O boom das terapias injetáveis

28 de março de 2024
Getty Images

Muitas pessoas têm recorrido à soroterapia pela promessa de benefícios como melhoria da memória, recuperação muscular e fortalecimento do sistema imunológico

A promessa por resultados imediatos com mínimo esforço é atraente, especialmente em um mundo onde o tempo é um recurso cada vez mais valioso. A soroterapia se encaixa perfeitamente nesse contexto, oferecendo uma solução milagrosa para aqueles que buscam melhorar seu bem-estar sem a necessidade de mudanças significativas no estilo de vida ou na alimentação. Mas será que o “tratamento” com soroterapia tem respaldo científico e de fato é capaz de melhorar a sua saúde?

O que é a soroterapia?

A soroterapia consiste na administração intravenosa de medicamentos, vitaminas e minerais em casos onde a ingestão por via oral não é eficiente ou viável ou quando há algum problema com a absorção pelo trato gastrointestinal. Essa abordagem é particularmente benéfica para indivíduos que apresentam deficiências nutricionais, tais como anemia ferropriva e que não toleram a reposição com comprimidos ou insuficiência de vitamina B12 em pacientes submetidos à cirurgia bariátrica, pois o procedimento pode afetar significativamente a capacidade de absorção gastrointestinal de certas vitaminas.

  • Siga o canal da Forbes e de Forbes Money no WhatsApp e receba as principais notícias sobre negócios, carreira, tecnologia e estilo de vida

Memória, recuperação e imunidade

Muitas pessoas têm recorrido à soroterapia movidas pela promessa de benefícios como melhoria da memória, recuperação muscular acelerada e fortalecimento do sistema imunológico. Embora a ideia de obter benefícios instantâneos seja tentadora, recorrer a métodos invasivos como a soroterapia é desnecessário, sem comprovação científica e não é indicado. O que melhora essas condições é obtido através da alimentação, da prática regular de exercício físico, do sono reparador e do manejo do estresse.

Portanto, antes de considerar soluções milagrosas, é mais sensato, cientificamente embasado e benéfico focar na mudança do estilo de vida e na implementação de hábitos saudáveis que têm um impacto comprovado e duradouro na sua saúde. Estes elementos são capazes de proporcionar os resultados que você está em busca.

Leia também:

Descasque mais, desembrulhe menos

Costumo recomendar aos meus pacientes uma estratégia simples, sustentável e que funciona no curto e no longo prazo para a saúde: uma alimentação equilibrada e rica em nutrientes pode proporcionar melhorias significativas na memória, imunidade, recuperação muscular após exercícios, controle dos níveis de estresse, entre outros benefícios. Isso pode diminuir a necessidade de recorrer a terapias intravenosas, que são mais invasivas e potencialmente menos vantajosas.

Se você é uma pessoa saudável e não enfrenta problemas de saúde sérios, seja cauteloso com recomendações de soroterapia. Em situações onde suplementação é necessária, a preferência deve ser dada à administração oral. Salvo em casos específicos que devem ser avaliados por um médico capacitado.

Leia também:

*Eduardo Rauen é cofundador da Liti, empresa que dá apoio na jornada para uma vida mais saudável, ajudando as pessoas a perder peso e viver melhor. Com mais de 20 anos de experiência na área de saúde, é médico formado pela Universidade do Oeste Paulista (Unoeste), tendo se especializado como nutrólogo pela Associação Brasileira de Nutrologia (ABRAN), onde é hoje membro integrante, e em Medicina do Exercício e do Esporte pela Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte (SBMEE). Integra o corpo clínico do Hospital Israelita Albert Einstein e também atua como diretor técnico do Instituto Rauen – Medicina, Saúde e Bem-Estar.

Os artigos assinados são de responsabilidade exclusiva dos autores e não refletem, necessariamente, a opinião de Forbes Brasil e de seus editores.