Assine
  • |BrandVoice
  • |Carreira
    • C-Suite
    • Leading the future
  • |Colunas
  • |Eventos
  • |Forbes Agro
    • Agroround
  • |Forbes Cast
  • |Forbes Collab
  • |Forbes Life
  • |Forbes Money
    • Forbes MKT
    • Bilionários
  • |Forbes Motors
  • |Forbes Mulher
    • Minha Jornada
    • Mulheres de sucesso
  • |Forbes Saúde
  • |Forb(ESG)
    • Schneider Electric Voice
  • |Forbes Store
  • |Forbes Tech
  • |Forbes WSB
  • |Geral
  • |Infomercial
  • |Listas
    • Agro100
      • Agro100 2023
      • Agro100 2022
    • Bilionários Brasileiros
      • 2023
      • 2022
      • 2021
    • Bilionários do mundo
      • BILIONÁRIOS DO MUNDO 2024
      • Bilionários do mundo 2023
      • Bilionários do mundo 2022
    • Forbes 50+
      • Forbes 50+ 2024
      • FORBES 50+ 2023
      • Forbes 50+ 2022
      • Forbes 50+ 2021
    • Heart Billions
    • Melhores CIOs do Brasil 2024
    • Mulheres de sucesso
    • Under 30
      • Under 30 2024
      • Under 30 2023
      • Under 30 2022
      • Under 30 2021
      • Under 30 2020
      • Under 30 2019
      • Under 30 2018
      • Under 30 2017
      • Under 30 2016
      • Under 30 2015
      • Under 30 2014
  • |Últimas notícias
  • |Under 30
    • Under 30 2024
    • Under 30 2023
    • Under 30 2022
    • Under 30 2021
    • Under 30 2020
    • Under 30 2019
    • Under 30 2018
    • Under 30 2017
    • Under 30 2016
    • Under 30 2015
    • Under 30 2014
  • |Anuncie na Forbes Brasil
  • |ASSINE
  • |Fale conosco
  • |Newsletter
  • |Sobre a Forbes
  • |Termos e condições
  • |Revista digital
    Seja um assinante

Início / Carreira / Campanha #meufilhonocurrículo valoriza habilidades desenvolvidas na maternidade

Campanha #meufilhonocurrículo valoriza habilidades desenvolvidas na maternidade

Com a hashtag, ideia é difundir que criar filhos é um jeito de desenvolver soft skills desejadas pelas empresas, como inteligência emocional

Rosa Symanski
18/10/2021 Atualizado há 4 anos

Acessibilidade

Divulgação
Divulgação

Camila Antunes e Michelle Terni são criadoras da ação parar mostrar que criar filhos pode ajudar o desenvolvimento profissional

A advogada Camila Antunes trabalhava em uma empresa onde era reconhecida profissionalmente, mas decidiu pedir demissão aos 5 meses de gravidez. “Na época, me sentia sozinha e preocupada em cumprir o ‘check list’ da mãe perfeita”, diz. A solução foi deixar o emprego para desempenhar melhor o novo papel. “Sentia como se não pudesse ter as duas coisas”. 

A decisão teve tanto impacto na vida de Camila que, depois de refletir e viver a maternidade de fato, resolveu unir-se à amiga Michelle Terni, especialista em equidade de gênero com carreira na área de comunicação e marketing e, em 2018,  criar a consultoria Filhos no Currículo. A intenção era provar que ser mãe não é incompatível com uma carreira. O diferencial é que a ação parte do ponto de vista dos empregadores e não só das mulheres. Neste mês, as duas lançam a campanha #meufilhonocurrículo, que ganhou as redes sociais com centenas de depoimentos de pais, mães e gestores no LinkedIn e Instagram, e teve mais de 30 mil interações nas redes na primeira semana. “A gente pretende focar nas habilidades adquiridas durante a maternidade e a paternidade, mostrar como essas competências são complementares à uma carreira”, diz Michelle, CEO e co-fundadora da consultoria.

Tais competências podem ser citadas, segundo as consultoras, durante uma entrevista de emprego. Em vez de tentar esconder que têm filhos, como infelizmente muitas mulheres ainda precisam fazer no momento da primeira conversa, a ideia é citar os aprendizados da maternidade como uma espécie de MBA em soft skills. Melhora na comunicação, gestão de tempo mais apurada, capacidade de negociação, empatia e escuta podem ser algumas das habilidades sócio-emocionais desenvolvidas durante o processo de educar uma criança.

Gerdau: investimento em parentalidade

Uma das empresas que contratou o trabalho de Camila e Michelle, a Gerdau decidiu que deveria ampliar a visão sobre parentalidade e  implantou na empresa, em 2020, o programa Liga das Famílias. O objetivo é apoiar pais e mães, além de capacitar os líderes para melhor gestão das licenças-maternidade e paternidade.  “Não queríamos foco só nas mulheres para não criar estereótipos de mulheres e suas licenças”, explica Kareline Bueno, líder do grupo de afinidade de gênero na Gerdau. A empresa implementou, assim, um programa  destinado ao líder que vai ter um pai ou mãe na equipe, além de criar um acompanhamento do retorno dessas licenças parentais. “É parte do programa a conscientização do líder para que este entenda o momento pelo qual a gestante está passando, com informações e sensibilização sobre as habilidades desenvolvidas na maternidade, e como deve ser feito o acolhimento quando essa mulher retornar”.

Maior empatia entre colegas, respeito à diversidade, melhor gestão do tempo e maior produtividade foram algumas das vantagens medidas depois da implantação do novo programa. “A mulher ficou seis meses fora, muita coisa mudou . Ter a disposição de comunicar  o que aconteceu e construir um novo caminho para ela, se necessário, agora é possível devido ao maior nível de conscientização”, diz a gestora da Gerdau. 

SAIBA MAIS: Mulheres e realização profissional: um caminho para evitar o burnout

As mudanças sugeridas pela Filhos no Currículo se baseiam em uma pesquisa conduzida pela própria consultoria em parceria com o Movimento Mulher 360, instituto voltado ao empoderamento econômico feminino. Feito no início da pandemia, o levantamento mostrou que 98% dos pais e mães que trabalham percebem o desenvolvimento de novas competências com a educação dos filhos. Foram entrevistados 825 pais e mães com filhos de 5 anos, em média. Destes, 79% trabalhavam no regime CLT ou eram contratados como prestadores de serviço. Pouco mais da metade (53%) ocupavam posições de liderança e 71% moram em São Paulo (SP). 

A ação #meufilhonocurrículo é só o início de um plano maior que propõe a implantação de uma nova cultura no mundo corporativo. As gestoras levam até as empresas jornadas de conteúdos, ferramentas práticas para profissionais e líderes assimilarem pontos importantes na relação entre pais e mães, como, por exemplo, o momento da notícia da espera do bebê, a gravidez, a preparação para licença-maternidade. “Elaboramos um projeto de preparação da liderança criando um ambiente de respeito e inspiração para a gestante ”, diz Michelle.

 

 Se você quer aderir à campanha e contar o que aprendeu com seu filho:

  • Acesse #meufilhonocurriculo e baixe o “pack da campanha” presente na página. 
  • Escolha o selo da campanha que te representa: #meufilhonocurriculo #minhafilha.. #meu enteado… #euapoio… 
  • Reposte a imagem oficial da campanha no seu perfil do LinkedIn ou Instagram. 
  • Marque a hashtag da campanha #meufilhonocurriculo 
  • Convide sua rede a aderir à campanha e propagar a mensagem  

 


Siga o canal da Forbes no WhatsApp e receba as principais notícias de empreendedorismo, carreira, tecnologia, agro e lifestyle.

Tópicos

  • curriculo
  • desenvolvimento profissional
  • Gerdau
  • maternidade
  • Paternidade
  • redes sociais
  • usuários de redes sociais

As mais lidas agora

  • Conclave para a escolha do novo papa
    Forbes Agro

    Cardápio do Conclave: do Que se Alimentam os Cardeais Que Escolherão o Novo Papa

  • Leão XIV ao ser nomeado pelo papa Francisco: sem prestígio nas casas de apostas
    Forbes Money

    Surpresa e Lucros no Conclave: Apostadores Ganham Muito com Novo Papa

  • Forbes Agro

    Nasce um dos Três Gigantes Vitivinícolas Globais com Vendas de quase US$ 1 Bilhão

  • Forbes Money

    Indústria do Brasil Supera Expectativa em Março; Produção Cresce no Ritmo Mais Forte em 9 Meses

Últimas Notícias

  • acordo

    Ibovespa Renova Recorde Histórico e Fecha Perto dos 139 Mil Pontos

  • Pepe Mujica

    Morre José Alberto Mujica (1935-2025), Ex-presidente do Uruguai

  • Presidente dos EUA, Donald Trump, e príncioe herdeiro da Arábia Saudita, Mohammed Bin Salman

    Trump Garante Promessa de Investimento Saudita de US$ 600 Bi em Viagem Pelo Golfo

  • Magda Chambriard

    Petrobras Reforça Que Queda de Petróleo Pede Austeridade e Controle de Custos

  • Global Eggs Compra Granja Legaria na Espanha

  • Custo de expansão da infraestrutura de IA tem pressionado a lucratividade da Microsoft

    Microsoft Demite 3% de Sua Força de Trabalho

Conteúdo publicitário

Membros Forbes Brasil
Faça seu login e leia a edição digital diretamente em seu dispositivo. Apenas para assinantes.
Seja um assinante→

Capa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes

Seja um assinante →
logo Forbes
   — @forbesbr
  — @forbesbr
  — @forbesbr
  — yt/forbesbr
  — forbes brasil
Forbes Br.
+ Sobre nós
+ Forbes Store
+ Revista digital
+ Anuncie
+ Contato
Links úteis
+ Política de Privacidade
+ Newsletter
logo Terra
Cotações por TradingView

© Forbes 2025. Todos os direitos reservados.