6 passos para desenvolver pensamento crítico

17 de julho de 2018

Os grandes pensadores críticos são pessoas equilibradas, que praticam a moderação para se precaver contra os perigos do pensamento excessivo ou descuidado. São favoráveis a se adequar e a pensar conscientemente sobre as situações que encontram.

VEJA TAMBÉM: Por que perder a paciência não é sinal de inteligência

Verdadeiros pensadores críticos são disciplinados quanto à função de resolver situações. Eles honram o rigor do trabalho, as rotinas e os hábitos que levam ao resultado esperado, além de exercitar a inteligência emocional por meio da autoconsciência e do autocontrole.

Pensadores críticos bem-sucedidos focam nos objetivos, e não nos obstáculos. Eles não dão as respostas, mas sim a oportunidade de resolver o problema.

A elegante artimanha do pensamento crítico tem muito a ver com características do brilhantismo estratégico. Enquanto produzem resultados tangíveis e alcançáveis, ambos permanecem em si, invisível aos olhos. O renomado general chinês e estrategista militar Sun Tzu, conhecido pelo clássico “Arte da Guerra”, entendeu a sutileza ao declarar: “Todos podem ver minhas táticas de conquista, mas o que ninguém pode compreender é a estratégia que cada vitória envolve”. O mesmo é válido para a arte do pensamento crítico.

Para entender melhor a marca de um pensador crítico, pense no filme “Star Wars” e nos seus personagens Jedi. Muito do misterioso poder é camuflado e encoberto. A maneira como os sábios semelhantes aos Jedi produzem seus resultados reflete em seu estado de mente imparcial e sua intenção de pensamento.

Mesmo misteriosos, os gurus do pensamento crítico podem ser encontrados. Cabe a nós olhar mais de perto e perceber que por trás de um resultado existe um processo disciplinado em jogo. Podemos descobrir isso de duas formas. Primeiro, procure por padrões que se repitam nas soluções inteligentes. Em segundo lugar, pense em um pensador crítico que você respeita. Peça que ele mostre sua linha de raciocínio. Quando você olha com mais sensibilidade para os mentores, eles tendem a aparecer “magicamente” diante de seus olhos.

E AINDA: 6 dicas para comandar uma reunião sem dizer uma palavra

Aqui está o segredo para melhorar sua percepção: verdadeiros artistas sempre se escondem em seu ofício. Os outros valorizam mais a arte da autopromoção do que a integridade do trabalho.

A autopromoção é muitas vezes difícil de ser detectada por olhos destreinados. Tomemos, por exemplo, o caso de uma poderosa equipe de consultoria executiva, que age mais como um grupo de colaboradores e superestrelas. Como tal, eles se esforçam para fornecer e mostrar suas próprias soluções, em vez de oferecer oportunidades para cultivar essas mesmas habilidades em seus subordinados diretos. Esta é uma das principais razões pelas quais os planos de sucessão falham, e as organizações perdem os talentos em ascensão para os concorrentes.

Os mestres do pensamento crítico entendem que a excelência na inteligência crítica é resultado de hábitos bem ajustados, projetados para o sucesso recorrente na direção dos objetivos.

É muito importante praticar e aperfeiçoar o ofício invisível do raciocínio crítico, que unifica sabedoria, método e ação. Veja na galeria de fotos abaixo, 6 dicas para dominar e pensar de forma crítica: