Ibovespa fecha acima de 99 mil pontos pela 1ª vez

15 de março de 2019
Getty Images

Na semana, o Ibovespa acumulou acréscimo de 3,96%

O Ibovespa fechou em alta hoje (15) e acima dos 99 mil pontos pela primeira vez na história, favorecido pelo viés benigno em praças acionárias no exterior e perspectivas positivas para a agenda econômica do governo.

LEIA MAIS: Ibovespa se aproxima de 100 mil pontos

Índice de referência do mercado acionário brasileiro, o Ibovespa subiu 0,54%, a 99.136,74 pontos, mais uma vez frustrando apostas mais otimistas de que chegaria a 100 mil pontos na sessão. Na máxima, o índice alcançou 99.393,33 pontos. O volume financeiro atingiu R$ 17,9 bilhões.

Na semana, o Ibovespa acumulou acréscimo de 3,96%.

Em Wall Street, os ganhos encontraram suporte com confiança em relação às negociações comerciais entre Estados Unidos e China. A agência de notícias “Xinhua” noticiou conversa telefônica entre representantes dos dois lados, citando progressos significativos.

O S&P 500 fechou em alta de 0,5% e teve a melhor semana do ano.

No Brasil, repercutiu positivamente o desfecho de leilão de três lotes de aeroportos nesta sexta-feira, no qual o governo federal levantou R$ 2,377 bilhões em valor de outorga mínima após certame acirrado.

Agentes de mercado consideraram o leilão um sucesso, que serve como termômetro do interesse de investidores no país. As atenções agora estão voltadas para o leilão da concessão da ferrovia Norte-Sul no final do mês.

VEJA TAMBÉM: Ibovespa renova máxima e encosta em 99 mil pontos

“O Brasil hoje teve um bom dia, cenário externo bom, reforma da Previdência caminhando conforme esperado, mas com riscos ainda a serem monitorados”, afirmou o gestor de portfólio Guilherme Foureaux, sócio na Paineiras Investimentos.

Ele ressaltou que as incertezas não vão sumir da noite para o dia e nem o mercado vai esperar 100% de aprovação da reforma da Previdência para seguir sua trajetória positiva, e destacou que há outros fatores indicando retomada da economia.

“Há uma fissura dos 100 mil pontos…mas eu vejo apenas como um número. O que muda?”, acrescentou.

A última sessão da semana também foi marcada por ajustes antes do vencimento de opções sobre ações na bolsa paulista na segunda-feira (18), que tem entre as séries mais líquidas papéis com relevante peso na composição do Ibovespa.

Siga FORBES Brasil nas redes sociais:

Forbes no Facebook: http://fb.com/forbesbrasil
Forbes no Twitter: http://twitter.com/forbesbr
Forbes no Instagram: http://instagram.com/forbesbr