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O pai da fermentação japonesa, cujo nome científico é aspergillus oryzae, vem recebendo atenção mundial nos dias de hoje. O chef de cozinha René Redzepi, por exemplo, do famoso restaurante dinamarquês Noma, incluiu o koji em seu novo livro, “The Noma Guide to Fermentation”, como um dos ingredientes mais intrigantes.
“Estou convencido de que a carne maturada tem um sabor consideravelmente melhor do que a carne não maturada. É mais suave ao paladar e tem uma notável concentração de sabor que é mais do que atraente”, diz.
Como ele consegue um nível tão alto de sabor em sua delicatéssen fast casual para manter seus negócios? “Eu descobri o koji quando trabalhava para o chef Jonathon Sawyer no Trentina, em Cleveland, há um tempo (o chef Sawyer foi considerado o Melhor Chef da Região dos Grandes Lagos pela James Beard Foundation em 2015). Ele me pediu para supervisionar sua produção interna de missô. Continuei aprendendo sobre o koji e comecei a experimentar diferentes maneiras de usá-lo.”
No fim, Umansky descobriu novas maneiras de maximizar o potencial do koji fora do contexto da fermentação japonesa tradicional, como, por exemplo, em seus cortes de lombo de vitela maturados com o fungo. “Geralmente, a carne bovina leva 21 dias ou mais para maturar. No entanto, com koji maturado a 32 graus centígrados por 36 horas, você pode criar o mesmo perfil de sabor que com a maneira tradicional”, explica.
No workshop do Starchefs, os participantes pareciam fascinados com os efeitos do koji. O consagrado chef Alex Raij, dono de vários restaurantes espanhóis modernos em Nova York, entre os quais o Txikito, o El Quinto Pino e o La Vara, disse: “Fiquei fascinado com o potencial do koji e venho fazendo experimentos com ele na minha própria cozinha. As técnicas do Jeremy consolidaram minha confiança em usá-lo”.
Umansky obtém seus esporos de koji em uma das seis empresas que existem em todo o mercado japonês. Koichi Higuchi, que é da sétima geração da Higuchi Matsunosuke Shoten e estudou biociências na Universidade de Minnesota, espera encontrar novas oportunidades no mercado mundial. “O koji é usado principalmente das maneiras tradicionais no Japão. É muito inspirador encontrar alguém tão criativo quanto o Sr. Umansky.”