Ant Financial levanta maior captação do mundo

8 de junho de 2018

Plataforma chinesa de pagamentos eletrônico recebeu aporte de US$ 14 bi

A Ant Financial Services, operadora da maior plataforma de pagamentos eletrônicos da China, anunciou hoje (8) que levantou cerca de US$ 14 bilhões, no que observadores do mercado chamaram de a maior rodada de aporte de capital já feita no mundo por uma empresa não listada.

LEIA MAIS: Ant Financial capta US$ 10 bi com investidores

O dinheiro vai impulsionar a Ant antes de uma esperada oferta inicial de ações (IPO) em Hong Kong e na China neste ano, embora a empresa não tenha definido ainda cronograma da operação ou em que bolsa vai colocar seus papéis em negociação.

A Ant Financial, que se separou da gigante chinesa de comércio eletrônico Alibaba, tem desempenhado um papel fundamental na transformação do cenário de tecnologia financeira na China. A empresa administra o aplicativo de pagamentos mais usado do país, no que vem sendo considerado como uma migração para uma sociedade sem papel-moeda.

Em comunicado, a Ant afirmou que a captação incluiu tranches em dólares e em iuan. A parcela foi de mais de US$ 10 bilhões, afirmaram fontes com conhecimento do assunto.

A Comissão de Investimento do Plano de Pensão do Canadá afirmou em comunicado que investiu cerca de US$ 600 milhões na Ant International, uma unidade da Ant Financial.

Participaram da parcela em dólares do investimento o fundo soberano de Singapura GIC e a investidora estatal Temasek, bem com a norte-americana Warburg Pincus.

LEIA MAIS: Apple descobre estudantes trabalhando longas horas na China

Outros investidores globais incluíram também as empresas norte-americanas de investimento Silver Lake e General Atlantic.

A Ant não liberou detalhes de seu valor de mercado após a rodada de investimento. A Reuters publicou anteriormente que a companhia provavelmente estaria avaliada em US$ 150 bilhões, uma das maiores companhias financeiras do mundo.

“É uma empresa de tecnologia financeira posicionada do mundo de forma única”, disse Ben Zhoun, um gestor do Warburg Pincus, que liderou o investimento da empresa na Ant.

A empresa afirma que tem como objetivo alcançar 2 bilhões de consumidores no mundo com sua rede de pagamentos nos próximos anos, apoiada por investimentos e parcerias estratégicas com companhias de pagamento do sudeste asiático, bem como com alianças na Coreia do Sul, Japão e Índia.