Resumo:
- Nova edição do Global Wealth Report, do Credit Suisse, estima população mundial de milionários em 46,8 milhões, em 2019;
- Os Estados Unidos ocupam a primeira posição, com 40% do total de milionários no mundo;
- Crescimento da população milionária nos EUA foi de 675 mil pessoas em relação a 2018;
- Brasil ocupa o décimo lugar, com 259 mil milionários;
- Reino Unido, na quarta colocação, sofreu queda 27 mil milionários em relação a 2018.
Segundo a última edição do Global Wealth Report, do Credit Suisse, estima-se que em 2019 existam 46,8 milhões de pessoas com fortuna superior US$ 1 milhão em todo o mundo. Os Estados Unidos ainda têm a maior população milionária do mundo: o país é responsável por 40% do total, com 18,61 milhões de milionários. Para qualquer país, esse número depende de três fatores principais: tamanho da população adulta, riqueza média e diferença entre fortunas. Os EUA têm uma pontuação alta em todos os três quesitos, e sua população milionária continua a expandir. Somente de 2018 para 2019 o aumento no número de milionários foi de 675 mil.
VEJA TAMBÉM: 9 famosos que faliram antes de ficar milionários
Esse ritmo de crescimento é superior à soma dos novos milionários em outros nove países -Japão, China, Alemanha, Holanda, Brasil, Índia, Espanha, Canadá e Suíça. A China tem a segunda maior população milionária, com 4,45 milhões de indivíduos e 158 mil pessoas adicionadas desde o ano passado. O Japão ficou em terceiro lugar, com uma população milionária de 3,03 milhões, e 187 mil recém-chegados. Entretanto, o crescimento não foi unânime, alguns países experimentaram um declínio no número de indivíduos com fortuna superior a US$ 1 milhão.
Apesar de manter a quarta posição no ranking global, a população milionária do Reino Unido caiu em 27 mil, principalmente devido ao declínio no valor da libra causado pelo Brexit. A Austrália sofreu uma queda na fortuna das famílias, e isso também afetou o número de milionários: declínio de 124 mil desde o ano passado. Embora os EUA sejam o líder da lista, o Credit Suisse descobriu que a população rica da China ultrapassou o número total de americanos ricos pela primeira vez. Agora existem 100 milhões de chineses entre os 10% mais ricos do mundo, em comparação com 99 milhões de americanos.
Siga FORBES Brasil nas redes sociais:
Facebook
Twitter
Instagram
YouTube
LinkedIn
Tenha também a Forbes no Google Notícias.