Veja 12 ações de empresas para ajudar os pequenos negócios a passar pela crise do coronavírus

Getty Images / John Lamb
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A venda de vouchers online é uma das principais estratégias adotadas para ajudar os pequenos negócios

Além das graves questões de saúde pública, o cenário da pandemia do novo coronavírus tem representado uma ameaça para a estabilidade financeira dos pequenos negócios em todo o Brasil. Em São Paulo, entre os dias 16 e 17 de março foi realizada uma pesquisa pelo Sebrae-SP que entrevistou 1.509 donos de empresas de todo o Estado. O estudo revelou que seis entre dez empreendedores estão “muito preocupados” com o vírus, e para 83% dos entrevistados ele afetará sua empresa.

Em relação ao setor de atuação, os empresários mais preocupados estão no comércio: 86,5%, contra 81,9% na indústria e 81,5% no setor de serviços. Já no que diz respeito ao porte da empresa, 90,4% dos donos de companhias de pequeno porte (EPPs) acreditam que vão sofrer impacto. Entre os proprietários de microempresa (ME), esse índice é de 86,8%; já entre os microempreendedores individuais (MEIs), o indicador é de 79,1%.

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Os empresários também responderam sobre quais as principais consequências negativas que eles esperam para o seu negócio: 71,6% temem queda nas vendas; 59,7% citam redução no fluxo de consumidores e 43,8% diminuição das atividades da empresa.

Em meio a este contexto de extrema apreensão, um conjunto de empresas que apresentam melhores condições de resistirem a crise criaram diversas iniciativas para ajudar os pequenos negócios inseridos nos setores mais ameaçados, entre os quais se evidenciam os estabelecimentos gastronômicos. Segundo a Abrasel (Associação Brasileira de Bares e Restaurantes), cerca de 10% desses negócios localizados na capital paulista devem encerrar suas atividades por conta da crise da Covid-19. “Será inevitável uma queda na demanda, principalmente nas atividades que envolvem atendimento ao público, como restaurantes, salões de beleza e comércio em geral”, afirma o diretor-superintendente do Sebrae-SP, Wilson Poit.

A Stella Artois é uma das organizações que desenvolveram ações de apoio a esses negócios. A companhia criou o movimento “Apoie um Restaurante”, o qual promove uma corrente de união entre espaços gastronômicos, comunidades e marcas de todo o Brasil por meio de uma plataforma colaborativa onde os consumidores podem comprar vouchers antecipadamente e desfrutar da aquisição de forma presencial no futuro. “Vários chefes renomados, como Renata Vanzetto, se juntaram a gente a fim de pensar em uma estratégia de ajudar os pequenos estabelecimentos. Este é um movimento que faz apelo para as pessoas se unirem em prol desse objetivo e, no final, o cliente também acaba ganhando um benefício”, diz Bruna Buás, diretora de marketing de Stella Artois.

Para Carlos Melles, presidente do Sebrae, a superação dos obstáculos da crise por parte dos pequenos negócios é possível se atrelada a busca por conhecimento e preparação. “A marca das micro e pequena empresas é a resiliência. Pânico é o medo associado à desinformação. Estamos confiantes de que, com a orientação e apoio adequados, os empreendedores de MPE superarão mais este desafio”, diz. Pensando nas particularidades específicas de cada grupo afetado, o Sebrae preparou um conjunto de informações para ajudar os empreendedores a enfrentarem a crise de forma mais profissional e qualificada, que podem ser acessadas no portal da instituição.

No que diz respeito ao papel de todas as companhias que criaram iniciativas de apoio neste cenário, o objetivo é minimizar os danos causados nos pequenos negócios pela pandemia do coronavírus de modo a gerar faturamento em meio ao isolamento social, bem como a equalização e balanceando de seus fluxos de caixa.

Não só grandes conglomerados podem ajudar. Há casos de startups e empresas de médio porte que estão atrás de ideias para jogar boias salva-vidas para negócios menores. Veja, na galeria de imagens a seguir, 12 ações deste tipo:

  • Stella Artois

    Em meio ao eminente encerramento das atividades de estabelecimentos gastronômicos, Stella Artois pensou no movimento “Apoie um Restaurante”, que se traduz em uma plataforma colaborativa, criada com o clube de gastronomia ChefsClub, para gerar fluxo de caixa a fim de que esses negócios, em especial os menores, se mantenham em funcionamento durante a fase de baixa demanda. Ao acessar o site, o consumidor escolhe um restaurante e na compra de um voucher de R$ 100 paga só R$ 50 para consumir presencialmente no futuro (o desconto de 50% é custeado pela Stella Artois e outros parceiros da ação e o valor arrecadado será 100% revertido aos estabelecimentos participantes). Entre os apoiadores do projeto está a fintech brasileira de meios de pagamento Stone, que realiza as transações sem cobrança de taxas aos restaurantes e transfere na hora para cada um deles a verba obtida pela venda dos vouchers. Atualmente, são mais de 1.500 estabelecimentos cadastrados e mais de 10 mil vales vendidos.

    Divulgação/ Stella Artois
  • Alexandra Forbes e Start Pay

    “Compre um vale-presente hoje para o seu lugar favorito não quebrar amanhã”, diz a tagline do movimento GGG (de “gentileza gera gentileza”), que está ajudando bares e restaurantes de São Paulo a permanecerem em funcionamento em meio a crise sem precedentes. A iniciativa, idealizada pela jornalista Alexandra Forbes, promove a venda em uma loja virtual criada pelo aplicativo Start Pay (plataforma completa de pagamentos online) de vales-presente de R$ 150 de mais de 90 bares e restaurantes que só poderão ser redimidos a partir de outubro. Para comprar, basta baixar o app, se registrar, e em seguida, ir à loja do GGG onde encontrará a lista de restaurantes e bares, que irá crescendo a cada dia. Entre os estabelecimentos, há desde alguns dos mais premiados da cidade a restaurantes casuais, bares, uma lanchonete, um bar de vinhos naturais e até o negócio social Bufê Flor de Mandacaru, sediado em uma comunidade carente de São Paulo.

    Getty Images / Nicolas Jeanne - Eye Em
  • Outback

    A rede de restaurantes com temática australiana Outback Steakhouse criou uma ação que propicia a doação de 7.600 unidades de seu exclusivo ovo de chocolate “Outback Duo Thunder” para pequenos mercados da cidade de São Paulo. Com a contribuição, os estabelecimentos podem vender o doce da marca e utilizar o valor arrecadado em benefício do próprio comércio. Na visão do Outback, os clientes que forem aos pequenos mercados para adquirir os ovos também poderão aproveitar a oportunidade para comprar outros itens necessários no dia a dia e assim esse fluxo poderá contribuir ainda mais para o aquecimento desses negócios. Segundo Pierre Berenstein, presidente da Bloomin’ Brands, grupo detentor do Outback no Brasil, é a primeira vez que o ovo é comercializado fora dos restaurantes da marca e o objetivo é beneficiar cerca de 200 estabelecimentos.

    Divulgação/Outback
  • Gabriel Gasparini e Suflex

    O influenciador que cobre tendências gastronômicas e a Suflex, empresa de tecnologia que oferece uma plataforma de gestão para restaurantes idealizaram o projeto “Menu do Amanhã”. Ao acessar o site “Gaspa Indica”, os clientes podem adquirir vouchers com validade de até um ano e utilizá-los depois que a situação se normalizar. Os bares High Line, Pracinha do Seu Justino, Seu Justino e Oh Freguês, do Grupo Ideia, se juntaram ao movimento e oferecem na plataforma vales antecipados de R$ 100 que dão direito a um crédito de R$ 150 ao cliente para desfrutar de qualquer drink ou prato dos cardápios posteriormente. Entre os participantes também estão o renomado Tre Bicchieri, de cozinha italiana, sob comando do chef Rodrigo Queiroz e Vulcano que traz uma gastronomia do sul da Itália. Os descontos variam de R$ 30 a R$ 50.

    Getty Images / d3sign
  • quem disse, berenice?

    A marca de cosméticos “quem disse, berenice?” lançou o projeto “Apoie um Maquiador”, que será realizado via Instagram, no perfil “@ApoieUmMaquiador”, que funcionará como um portfólio digital para conectar maquiadores a consumidores, os quais poderão conferir o trabalho de cada um e fazer agendamentos de acordo com as ofertas– de aulas a serem feitas após a quarentena até conteúdos digitais de maquiagem e automaquiagem. A empresa custeará o equivalente a esses serviços de beleza para mais de 600 dos profissionais apresentados (número possível de ser ampliado ao longo do programa), com fundos próprios e advindos de reduções e doações de cachês de influenciadores e parceiros. O valor custeado por maquiador é o mesmo do serviço de maquiagens das lojas da marca (neste momento 100% fechadas), “Menu de Makes”, de R$120. Para reforçar ainda mais o alcance do perfil da campanha, a “quem disse, berenice?” vai reverter parte do seu investimento de mídia para focar na divulgação deste portfólio digital e investiu em parceiros influenciadores.

    Getty Images
  • 3,2,1 Beauty

    Idealizada pela 3,2,1 Beauty, empresa que fornece serviços de beleza e bem-estar em escritórios corporativos, a campanha “Beleza de Mãos Dadas” pretende apoiar 2 mil profissionais manicures de todo o Brasil com uma renda mínima por meio de crowdfunding na plataforma Catarse. Além da contribuição do público, o projeto conta com o apoio das principais marcas de esmaltes do Brasil como Risqué (patrocinadora),O.P.I., Dailus, Vult, Impala, Colorama e também da Beauty Fair, maior feira de beleza do país. Para garantir repercussão e mobilização, essas empresas apoiarão o movimento por meio da divulgação e amplificação da causa em suas redes sociais. As manicures cadastradas ainda participarão de um sorteio de 100 ingressos para o Congresso de Manicures Beauty Fair, importante evento do setor. Já foram arrecadados até o momento R$ 33.200,00 e a meta é atingir R$1 milhão até 7 de maio. Para doar, clique aqui.

    Divulgação
  • L’Oréal Produtos Profissionais

    A L’Oréal Produtos Profissionais, o aplicativo de gestão e agendamento online para salões Trinks e a fintech Stone se uniram para criar a plataforma de apoio “Beleza Amiga”, centrada na campanha “#Juntospelosalão”. Por meio do site, é possível comprar vouchers de R$ 50 que serão abatidos do valor final de serviços prestados por salões de beleza cadastrados quando eles reabrirem e que poderão ser utilizados até 31 de dezembro. Além de contribuir com a saúde financeira desses negócios, os colaboradores receberão um cupom de desconto no valor de R$ 50 na compra de produtos das marcas L’Oréal Professionnel, Kérastase e Redken, pelo site “Segredos de Salão” “http://www.segredosdesalao.com.br), até o dia 30 de junho. A plataforma repassará integralmente os valores comprados aos salões, sem descontos de taxas e comissões, e a campanha tem a expectativa de cadastrar mais de 2500 estabelecimentos de diversas regiões do Brasil. Até o momento, já foram cadastrados 900.

    Getty Images
  • Avec

    A Avec, maior empresa de tecnologia B2B para o mercado de beleza, lançou o movimento “Apoie um Salão”, em parceria com grandes marcas do setor, como Wella e Ga.Ma Professional. O objetivo da campanha é apoiar profissionais e gestores que atuam no setor e estão entre os mais afetados visto que seus estabelecimentos foram fechados e não é permitido realizar atendimentos em domicílio. Para aderir ao projeto, o cliente comprará uma assinatura de serviços com bônus de até 50% todo mês, por meio da plataforma destinada à causa. Dessa forma, o valor da compra será revertido imediatamente para o espaço de beleza e o consumidor terá os créditos com o bônus extra para agendar o serviço após o período de crise. A Avec garante que toda a sua margem de lucro será revertida a fim de ajudar o setor e, caso o cliente esteja procurando um estabelecimento ou profissional não cadastrado no site, basta indicá-los para a empresa entrar em contato.

    Getty Images
  • EBANX

    Em busca de oferecer uma alternativa a comerciantes que estarão fechados ao público durante a quarentena, a fintech brasileira EBANX lançou o “EBANX Beep”, uma funcionalidade que comporta a venda de vouchers para produtos e serviços de modo a proporcionar uma forma rápida de lojistas venderem online. Pequenos comércios e profissionais autônomos como personal trainers, manicures, diaristas e confeiteiros, entre outros, podem comercializar os vales e definir a troca deles por suas ofertas, bem como as datas para a permuta. Além de montar a loja virtual, também é possível contar com o processamento de pagamentos do EBANX Pay, automaticamente disponibilizado dentro da plataforma, que aceita cartões de crédito de todas as bandeiras, possibilita o parcelamento, boleto bancário, e permite ainda que a liquidação seja feita quinzenalmente. Montar a loja no portal é um processo simples, que não exige a presença de um programador, e a adesão ao sistema é feita de forma online de modo que, em poucos minutos, pode-se começar a cadastrar os artigos, sejam eles produtos, serviços ou os próprios vouchers.

    Getty Images / Virojt Changyencham
  • Petlove e Vet Smart

    A empresa Petlove, maior petshop online do Brasil, e a Vet Smart, plataforma de auxílio na prescrição e educação continuada do médico veterinário, lançaram um projeto que permite aos profissionais da área e lojas pequenas do setor de todo o país venderem seus produtos por meio do portal da comerciante de artigos para animais. Os parceiros poderão, de forma automática e rápida, criar um site de venda integrado com a plataforma da marca e terão a oportunidade de divulgar o seu próprio portal (com nome e logo de cada estabelecimento) para seus clientes, de modo a realizar as negociações normalmente. No que diz respeito a logística de entrega dos produtos, será responsabilidade da Petlove. O projeto não possui prazo de funcionamento e continuará ativo após o fim do isolamento social como forma de impulsionar a venda de lojas menores.

    Getty Images / supersizer
  • Patties Burguer

    Neste período de turbulência econômica, a hamburgueria criou uma iniciativa para ajudar o negócio do Lira, dono do mercado de bairro chamado “Mercadinho”, que se localiza ao lado do restaurante do hub da Patties no Brooklin. A empresa comprou todos os chocolates do estabelecimento por R$1,98 a unidade e está revendendo cada uma por R$ 5 no aplicativo de delivery Rappi. Desse valor, é subtraído o custo e o que sobra de lucro (R$ 2,47) é doado ao Mercadinho. Ao entrar no app, existe a opção de compra separada caso os clientes não queiram comprar o hambúrguer, mas apenas ajudar Lira. A campanha será finalizada no dia 4 de abril e até o momento já foram vendidos 2.448 chocolates, que geraram um lucro de R$ 5.556,96.

    Reprodução/Instagram
  • Securisoft

    A distribuidora de software Securisoft, localizada em Alphaville, já havia definido um orçamento para os presentes e festa de Páscoa da equipe. Mas o destino da verba mudou. Empresa e colaboradores concordaram em ajudar o restaurante vizinho, onde a maioria dos funcionários costuma gastar seu vale-refeição no bufê por quilo. A Securisoft comprou então 100 quilos de comida pronta antecipadamente. Como contrapartida, o proprietário do estabelecimento transformou a quantidade para 130 quilos, que poderão ser aproveitados quando a prefeitura de Barueri permitir que os comércios reabram e as operações da organização voltarem ao normal.

    Getty Images / gilaxia

Stella Artois

Em meio ao eminente encerramento das atividades de estabelecimentos gastronômicos, Stella Artois pensou no movimento “Apoie um Restaurante”, que se traduz em uma plataforma colaborativa, criada com o clube de gastronomia ChefsClub, para gerar fluxo de caixa a fim de que esses negócios, em especial os menores, se mantenham em funcionamento durante a fase de baixa demanda. Ao acessar o site, o consumidor escolhe um restaurante e na compra de um voucher de R$ 100 paga só R$ 50 para consumir presencialmente no futuro (o desconto de 50% é custeado pela Stella Artois e outros parceiros da ação e o valor arrecadado será 100% revertido aos estabelecimentos participantes). Entre os apoiadores do projeto está a fintech brasileira de meios de pagamento Stone, que realiza as transações sem cobrança de taxas aos restaurantes e transfere na hora para cada um deles a verba obtida pela venda dos vouchers. Atualmente, são mais de 1.500 estabelecimentos cadastrados e mais de 10 mil vales vendidos.

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