O que aprender com a chegada da Amazon ao US$ 1 tri

10 de setembro de 2018
Getty Images

A Amazon.com se tornou uma empresa de US$ 1 trilhão

Em 1994, Jeff Bezos deixou seu emprego bem remunerado em Wall Street e foi para Seattle, onde montou um plano de negócios. O nome original do empreendimento era “Cadabra”, mas seu advogado achou que remetia a cadáver.

LEIA MAIS: Fortuna de Bezos bate US$ 160 bi após Amazon atingir US$ 1 tri

No início da última semana, a Amazon.com se tornou uma empresa de US$ 1 trilhão (embora, desde então, a avaliação tenha caído abaixo desse limite, já que as ações de tecnologia sofreram alguma pressão ao longo dos últimos diass).

“Do serviço Prime ao EC2 e Alexa, a Amazon é mais do que apenas uma empresa, ela está integrada em nossas vidas”, disse Howard Lerman, fundador e CEO da Yext. “É difícil imaginar a vida sem a Amazon.”

No entanto, olhando para trás, o sucesso estava longe de ser garantido. Ao longo da jornada de Bezos, ele tomou muitas decisões ruins, que custaram bilhões de dólares. Em 2001, a Amazon.com estava perto de um ponto de ruptura, já que o preço das ações despencou para um dígito. Contudo, isso foi apenas uma motivação para Bezos trabalhar ainda mais.

Então, quais são as lições que podemos tirar dessa trajetória? Existem, claro, muitas. Veja, na galeria de fotos abaixo, 5 aprendizados que podemos tirar da trajetória da Amazon segundo o ponto de vista de alguns empreendedores:

iStock
iStock
iStock
iStock
iStock