Benioff é um pioneiro da computação de armazenamento, um filantropo apaixonado e um visionário. Ele também é um comunicador disciplinado, uma habilidade que começou a aprimorar no início de sua carreira.
LEIA MAIS: 3 perguntas para fazer a si mesmo se estiver entediado com sua carreira
Benioff ouviu dizer que a Oracle, empresa multinacional de tecnologia e informática, tinha os melhores vendedores de tecnologia. Ele se inscreveu e foi contratado. “Eles começaram a trabalhar comigo e me ajudaram a entender como ser um melhor comunicador”, disse ele.
Depois de 13 anos na Oracle, Benioff tinha uma boa visão para onde a internet se expandiria e começou sua própria empresa, pioneira na categoria de ‘software como um serviço”.
Benioff entendeu que, para se destacar e ser notado, ele teria de contar uma história que chamasse a atenção da mídia.
Quando entrevistei Benioff para seu primeiro livro, “Behind the Cloud” (ou “Por Trás da Nuvem”, em tradução livre e ainda sem lançamento em português), fiquei impressionado com o quanto de cuidado ele pôs em pensar e em contar a história do Salesforce.
LEIA MAIS: Qual é a probabilidade de você cometer um erro que vai acabar com sua carreira?
“A comunicação é provavelmente a parte mais essencial do meu trabalho”, disse Benioff. “Eu passo muito tempo criando metáforas para explicar o que fazemos.”
Benioff disse que criar metáforas é um exercício difícil, mas valioso porque jornalistas, clientes, funcionários e investidores nem sempre conseguem fazer um por conta própria. Benioff gastou horas e horas criando as metáforas certas porque era crucial para espalhar sua palavra sobre seu software como um serviço.
Hoje, Benioff martela a mensagem de que as empresas podem lucrar fazendo o bem.
No programa estadunidense da CNBC, “Mad Money with Jim Cramer”, após o anúncio dos lucros de terça-feira, Benioff chamou o trimestre recorde de “uma vitória para o capitalismo de acionistas”, um tema recorrente no Fórum Econômico Mundial deste ano em Davos. “Isso mostra que você pode se dar bem e pode fazer o bem ao mesmo tempo”, disse Benioff.
“Este é um momento em que temos que pensar não apenas em atender a todos os nossos clientes, mas em como cuidar de nossas comunidades. Estamos passando por um período de muita dor. Enquanto estamos crescendo a empresa e enquanto estamos fazendo bem para nossos clientes, também estamos cuidando de nossos acionistas. Essa é a essência de quem somos na Salesforce.com.”
A liderança no mundo de hoje requer que CEOs, empresários e profissionais de negócios se comuniquem de forma eficaz com uma ampla variedade de envolvidos: investidores, funcionários, funcionários em potencial, clientes, reguladores, parceiros e pessoas nas mídias sociais.
E os líderes como Benioff, que priorizam a comunicação, vão se destacar na competição.
Facebook
Twitter
Instagram
YouTube
LinkedIn
Baixe o app da Forbes Brasil na Play Store e na App Store.
Tenha também a Forbes no Google Notícias.