O único centro de serviços próprio da Dassault Aviation na América Latina fica no Brasil, no aeroporto de Sorocaba (SP). Lá estão, no momento, 6 milhões de dólares em peças estocadas – e até as Olimpíadas chegarão mais 4 milhões. Na crise, a companhia resolveu investir no país: “Olhamos para o longo prazo, não para o curto prazo. O Brasil vai se recuperar”, aposta Rodrigo Pesoa, diretor geral de Vendas para a América Latina da empresa. O otimismo de Pesoa tem base: a Dassault está prestes a lançar a próxima geração de seu jato executivo de alto luxo, o Falcon 8X, e, das 25 unidades já vendidas, 4 virão para o país. Cada aeronave custa em torno de 60 milhões de dólares. “Cedo ou tarde, o Brasil voltará à normalidade econômica”, afirma Pesoa.
O novo carro-chefe da Dassault é um jato de ultra-longo alcance, atualmente em estágio final de testes de voo e programa de certificação. Todos os sistemas, incluindo os de controle de voo hidráulicos e elétrico digitais, obtiveram desempenho acima do esperado, mesmo durante as provas mais severas, como quando submetidos a temperaturas abaixo de 30ºC negativos.
VEJA TAMBÉM: Conheça o Gulfstream G650ER, um dos jatos mais luxuosos do mercado
O Falcon 8X tem autonomia de voo de 11.945 km, o que garante voar de São Paulo a qualquer ponto dos EUA sem escalas. Também possui a cabine mais longa de sua família: 13m de comprimento, com 1,88m de altura e 2,34m de largura.
O novo jato será equipado com três motores Pratt and Whitney Canada PW307D, similares ao do Falcon 7X. Isso, aliado ao novo tanque e aos avanços aerodinâmicos e de materiais, permite que ele voe com oito passageiros e três tripulantes. A aeronave também teve a asa redesenhada para minimizar o arrasto total, ao mesmo tempo que a deixou com 272 kg a menos.
LEIA MAIS: Empresa lança Uber de jatos particulares
A Dassault está no Brasil, com escritório próprio, desde 1996, quando abriu sua sede em São Paulo. Neste ano, ela completa 100 anos de existência. A companhia ainda hoje é gerida pela família fundadora, o que a torna a única do mundo nessa condição. A empresa vendeu sua primeira aeronave no Brasil em 1978 e, desde então, expandiu bastante suas operações por aqui.
A fabricante é a única do planeta que produz tanto jatos executivos quanto caças de alta performance (o Rafale, por exemplo). Dos clientes da companhia, 80% são grandes empresas ou famílias que possuem grandes negócios; 10% são governos e o restante são pessoas físicas e instituições.
RANKING: Melhores jatos revelados no Singapore Airshow 2016
Nos últimos 100 anos, a Dassault entregou mais de 8.300 aeronaves e produziu mais de 100 protótipos. O marco inicial da companhia fundada por Marcel Dassault está relacionado a um dos maiores episódios da história da França: a Batalha de Verdun, em 1916, na 1ª Guerra Mundial. A vitória estratégica francesa nesse episódio teve participação fundamental de sua força aérea, equipada com as hélices L’Eclair, criadas por Dassault. Foram as primeiras hélices produzidas em massa da história.
Falcon 8X
Falcon 8X
Falcon 8X
Falcon 8X
Falcon 8X