Colaboração icônica

Bulgari celebra 75 anos da linha Serpenti em colaboração com artista multidisciplinar Gabriel Massan

BRANDVOICE | Conteúdo patrocinado

Divulgação
Divulgação

Estudos de cor, forma e textura da obra original propostos pelo artista multidisciplinar Gabriel Massan para a Bulgari

Acessibilidade

Para celebrar os 75 anos da icônica Serpenti, a italiana Bulgari firmou uma colaboração inédita com Gabriel Massan, artista brasileiro que se une a uma lista global de nomes contemporâneos contribuindo para essa celebração. Seguindo o conceito internacional centrado na imagem da serpente como fonte de inspiração, o projeto criativo exclusivo reúne obras de arte originais, intervenções digitais, instalações interativas e experiências imersivas.

Nascido na Baixada Fluminense, Massan, que tem 27 anos, conquistou reconhecimento global com trabalhos que unem tecnologia e inovação, agregando inteligência artificial, realidade aumentada, esculturas virtuais, interatividade e hologramas. “Como criador de mundos e possibilidades de vida, é inspirador que a criação de símbolos possa desbloquear universos capazes de serem compreendidos e observados de infinitas maneiras”, diz o artista.

Ele se inspira não apenas no legado da joalheria, mas também na riqueza natural do Brasil, destacando a importância da preservação de serpentes brasileiras, entre elas a Corallus cropanii, “uma serpente marcante no mundo, vista apenas cinco vezes em toda a história”, explica.

Divulgação
Divulgação

O artista Gabriel Massan

Com sua abordagem inovadora em NFTs e arte digital, Massan desenvolverá, especialmente para a Bulgari, três obras que serão leiloadas. Todo o lucro será destinado a projetos sociais brasileiros que incentivam a inclusão de mulheres no mercado de tecnologia. Cada criação vai incorporar a essência da inovação e do luxo.

Como parte das celebrações que inauguram a nova flagship da Bulgari no Shopping Cidade Jardim em São Paulo, que será a maior da América Latina, a marca desenvolveu junto ao artista brasileiro uma instalação interativa itinerante, intitulada Infinite Tales, que poderá ser vivenciada pelo público geral em São Paulo (nos shoppings Cidade Jardim e JK Iguatemi) e em Goiânia (no shopping Flamboyant) durante os meses de novembro e dezembro. Essa obra altamente inovadora permitirá que os visitantes entrem no universo da arte e sejam imersos no fascinante mundo da Serpenti.

Como parte do circuito de ativações, Massan conduzirá um podcast com curadores da 35ª Bienal de Arte de São Paulo, discutindo a importância de levar a arte para além dos muros da Bienal e como as parcerias com marcas consolidadas contribuem para esse movimento. 

A evolução da Serpenti ao longo dos anos é marcada por metamorfoses, desde os anos 1940 até as recentes interpretações estilizadas em bolsas e acessórios. A marca busca inovação, evidente por exemplo na colaboração pioneira em NFTs, levando o símbolo da Serpenti para a dimensão virtual.

Mais recentemente, a Serpenti continuou a evoluir com interpretações cada vez mais estilizadas, exaltando as escamas da cobra em uma temática hexagonal extremamente contemporânea. Nos anos 2000, a linha foi enriquecida por fascinantes interpretações de bolsas e acessórios e, desde 2021, compõe pulseiras, anéis e pingentes da coleção Serpenti Viper com seu design forte e as escamas inconfundíveis.

*BrandVoice é de responsabilidade exclusiva dos autores e não reflete, necessariamente, a opinião da FORBES Brasil e de seus editores.