Um EV de quatro portas com capacidade para cinco pessoas, a Mini diz que o Aceman representa “um novo amanhecer” de design para a empresa, mas ainda é um carro carregado de referências visuais das marcas registradas do original de 1959 e do revival da BMW de 2000.
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A estrutura de suporte do painel fica em um espaço aberto entre o painel e o para-brisa, criando um vazio de espaço negativo que me lembra o SUV elétrico Lotus Eletre. É um espaço redutor que parece ter se inspirado no Mini Strip, um conceito produzido pelo designer de moda Paul Smith em 2021. Sobre o novo modelo, o chefe de design da Mini Oliver Heilmer disse: “No interior, todo o design é totalmente voltado para proporcionar aos ocupantes uma experiência holística.”
A Mini diz que é a primeira fabricante de automóveis a criar um display OLED circular para o painel e que a versão de produção do Aceman usará o mais recente sistema operacional Mini, que será construído pela primeira vez com software Android Open Source Project. Abaixo da tela há uma linha de interruptores físicos, como encontrado em quase todos os Mini já feitos. Eles alternam entre os modos de direção, ajustam o volume da música e atuam como seletores de marcha. Lembrando que nem todo motorista quer uma cabine estilo Tesla, apenas com tela sensível ao toque, a Mini diz que cada botão é projetado “para a operação mais intuitiva”.
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Um detalhe chave do interior é o uso de iluminação e imagens digitais para criar um clima na cabine. A Mini diz que “as projeções de imagens em movimento podem transferir o conteúdo do sistema de controle para todo o painel, criando uma experiência digital única que se estende até os painéis das portas”. Essas imagens podem incluir mapas detalhados ou nuvens espalhadas digitalizadas, e o esquema de cores e os climas de iluminação são acompanhados por “sequências de som apropriadas”, diz a fabricante.
O que tudo isso significa na realidade – ou pelo menos em termos de carro conceito – é como um par de projetores localizados na borda da viga do teto desce no painel de tecido. Uma demonstração dada aos jornalistas mostrou como essa interface projetada pode mostrar imagens de mapeamento, ou uma animação que faz o painel parecer a água ondulante de uma piscina. Os projetores estão bem instalados, para não serem visíveis para o motorista ou o passageiro, mas por enquanto não está claro se a Mini pretende homologar o sistema para produção em massa, ou se é mero enfeite de carro conceito.
Uma inspeção de perto do conceito Aceman também revela o quanto a carroceria do carro é mais larga em comparação com seu interior. Os bancos traseiros parecem oferecer apenas um pouco mais de espaço do que os do Mini hatchback normal. O chefe de design do Mini, Oliver Heilmer, disse que o carro de produção será tão longo quanto o conceito, com 4,2 metros (14 pés), mas mais estreito que o 1,98 metro (6,5 pés) visto aqui, em uma tentativa de cumprir sua promessa de EV urbano.
Levando a Mini para um novo setor do mercado de EVs, o Aceman deve se encaixar entre a próxima geração de hatchback de três portas e um novo Countryman, maior e totalmente elétrico, que se transformará em um segmento do mercado de SUVs ainda inexplorado pela Mini.
Abrindo o caminho para a aparência das futuras gerações do Mini, a frente do Aceman permanece iconicamente Mini, mas o antigo contorno da grade do radiador hexagonal foi refinado em uma forma octogonal, e o gráfico da grade agora é simplesmente isso, pois está totalmente fechado e não é necessário para fluxo de ar e resfriamento do trem de força elétrico.
Falando nisso, a Mini mantendo a boca fechada sobre o que alimentará o Aceman. Não está nem dizendo se será com tração nas duas ou nas quatro rodas, pelo menos por enquanto. Pode-se pelo menos especular, no entanto, que o Aceman usará a mesma plataforma que o hatchback de três portas da próxima geração, que deve ter um alcance entre 200 e 250 milhas. Isso não é exatamente onde eu esperava que o Aceman ficasse, especialmente porque não deve ser lançado até 2024, então espero que algumas melhorias de eficiência sejam feitas até lá.