Por que compramos mais do que o necessário

5 de dezembro de 2018

A quantidade de coisas que possuímos nos dias de hoje é impressionante. Considere as seguintes estatísticas: o tamanho médio das casas norte-americanas cresceu de 92 metros quadrados para 230 metros quadrados; o armazenamento dos nossos dados pessoais gera mais de US$ 24 bilhões em receita a cada ano; relatórios indicam que compramos duas vezes mais bens materiais hoje do que há 50 anos. E, tudo isso, com uma dívida média de quase US$ 15.950 no cartão de crédito.

VEJA TAMBÉM: 29 maneiras realistas de economizar dinheiro

Meu novo livro, “The Minimalist Home” (“A Casa Minimalista”, em tradução livre), vendeu milhares de cópias antes mesmo de seu lançamento, no final de novembro. Quando minha editora me procurou com a ideia do livro – um guia cômodo a cômodo para ter uma casa organizada e realinhar a vida -, agarrei-me à chance. Eu sabia que seria um best-seller. As pessoas possuem mais coisas do que precisam e estão buscando uma nova maneira de viver.

Esses números devem nos levar a começar a fazer algumas perguntas difíceis. “Por que compramos mais coisas do que precisamos”, por exemplo, seria um bom começo.

Pensar sobre isso acaba se tornando uma questão fascinante. Que raciocínio obriga alguém a gastar dinheiro em coisas das quais realmente não precisa?

Algumas pessoas podem culpar as propagandas, os anunciantes, as grandes corporações ou o capitalismo. Mas, na minha opinião, isso é apenas metade da resposta. Nenhum profissional de marketing tem o poder de preencher um formulário de compra ou clicar o botão de “adicionar ao carrinho”. A decisão final é nossa.

E AINDA: Sig Bergamin: “Hoje todo mundo se acha demais”
Então, por que fazemos isso?

Se pudéssemos responder com êxito a essa pergunta, poderíamos mais facilmente libertar nossas vidas e recursos para coisas muito mais importantes do que bens materiais. Questionar pode ser difícil, pois nos força a admitir fraquezas e inseguranças. Mas a auto-descoberta sempre vale o esforço.

Com esse propósito, veja na galeria de imagens a seguir algumas das razões pelas quais compramos mais coisas do que precisamos: