Bem-vindo a 2020! A maior parte das pessoas já está voltando do recesso e, tenha sido ele renovador ou cansativo, é hora de encarar, mais uma vez, os desafios e as oportunidades de ser um profissional e relembrar sua rotina.
O ritmo agitado do trabalho acaba criando um tipo de pensamento recorrente, que passa pela última conversa importante no ambiente profissional e vai até os compromissos do dia seguinte. E essa mente constantemente ocupada não descansa quando você deixa o escritório. Você pode até querer prestar atenção no jantar com um amigo ou com a família, mas sua mente ainda está repetindo a reunião difícil que teve às 10 horas da manhã. Você se sente exausto, mas, ainda assim, deita na cama com o pensamento focado de forma incessante na próxima reunião.
LEIA TAMBÉM: 3 maneiras surpreendentes de aumentar sua produtividade em menos de 3 minutos
Aprender a enfrentar esse congestionamento mental com clareza e disciplina, em vez de deixar que ele assuma o seu dia a dia, faz parte do treinamento da liderança consciente. Também é uma parte importante para o desenvolvimento de boas práticas de autocuidado, como aprender a reabastecer sua mente e corpo por meio do sono adequado.
O que você sabe sobre seu próprio comportamento quando está privado de sono? Quando pergunto isso aos participantes dos workshops e retiros do Institute for Mindful Leadership, as pessoas relatam que são mais irritáveis, impacientes, menos criativas, mais propensas a comer demais e menos produtivas. Vamos encarar a realidade: simplesmente não dá para se sentir bem quando se está cansado. E a ciência mostra consistentemente que a falta de sono faz mal ao corpo e à mente. Portanto, aprender a dormir bem é fundamental.
Veja, na galeria de fotos a seguir, 3 práticas de mindfulness para começar o ano cuidando melhor de você e do seu sono:
-
gettyimages-ThanasisZovoilis 1. Remova todos os smartphones, tablets e computadores do seu quarto
Eles não devem fazer parte desse momento. Ler um e-mail, consultar as mídias sociais ou simplesmente saber que as distrações estão a apenas alguns centímetros da sua cabeça antes de dormir pode alimentar a mente.
-
gettyimages-JGIJamirGrill 2. Quando se deitar na cama, preste atenção na sua respiração.
Sinta o movimento inflando os músculos do peito ou da barriga. Sinta a liberação do ar. Este não é um convite para pensar ou controlar sua respiração. Apenas perceba as sensações.
-
gettyimages-LuisAlvares 3. Quando sua mente começar a ficar ocupada, volte sua atenção para as sensações.
Deixe o pensamento inquietante para trás e redirecione seu foco para os movimentos e sensações suaves da sua respiração. É importante que você seja paciente consigo mesmo. Redirecionar sua atenção é simplesmente parte da prática e não importa quantas vezes você precise fazer isso. Apenas seja intencional em deixar o pensamento ir (por enquanto). É como se estivesse dizendo “agora não” para seus pensamentos e preocupações. Agora é hora de dormir.
1. Remova todos os smartphones, tablets e computadores do seu quarto
Eles não devem fazer parte desse momento. Ler um e-mail, consultar as mídias sociais ou simplesmente saber que as distrações estão a apenas alguns centímetros da sua cabeça antes de dormir pode alimentar a mente.
Facebook
Twitter
Instagram
YouTube
LinkedIn
Baixe o app da Forbes Brasil na Play Store e na App Store.
Tenha também a Forbes no Google Notícias.