Truques de manipuladores para controlar você

16 de março de 2017

iStock

Um dos livros mais vendidos na Escandinávia há alguns anos foi “Snakes in Suits: When Psychopaths Go to Work” (“Cobras em Ternos: Quando Psicopatas Vão ao Trabalho”, em tradução livre, sem versão em português), de Paul Babiak e Robert D. Hare.

A obra fez sucesso repentinamente e atraiu muita atenção da mídia. É bem provável que boa parte do fascínio se deva à forte identificação das pessoas com o título – ou, pelo menos, à curiosidade sobre a chance de que seus chefes ou colegas de trabalho pudessem realmente ser psicopatas.

Manipuladores tendem a se classificar como “engraçados” e usam isso como desculpa para fazer comentários ofensivos

Estudos afirmam que um entre 5 e 10 gestores pode ser um psicopata. Isso significa pelo menos 10% de todos os chefes, caso a análise esteja correta. Ainda mais assustadoras são as estimativas menos conservadoras, que apontam um índice de 20% de psicopatia entre os profissionais que ocupam cargos de gestão.

LEIA MAIS: 5 sinais de que seu chefe é uma boa pessoa – mas um péssimo líder

No mundo dos negócios, é possível encontrar um número significativo de pessoas que poderiam ser classificadas como psicopatas ou, pelo menos, que exibem traços de doença mental. Às vezes, nós os chamamos de negociadores agressivos, capazes de blefar e ameaçar com maestria. Porém, um negociador psicopata nem sempre é combativo. Ele pode, em alguns casos, ser uma pessoa doce e gentil.

Veja na galeria de fotos os 7 truques mais comuns que pessoas manipuladoras usam para controlá-lo:

iStock
iStock
iStock
iStock
iStock
iStock
iStock