Contratações custam caro. Quando somados, os custos com recrutamento, entrevista, treinamento e desenvolvimento contínuo podem ser incrivelmente altos. No entanto, o preço de manter uma má contratação pode ultrapassar, com facilidade, o custo para substituí-la. Uma escolha errada para um cargo impacta muito mais do que o resultado financeiro da empresa.
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Os profissionais contratados erroneamente não aparecem para trabalhar da forma como se portaram no momento da entrevista. O trabalho pode não ser aquilo que eles esperavam, pode não haver uma boa adaptação cultural ou uma centena de outras razões. A pergunta que você deve fazer é se vale a pena manter esses funcionários e investir neles na esperança de que melhorem ou ses será melhor reduzir suas perdas e encontrar um novo candidato. Antes de tomar uma decisão final, no entanto, há algumas coisas a serem consideradas.
Tente consertar a situação
Examine detalhadamente os motivos pelos quais o contratado não está desempenhando como esperado. Pesquise para descobrir a origem do problema. Ele está lutando para dar conta da carga de trabalho? Não entendeu completamente as responsabilidades do cargo? Falta adaptação à cultura? Existe tensão entre o novo contratado e seus colegas? Um choque de personalidade entre ele e o gerente? Não há uma resposta certa ou errada, mas, muitas vezes, a raiz do problema está em um desses cenários.
Depois de identificar o motivo, você precisa tomar medidas para tentar repará-lo. Comece por fornecer um feedback construtivo ao funcionário que destaque os problemas encontrados. Explore outros fatores que podem ter causado a dificuldade, já que ela nunca é 100% falha do novo contratado. Em casos de conflito de personalidade, concentrar-se apenas no profissional fará o cenário se agravar.
Prepare-se para uma conversa desconfortável
É preciso encarar o problema de frente, o que significa ter uma conversa direta e desconfortável com o novo contratado. Seja direto ao expressar suas preocupações. O lado positivo é que, provavelmente, o funcionário sabe que há um problema. Ao contrário de outras conversas sobre desempenho, que podem ser uma surpresa, quando o funcionário é novo ele saberá, imediatamente, por que você quer conversar.
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O importante é ter uma conversa. Envolva o funcionário na discussão e obtenha feedback e opiniões. Você precisa explicar claramente o motivo da reunião e os problemas específicos que surgiram, mas também receber respostas sobre o que foi levantado. É provável que ele já tenha até reconhecido essas questões e aprecie a oportunidade de encontrar uma solução.
A conversa irá ajudá-lo a avaliar se o funcionário está disposto a mudar ou se adaptar. Se ele estiver aberto aos seus comentários e participa ativamente da conversa, isso é um sinal de que vale a pena investir nele, pelo menos a curto prazo. Caso esteja fechado e resistente, isso indica que não está suscetível à mudança. Nesse caso, você deve começar a considerar seriamente se vale a pena mantê-lo.
Compare o custo de manter o funcionário versus deixá-lo ir
Uma nova contratação é um investimento alto, mas manter um funcionário errado pode ser ainda mais caro. O impacto negativo que esse contratado pode ter na empresa é muito maior do que o financeiro. Ele pode afetar a moral, a produtividade e o desempenho dos colegas e, em casos extremos, fazer com que os outros membros da equipe comecem a procurar outras oportunidades de emprego. Todas essas possíveis consequências mostram a importância de avaliar o custo real de manter o profissional.
Ao ponderar suas opções, considere os custos imediatos e os de longo prazo. Concentre-se em todos os fatores, não apenas financeiros. Considere a quantidade de tempo que você precisaria dispor para resolver os problemas em questão. Dedicar esse tempo e dinheiro para treinar uma nova pessoa na esperança de que ele melhore vale a pena ou existe uma forma melhor de usar esses recursos?
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Não há uma decisão fácil, nesses casos, infelizmente. Tenha em mente que pode ser mais caro manter uma contratação ruim do que desfazê-la, não importa quanto dinheiro você tenha investido para ter o funcionário em sua equipe. A longo prazo, a contratação de outro bom candidato vai mais do que equilibrar o valor perdido anteriormente. Esta não é uma ação simples, mas, às vezes, é o melhor a ser feito.