Saiba como o álcool afeta a sua vida sexual

12 de março de 2024
GettyImages/Jon Hicks

Álcool pode ajudar a superar alguns tipos de inibição em situações sociais

Faça essa pergunta a si mesmo: por que o álcool frequentemente está associado a situações de paqueras? A verdade é que ele funciona como um depressor. Por ter efeito sobre o sistema nervoso central, o álcool pode ajudar a superar alguns tipos de inibição em situações sociais.

Porém, álcool e sexo estão longe de andarem de mãos dadas. Quando não consumido de forma moderada, pode levar, no caso dos homens, a dificuldade ou mesmo a incapacidade para ejacular e até a uma impotência temporária.

Leia também:

Algo parecido acontece com as mulheres: elas também ficam com mais dificuldade ou até incapacidade para ter orgasmo, além de sofrerem com secura da mucosa vaginal, pois o álcool leva à desidratação.

Quanto mais doses você tomar em uma única noite, maior o impacto sobre o corpo e maiores as chances de um mau desempenho sexual. Ao contrário do que diz a lenda popular, excesso de bebidas alcoólicas não aumenta, mas diminui a libido.

Além disso, como beber muito álcool pode levar algumas pessoas a ficarem mais agressivas, há algum risco de haver violência física durante o ato sexual. Há, também, alguma chance de homens e mulheres envolverem-se em sexo desprotegido.

Algumas mulheres, quando bebem em excesso, têm o que chamamos de apagão. Os blackouts também acontecem nos homens, mas mulheres são geralmente mais sensíveis ao álcool, porque apresentam menor teor de água no corpo do que homens com a mesma altura e peso.

Assim, se eventualmente beberem uma quantidade de álcool semelhante a de um homem ou se extrapolarem na quantidade ingerida, atingirão maiores concentrações de álcool no sangue do que a encontrada nos homens. Por isso, mulheres são mais vulneráveis a esses episódios de amnésia alcoólica. Isso faz aumentar as chances de se envolverem em sexo não consentido.

Ou seja, beber de forma não moderada, seja homem ou mulher, não melhora a experiência sexual nem vai garantir a você melhor performance.

Dr. Arthur Guerra é professor da Faculdade de Medicina da USP, da Faculdade de Medicina do ABC e cofundador da Caliandra Saúde Mental.

Os artigos assinados são de responsabilidade exclusiva dos autores e não refletem, necessariamente, a opinião de Forbes Brasil e de seus editores.