A montadora alemã dedicará 75% dos investimentos a veículos de ponta e aos modelos C-Class e E-Class, disse a empresa hoje (19), enquanto reduz o número de modelos básicos.
O presidente-executivo da companhia, Ola Kaellenius, disse que a escassez de semicondutores enfrentada pela indústria nos últimos dois anos permitiu à Mercedes-Benz testar preços mais altos para os clientes, que serão mantidos mesmo quando a escassez diminuir.
A Mercedes-Benz disse que pretende vender veículos exclusivamente elétricos em 2030, onde as condições de mercado permitirem. O volume de veículos elétricos vendidos vai acelerar na segunda metade da década, disse Kaellenius, quando mais modelos forem lançados.
“Queremos nos colocar em uma posição em que possamos atender a todos os nossos mercados eletricamente. Se for 2030 mais ‘x’… certamente não é maior que ‘5’”, afirmou o executivo.
A Mercedes-Benz havia elevado a meta de margem para 14% até 2025, de 10% ou mais, assumindo condições favoráveis de mercado.
Apesar de atingir uma margem de 16,4% em sua divisão de carros no primeiro trimestre de 2022, a meta de margem para 2025 era ambiciosa, já que a montadora precisava financiar a estratégia de eletrificação, disse o diretor financeiro, Harald Wilhelm.
“Precisamos ser realistas sobre o custo da transição para veículos elétricos a bateria”, disse Wilhelm.