Veja 12 ações de empresas para ajudar os pequenos negócios a passar pela crise do coronavírus
Laís Campos
31 de março de 2020
Getty Images / John Lamb
A venda de vouchers online é uma das principais estratégias adotadas para ajudar os pequenos negócios
Além das graves questões de saúde pública, o cenário da pandemia do novo coronavírus tem representado uma ameaça para a estabilidade financeira dos pequenos negócios em todo o Brasil. Em São Paulo, entre os dias 16 e 17 de março foi realizada uma pesquisa pelo Sebrae-SP que entrevistou 1.509 donos de empresas de todo o Estado. O estudo revelou que seis entre dez empreendedores estão “muito preocupados” com o vírus, e para 83% dos entrevistados ele afetará sua empresa.
Em relação ao setor de atuação, os empresários mais preocupados estão no comércio: 86,5%, contra 81,9% na indústria e 81,5% no setor de serviços. Já no que diz respeito ao porte da empresa, 90,4% dos donos de companhias de pequeno porte (EPPs) acreditam que vão sofrer impacto. Entre os proprietários de microempresa (ME), esse índice é de 86,8%; já entre os microempreendedores individuais (MEIs), o indicador é de 79,1%.
Os empresários também responderam sobre quais as principais consequências negativas que eles esperam para o seu negócio: 71,6% temem queda nas vendas; 59,7% citam redução no fluxo de consumidores e 43,8% diminuição das atividades da empresa.
Em meio a este contexto de extrema apreensão, um conjunto de empresas que apresentam melhores condições de resistirem a crise criaram diversas iniciativas para ajudar os pequenos negócios inseridos nos setores mais ameaçados, entre os quais se evidenciam os estabelecimentos gastronômicos. Segundo a Abrasel (Associação Brasileira de Bares e Restaurantes), cerca de 10% desses negócios localizados na capital paulista devem encerrar suas atividades por conta da crise da Covid-19. “Será inevitável uma queda na demanda, principalmente nas atividades que envolvem atendimento ao público, como restaurantes, salões de beleza e comércio em geral”, afirma o diretor-superintendente do Sebrae-SP, Wilson Poit.
A Stella Artois é uma das organizações que desenvolveram ações de apoio a esses negócios. A companhia criou o movimento “Apoie um Restaurante”, o qual promove uma corrente de união entre espaços gastronômicos, comunidades e marcas de todo o Brasil por meio de uma plataforma colaborativa onde os consumidores podem comprar vouchers antecipadamente e desfrutar da aquisição de forma presencial no futuro. “Vários chefes renomados, como Renata Vanzetto, se juntaram a gente a fim de pensar em uma estratégia de ajudar os pequenos estabelecimentos. Este é um movimento que faz apelo para as pessoas se unirem em prol desse objetivo e, no final, o cliente também acaba ganhando um benefício”, diz Bruna Buás, diretora de marketing de Stella Artois.
Para Carlos Melles, presidente do Sebrae, a superação dos obstáculos da crise por parte dos pequenos negócios é possível se atrelada a busca por conhecimento e preparação. “A marca das micro e pequena empresas é a resiliência. Pânico é o medo associado à desinformação. Estamos confiantes de que, com a orientação e apoio adequados, os empreendedores de MPE superarão mais este desafio”, diz. Pensando nas particularidades específicas de cada grupo afetado, o Sebrae preparou um conjunto de informações para ajudar os empreendedores a enfrentarem a crise de forma mais profissional e qualificada, que podem ser acessadas no portal da instituição.
No que diz respeito ao papel de todas as companhias que criaram iniciativas de apoio neste cenário, o objetivo é minimizar os danos causados nos pequenos negócios pela pandemia do coronavírus de modo a gerar faturamento em meio ao isolamento social, bem como a equalização e balanceando de seus fluxos de caixa.
Não só grandes conglomerados podem ajudar. Há casos de startups e empresas de médio porte que estão atrás de ideias para jogar boias salva-vidas para negócios menores. Veja, na galeria de imagens a seguir, 12 ações deste tipo: