Novo CEO da Nestlé revisa metas de vendas

16 de fevereiro de 2017

Ulf Mark Schneider disse que a estimativa mais baixa refletiu a incerteza econômica (Getty Images)

O novo presidente-executivo da Nestlé desistiu das metas de vendas de longa data da empresa de alimentos, após resultados decepcionantes hoje (16), adotando um tom mais cauteloso em um ambiente incerto.

A fabricante de produtos como as barras de chocolate Kitkat e do café Nescafé está mirando crescimento subjacente de 2 a 4% nas vendas este ano, abaixo das estimativas dos analistas e do “Modelo Nestlé” de alta de 5 a 6%.

Em sua primeira aparição pública desde que se tornou presidente-executivo, no início do ano, o recém-chegado na indústria de alimentos Ulf Mark Schneider disse que a estimativa mais baixa refletiu a incerteza econômica.

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“Este é um ambiente volátil e ainda um tanto deflacionário”, disse Schneider a repórteres na sede da empresa em Vevey. “Nós sentimos que isso era sábio e prudente.”

Em 2016, o lucro líquido da Nestlé e as vendas subiram menos do que o esperado, afetado por desaceleração nos mercados emergentes e deflação.

A Nestlé divulgou vendas de 89,5 bilhões de francos suíços (US$ 89,3 bilhões), alta de 3,2% em bases orgânicas. O número ficou abaixo da expansão de 4,2% vista em 2015 e marca a quarta vez que a Nestlé divulgou um dado abaixo do seu modelo de crescimento de 5 a 6%.

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Analistas, em média, estavam esperando um crescimento de 3,4% nas vendas, de acordo com pesquisa Reuters.

O lucro líquido caiu para 8,5 bilhões de francos suíços, bem abaixo da média das estimativas de 9,59 bilhões de francos, conforme a pesquisa, afetado por um ajuste extraordinário e sem efeito caixa de impostos diferidos e um ajuste do nível de estoque na Nestlé Skin Health.

(Reportagem de Silke Koltrowitz)