Uma enxurrada de pequenas empresas aderiu à sua plataforma europeia, o AliExpress, nos últimos meses, mas algumas marcas maiores estão se segurando, segundo as fontes.
O AliExpress abordou marcas conhecidas, incluindo Mango, Benetton e o grupo de moda espanhol Tendam, dono da Cortefiel, para vender em seu site, obtendo sucesso limitado, de acordo com cinco fontes envolvidas nas abordagens que pediram anonimato.
Um executivo de uma grande empresa de moda, que rejeitou as abordagens do AliExpress na Europa, disse que sua marca precisava estar em um “ambiente de aspiração”. Outro descreveu a plataforma AliExpress como “um trabalho em andamento”.
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No entanto, o chefe do AliExpress, Wang Mingqiang, disse à Reuters em entrevista na sede do Alibaba, em Hangzhou, que marcas estrangeiras precisam de tempo para entender a plataforma.
Tanto a Benetton quanto a Tendam se recusaram a comentar se foram abordadas. Essas marcas não estão no AliExpress, mas vendem na Amazon. A Mango não está em nenhuma das duas.
Uma porta-voz do AliExpress não comentou se a empresa havia abordado essas marcas ou outras.
“Estamos constantemente explorando oportunidades de trabalhar com diferentes estabelecimentos e comprometidos em atuar como um parceiro confiável para consumidores e vendedores”, disse a empresa.
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A Espanha, país com fortes marcas locais, é o tipo de mercado que o Alibaba precisa conquistar para cumprir a meta do presidente-executivo Daniel Zhang de mais do que dobrar sua base de clientes para 2 bilhões de pessoas em 2036, apesar da economia chinesa estar desacelerando.
O AliExpress retirou as taxas mensais para os vendedores na Espanha, enquanto as comissões pelos produtos vendidos são fixadas entre 5% e 8%, segunda uma fonte próxima à empresa.
A gigante norte-americana se recusou a comentar sobre a mudança do AliExpress para abrir sua plataforma a vendedores locais. A empresa dos EUA é o maior mercado de compras online em seus cinco principais mercados europeus: Reino Unido, França, Alemanha, Itália e Espanha, segundo a consultoria Marketplace Pulse.
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