A oferta de US$ 600 milhões feita pelo Facebook para comprar os direitos de transmissão de um torneio de críquete extremamente popular na Índia mostra que a rede social está disposta a gastar muito dinheiro em eventos esportivos para manter os usuários envolvidos em sua plataforma.
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O Facebook deu na segunda-feira (4) o melhor lance pelos direitos de transmitir online a Indian Premier League (IPL) até 2022, mas perdeu para a Star India, da Twenty-First Century Fox, que ofereceu US$ 2,55 bilhões pelos direitos televisivos e de transmissão na internet.
O críquete é o esporte mais popular na Índia e a liga é vista por mais de um bilhão de pessoas em todo o mundo.
A oferta do Facebook também destaca o trabalho da empresa em acelerar seus esforços em relação a vídeo, enquanto tenta obter receita em anúncios que antes iam para a televisão e aumentar o tempo que as pessoas passam em sua plataforma. A rede social atualmente oferece transmissões de vídeos ao vivo feitas por vários produtores de conteúdo, assim como usuários.
“[A oferta do Facebook] ainda é significativa porque é uma quantia muito grande de dinheiro em um mercado que ainda é incipiente”, disse o analista do grupo de pesquisa Pivotal, Brian Wieser. “Isso deixa claro que eles pretendem ter uma importância real no conteúdo de vídeo premium tradicional.”
Com uma pilha de dinheiro de US$ 6,25 bilhões, o Facebook terá ainda mais oportunidades na disputa por eventos esportivos ao vivo, pois busca manter as pessoas grudadas em sua crescente rede.
O Facebook iniciou a transmissão de eventos esportivos ao vivo há cerca de um ano com uma partida de futebol entre o Manchester United e o Everton. Desde então, transmitiu jogos de basquete, beisebol e outros de futebol.
No entanto, a rede social perdeu para a Amazon.com em abril a disputa pelos direitos altamente cobiçados de transmissão de 10 jogos da liga de futebol norte-americano – a National Football League (NFL) – este ano.
A Amazon concordou em pagar a NFL cinco vezes o montante que o Twitter Inc. gastou para adquirir os direitos no ano passado, que teria sido de US$ 10 milhões, segundo disse uma fonte à Reuters na ocasião.
O Facebook também pode visar outros grandes eventos, como os Jogos Olímpicos e a Copa do Mundo de futebol, o evento esportivo mais assistido do mundo, disse o analista do Tigress Financial Partners, Ivan Feinseth.