista para um dos melhores momentos do dia de Andrea: o pôr do sol sobre as Cataratas, entre tons de laranja e rosa. “Esse é o sunset mais lindo da região, é um espetáculo natural”, conta ela. “Temos a sintonia perfeita entre localização, natureza, arquitetura e serviço”.

Leia mais: Por dentro do mais novo e paradisíaco resort de ultraluxo do mundo

Para atrair um público mais jovem, especialmente os millenials, o hotel tem desenvolvido novos drinks no bar – inspirados nas aves que sobrevoam o parque – e às vezes traz DJs para embalar o pôr do sol noite adentro.

Divulgação

Pôr do sol do Restaurante Itaipu

BEM-ESTAR HOLÍSTICO

Outro foco do único cinco estrelas na América do Sul tem sido a parte de bem-estar, que vai além dos confortos luxuosos e tratamentos de spa. “Nossa abordagem de bem-estar é holística, ela tem muito a ver com a conexão e equilíbrio com a natureza”, diz a gerente..

É o caso do pacote “Feel The Energy”, que busca explicar cientificamente o motivo pelo qual nos sentimos felizes perto das quedas d’água. Nele, os hóspedes visitam o parque antes de sua abertura equipados com um medidor de íon de ar negativo. “Quanto mais perto das Cataratas, o aparelho indica como a emissão de íons aumenta e realmente mostra o poder da água”, explica Andrea. A experiência holística ainda é complementada com exercícios respiratórios e bioenergéticos, para se conectar com esses íons negativos.

Divulgação

Um dos focos do hotel são as experiências de conexão com a natureza

Outro programa é o “Forest Bathing”, um banho de floresta em meio a Mata Atlântica. Ele é descrito pelo hotel como uma “terapia florestal que busca o resgate da criança interior em conexão com a natureza”.

O reconhecimento do Belmond Hotel das Cataratas vai além dos padrões do Forbes Travel Guide. Nos últimos dois anos, a propriedade foi eleita o 3º melhor hotel da América do Sul e o melhor do Brasil pela revistas especializada Travel + Leisure e um dos melhores do continente pelo Condé Nast Traveler Readers’ Choice Awards.

>> Inscreva-se ou indique alguém para a seleção Under 30 de 2022