O Ibovespa iniciou o pregão desta terça-feira (16) em queda , com os investidores atentos aos desenvolvimentos da política interna, especialmente o afrouxamento da meta fiscal, e aos dados econômicos internacionais. Além disso, o mercado aguarda o discurso de Jerome Powell, presidente do Federal Reserve (Fed). Por volta das 10h15, o índice caía a 0,82%, aos 124.298. O dólar estava em alta de 1,25%, negociado a R$ 5,25.
Siga o canal da Forbes e de Forbes Money no WhatsApp e receba as principais notícias sobre negócios, carreira, tecnologia e estilo de vida
Na segunda-feira, o governo brasileiro propôs uma meta de superávit primário zero para o próximo ano, reduzindo o esforço fiscal anteriormente anunciado, que previa superávit de 0,5% do Produto Interno Bruto (PIB). Além disso, o governo diminuiu o ritmo do ajuste das contas públicas para os anos seguintes, adiando o objetivo de atingir um superávit primário de 1% do PIB para 2028, em vez de 2026, como inicialmente previsto.
Nos Estados Unidos, espera-se que Powell forneça indicações sobre a política monetária do país, embora o afrouxamento ainda não pareça estar no radar das autoridades do Fed. Os índices futuros de Wall Street apresentam ganhos na manhã desta terça-feira.
Na China, a economia cresceu mais rápido do que o esperado no primeiro trimestre, segundo dados divulgados hoje. Isso oferece algum alívio às autoridades, que buscam sustentar o crescimento diante da fraqueza contínua do setor imobiliário e do aumento da dívida dos governos locais. No entanto, indicadores de março, incluindo investimento imobiliário, vendas no varejo e produção industrial, mostram que a demanda interna continua frágil, o que está retardando o impulso geral. O PIB cresceu 5,3% entre janeiro e março em relação ao ano anterior, superando as expectativas dos analistas.
(Com Reuters)