A Dangote Industries, conglomerado de empresas controlado pelo homem mais rico da África, Aliko Dangote, está construindo uma montadora de caminhões em Lagos, na Nigéria, que consumirá US$ 100 milhões. A expectativa é que a nova empresa crie cerca de 3.000 empregos.
Em uma coletiva de imprensa realizada no domingo (15/01), os líderes da área de comunicação corporativa do grupo disseram que a montadora foi idealizada pela Dangote em parceria com a companhia chinesa National Heavy Duty Truck Group Company Limited (SINOTRUK). A montadora, localizada em uma área do subúrbio da cidade, batizada de Ikeja, terá capacidade para produzir 10.000 caminhões por ano. O Dangote Group detém 60% da empresa enquanto a SINOTRUK ficou com os outros 40%.
LEIA MAIS: Fortuna de bilionários africanos cai na lista de FORBES dos mais ricos do continente
O Dangote Group tem gasto milhões de dólares para importar veículos para a distribuição de seus produtos, tanto localmente quanto para outros países africanos. Quando a montadora estiver funcionando a todo vapor, a economia com a importação deste tipo de veículos não será apenas do grupo, mas de todo o país, uma vez que o Dangote pretende expandir o projeto no futuro para suprir a demanda da Nigéria e começar a exportar para outros países da África.
A SINOTRUCK, localizada em Jinan, na província de Shandong, é uma estatal chinesa, atualmente uma das maiores exportadoras de caminhões do país. A fortuna de Aliko Dangote é estimada em US$ 12,1 bilhões.