Aproveitando o crescimento do mercado de picapes, a Ford amplia a linha Ranger com o modelo Raptor. Desenvolvida pela Ford Performance, divisão de esportivos de alto desempenho da marca, a Ranger Raptor foi inspirada nos modelos de competição do deserto. De porte médio, seu preço é de picape grande: R$ 448.600.
Veja fotos da Ranger Raptor:
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Foto: divulgação Ford Ranger Raptor chega por R$ 448.600
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Foto: divulgação Destaque na cabine são os bancos concha com estrutura de espuma preparada para absorção de impactos
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Foto: divulgação Volante exclusivo traz marcador central na cor laranja e borboletas para trocas de marcha em magnésio
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Foto: divulgação Destaque na cabine são os bancos concha com estrutura de espuma preparada para absorção de impactos
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Foto: divulgação Ford Ranger Raptor
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Foto: divulgação Amortecedores de competição Fox Live Valve Shocks 2.5 se adaptam às condições do terreno
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Foto: divulgação Externamente, destaque para os faróis LED Matrix, com foco variável e direcional e para a grade dianteira preta com o nome Ford estampado em letras grandes
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Foto: divulgação Rodas de liga leve de 17” vêm com pneus 285/70 R17AT Continental Grabber, de perfil alto, com 33” de diâmetro para melhor performance off-road
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Foto: divulgação Ranger Raptor tem motor de 397 cv e faz de 0 a 100 km/h em 5,8 segundos
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Foto: divulgação Ford Ranger Raptor
Ford Ranger Raptor chega por R$ 448.600
Equipada com motor 3.0 V6 biturbo – de 397 cv e 59,45 kgfm de torque e acoplado a uma transmissão automática de dez velocidades com calibração exclusiva –, acelera de 0 a 100 km/h em 5,8 segundos. Para suportar tal desempenho, o chassi foi redesenhado, a suspensão ganhou amortecedores de competição (da marca Fox) e as rodas e pneus são especiais.
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Há sete modos de condução, quatro modos de escapamento, diferencial dianteiro e traseiro blocante, ganchos de reboque e protetores inferiores. Com carroceria mais alta e mais larga, sua capacidade de imersão em relação à Ranger convencional saltou para 850 mm.
“A Ranger Raptor inaugura um novo segmento de picapes esportivas no Brasil. É um veículo único, diferente de tudo o que existe hoje e chega para ocupar um espaço em branco no mercado.”, explica Marcel Bueno, diretor de Marketing da Ford.
No interior, o volante exclusivo traz um marcador central na cor laranja e borboletas para trocas de marcha de magnésio, além de botões de acesso rápido para ajuste da direção, do escapamento, dos amortecedores e do modo personalizado Raptor. O forro de teto e os acabamentos laterais são na cor preta.
Os bancos esportivos, revestidos em couro e suede preto com detalhes em laranja, são inspirados em aviões de combate. Eles têm estrutura de espuma preparada para absorção de impacto em “pousos” no terreno e formato de concha com excelente apoio lateral em velocidade. Os ajustes são elétricos em dez níveis. O motorista conta ainda com painel digital de 12,4”, navegador off-road, iluminação 360°, multimídia SYNC 4 com tela de 12,4” e som da Bang & Olufsen.
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Externamente, destaque para os faróis LED Matrix, com foco variável e direcional; e para a grade dianteira preta com o nome Ford estampado em letras grandes. Os para-choques de aço pretos se conectam com os alargadores dos para-lamas da mesma cor, na dianteira e na traseira. O protetor dianteiro inferior, na cor prata, traz embutidos dois ganchos de reboque, com um design exclusivo que facilita o acesso mesmo se um dos lados estiver obstruído por lama, água ou terreno irregular.
Quanto à segurança, a Range Raptor oferece controle de cruzeiro adaptativo com stop & go, frenagem autônoma com detecção de pedestres e ciclistas, assistentes de cruzamentos, de frenagem autônoma em marcha à ré, de manobras evasivas, de permanência e centralização em faixa, de estacionamento automático e frenagem pós-colisão.
De acordo com a Ford, a Ranger Raptor foi desenvolvida e validada nos ambientes de teste mais severos, com o uso de técnicas de direção de competição (Baja) e rodagem de durabilidade feita no deserto, em condições que equivalem a mais de dez anos de uso do veículo.
“Esse programa incluiu 39.500 km de testes estruturais e de motorização e 1.600 km em velocidade máxima em situações extremas fora de estrada. Para a validação local, foram feitos ainda 50.000 km de testes em ambiente real no Brasil”, explica Gilmar de Paula, engenheiro-chefe da plataforma Ranger da Ford América do Sul.