Receita do comércio eletrônico europeu deve chegar a US$ 465 bilhões em 2021
O boom de vendas online liderado pela Covid-19 causou um crescimento significativo do mercado europeu de comércio eletrônico, tanto em termos de receita quanto de número de usuários. À medida que milhões de pessoas continuam migrando suas lojas físicas para as virtuais, a receita de comércio eletrônico do velho continente deve atingir um novo recorde até o final do ano.
Ainda de acordo com os dados da Statista, no ano passado a receita atingiu um recorde de crescimento, quando aumentou US$ 71 bilhões em relação a 2019, alcançando a marca de US$ 425,2 bilhões. Nesse contexto, a pesquisa revela que a tendência deve se manter em 2021, com todo o mercado crescendo mais 9,5% ano a ano. Em 2025, o comércio eletrônico da Europa deve atingir o valor de quase US$ 570 bilhões.
Robôs de serviço podem movimentar US$ 30 bilhões em vendas até 2022
Em 2018, o setor movimentou US$ 13,7 bilhões em volume de vendas, revelou uma pesquisa da Statista. Este número aumentou quase 70% nos dois anos seguintes, atingindo US$ 23,1 bilhões em 2020. A crescente demanda por robôs de serviço deve continuar em 2021, com o valor das vendas aumentando em mais 17% ano a ano, para US$ 27 bilhões. Até o final de 2022, prevê-se que esse número aumente em mais US$ 3 bilhões.
Os dados da Statista indicam, ainda, que o mercado de robótica de serviços é liderado pelas Américas, com um valor de vendas estimado de US$ 10,8 bilhões em 2021, contra os US$ 7,4 bilhões de antes da pandemia. A expectativa é que esse número salte para mais de US$ 12 bilhões em 2022. Em seguida, vem a região Ásia-Pacífico, que deve atingir quase US$ 7,4 bilhões em volume de vendas em 2021, um salto de 20% em um ano. O mercado europeu vem na sequência, com US$ 7,3 bilhões.
Domino’s vai usar robôs para entregar pizzas no Texas – Forbes Brasil
De acordo com dados apresentados pela Safe Betting Sites, o Playstation Plus – serviço de assinatura paga da Playstation Network que dá aos usuários acesso a recursos premium – cresceu para 47,4 milhões de assinantes em 2020, um aumento de 22% em relação a 2019. Além dos assinantes, o serviço de entretenimento digital gratuito da PSN registrava, em dezembro do ano passado, 114 milhões de usuários ativos.
Em setembro de 2020, o Playstation Plus revelou seus planos de transportar os usuários dos consoles PS4 para os consoles PS5 da nova geração. A Sony anunciou que os assinantes que comprarem a nova versão do videogame terão acesso à coleção Playstation Plus, que inclui 20 títulos que a companhia considera como “definidores de geração” para o PS4. Dez dos jogos são do Sony’s Worldwide Studios, enquanto os dez restantes são de alguns dos maiores nomes dos jogos AAA.
O PS Plus também disponibilizou todos os 20 jogos no início, em vez de ter lançamentos mensais incrementais. A coleção inteira tem um MSRP (preço de varejo sugerido pelo fabricante) de US$ 474,80 de acordo com os custos atuais listados na loja PS com uma pontuação média do Metacritic de 85,15, mais de 10 pontos a mais do que os jogos gratuitos de 2020 oferecidos.
TENDÊNCIAS NACIONAIS
Pesquisa revela que brasileiro aprova a telemedicina
A Conexa Saúde encomendou ao Datafolha uma pesquisa inédita para entender a aceitação e adoção da telemedicina por médicos e pela população em geral a partir da pandemia da Covid-19. Realizado entre os meses de novembro e dezembro de 2020, o estudo mostrou que 41% dos entrevistados acreditam que uma emergência em saúde pode ser resolvida pela telemedicina.
Os dados apontam, ainda, que 77% da população entrevistada considera a telemedicina prática, e 61% gostam de ter o acompanhamento do profissional de saúde por meio da ferramenta. Entre os entrevistados que ainda não tiveram nenhuma experiência com o atendimento online, 44% deles consideram provável o uso do recurso.
O QUE MAIS ESTÁ ACONTECENDO NO ECOSSISTEMA
Clearlake Capital compra proprietária da HostGator por US$ 3 bilhões
O Grupo Internacional Endurance, que está presente em 20 países com mais de 5 milhões de clientes, foi vendido para o fundo de private equity norte-americano Clearlake Capital por US$ 3 bilhões (R$ 16,5 bilhões). A informação foi fornecida com exclusividade à Forbes.
Com um portfólio de 60 marcas de tecnologia, o conglomerado é dono da HostGator, companhia norte-americana que possui uma de suas quatro sedes no Brasil, e oferece soluções de hospedagens para sites desde 2002. No ano passado, o serviço chegou à marca de 400 mil consumidores na América Latina.
A aquisição faz com que o Grupo Endurance deixe de ser uma empresa de capital aberto na Nasdaq e volte a ser uma companhia privada. “Isso nos permite avançar mais rápido e mais livremente do ponto de vista operacional para atingir nossos objetivos de crescimento”, afirma o CEO da HostGator, Robledo Ribeiro. “Existe uma grande demanda por serviços e produtos para presença online, e queremos ser parte da solução.”
A Oystr, desenvolvedora de robôs inteligentes para a integração de escritórios de advocacia e departamentos jurídicos, anunciou com exclusividade à Forbes Brasil a conquista do selo de parceria do Cubo Itaú, hub de inovação do Itaú Unibanco que tem como objetivo fomentar o ecossistema empreendedor. Com isso, a legaltech se torna membro da associação. De acordo com Rafael Caillet, CEO da Oystr, a conquista é uma grande oportunidade para a startup, que tem como objetivo oferecer suas soluções para outros nichos de mercado. “Com a parceria, ganhamos uma exposição que possibilita expandir a nossa atuação para outros segmentos de mercado”, diz o executivo.
Receiv otimiza departamento de contas a receber da Unimed Grande Florianópolis
A Unimed Grande Florianópolis está investindo em inovação para reinventar o departamento de contas a receber. Nesse processo de modernização, a empresa contou com o apoio da fintech Receiv, sistema de cobrança inteligente que reduz a complexidade operacional e aprimora a jornada, como um importante aliado diante da dificuldade de lidar com a burocracia e morosidade nas atividades ligadas aos inadimplentes. Com exclusividade à Forbes Brasil, a Unimed reforçou a importância da parceria, não apenas para o negócio, mas para todo o ecossistema corporativo. “O processo de cobrança por si só já é bem desgastante e, com a Receiv, conseguimos torná-lo menos agressivo. Além de ser automatizada, a solução consegue aplicar uma comunicação mais sutil, com um atendimento personalizado e mais humano”, afirma Lucas Schneider, IT Business Partner da Unimed Florianópolis.
O primeiro programa de formação em Elixir criado pela Stone atraiu 1.169 pessoas interessadas na linguagem de programação, uma das principais tecnologias usadas pela companhia. O objetivo era contratar as pessoas, formá-las durante um mês e depois direcioná-las aos times de tecnologia. Ao longo do processo de seleção, 84 candidatos foram aprovados no desafio técnico e entrevistados, e 46 passaram por uma entrevista de cultura. No final, 33 candidatos foram aprovados e contratados.
TUDDU lança e-marketplace para facilitar a compra e venda na internet
Com foco no segmento de moda, o novo e-marketplace TUDDU, previsto para estrear em maio, pretende ser uma opção para importadores, distribuidores, revendedores e varejistas que queiram comprar e vender no atacado, além de consumidores interessados no varejo. Disponível para web, iOS e Android, a plataforma também terá um espaço físico na capital paulista, com estúdio de fotografia para produção de campanhas com influenciadoras do segmento, e showroom, onde elas poderão experimentar looks e compartilhar com os seguidores suas peças favoritas.
A Wayra, hub de inovação aberta da Vivo criado em 2011, está celebrando seu 10o aniversário. Desde seu lançamento, a iniciativa ajudou a criar e transformar ecossistemas de empreendedorismo na Europa e na América Latina, e investiu globalmente em 800 startups, impulsionando a criação de mais de 10 mil empregos. Só no Brasil, foram investidos mais de R$ 19 milhões em 79 startups. Hoje, o portfólio da companhia conta com 32 startups que, juntas, valem mais de R$ 1 bilhão e tiveram faturamento total de cerca de R$ 500 milhões no último ano.
Localiza expande atuação no Recife e cria laboratório de tecnologia
App Itaú disponibiliza desbloqueio de iToken por reconhecimento facial
O Itaú Unibanco acaba de integrar ao seu aplicativo uma nova tecnologia de reconhecimento facial para habilitação do iToken. Até então, os clientes que precisassem reinstalar o app – por conta de troca de celular, por exemplo – precisavam se deslocar até o caixa eletrônico para habilitar o dispositivo. Com a nova tecnologia, o cliente pode fazer o procedimento diretamente no celular. O recurso está sendo disponibilizado gradativamente para usuários iOS e Android.
Positivo Tecnologia licencia a marca e incorpora as operações da Compaq no Brasil
EasyFarm apresenta plataforma completa de gestão agrícola
Acaba de chegar ao mercado o EasyFarm, um aplicativo que integra todas as informações financeiras, contábeis, operacionais, resultados pós-colheita e de rastreabilidade em uma única ferramenta. Desenvolvido como um hub agrícola, a ferramenta nasceu com o objetivo de tornar a tomada de decisão mais rápida, eficiente e capaz de proporcionar maior retorno econômico ao setor agrícola. A ferramenta funciona on e offline, permitindo que o produtor que estiver no campo, eventualmente sem conexão, consiga inserir os dados. O app funciona com um serviço de assinatura mensal, calculado com base no hectare produtivo declarado pelo agricultor.
Edtech oferece ensino de inglês via WhatsApp
Claro anuncia parceria com startup de drones para delivery aéreo
A Claro divulgou recentemente que fechou uma parceria com a Speedbird Aero, empresa com soluções e tecnologia disruptiva de drones no país. Com a novidade, a operadora se torna a primeira empresa no mercado de telecom do país a ter o drone de carga, com rotas aprovadas pela ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil) e pelo Decea (Departamento de Controle do Espaço Aéreo). Em março, a Speedbird Aero também fechou uma parceria com a Mercedes-Benz Vans para realizar o transporte e entrega de produtos, tendo como base móvel da operação a Sprinter Furgão.
HOPE e Showkase firmam parceria para digitalizar lojas físicas
Afya Educacional anuncia aquisição da Cliquefarma
O grupo de educação médica Afya Educacional anunciou a aquisição da Cliquefarma, site voltado para o consumidor final especializado na comparação de preços de medicamentos e outros produtos de saúde. O valor da compra foi de R$ 19 milhões, dos quais 15,8% serão pagos em ações da Afya e 84,2% em dinheiro, na data de fechamento da aquisição. Esta é a sexta aquisição da Afya no segmento de serviços digitais, que comprou também a PEBMED, Medphone, iClinic, Medicinae e Medical Harbour.
Especialistas lançam o primeiro livro sobre a futura rede 6G
Baseada em estudos científicos, a obra “6G – A Estrada para a Futura Rede Sem Fio em 2030” chega ao mercado para avaliar o estado de todas as gerações de redes celulares móveis atuais e destacar as principais inovações científicas de suporte necessárias para a nova tecnologia. Escrito pelo Professor Doutor Ramjee Prasad e pelo estudante de doutorado Paulo Sergio Rufino Henrique, da Universidade de Aarhus, na Dinamarca, o livro aborda inteligências artificiais, comunicações holográficas e em 3D, quantum machine learning, os avanços possíveis com o 6G, comunicações ópticas wireless, futuros casos de uso da tecnologia e muitos outros aspectos ligados ao tema.
Inter anuncia aquisição de 50% da IM Designs
O Inter divulgou um acordo para aquisição de uma participação societária na IM Designs. A compra de 50% do negócio faz parte da estratégia de M&As do banco, que busca novas aquisições de empresas com sólida base tecnológica e perfil inovador. Os sócios fundadores da IM Designs continuarão à frente da gestão, mas a efetivação do acordo ainda depende de aprovação do Banco Central. O valor da compra não foi divulgado.
A DocuSign, que permite às organizações gerenciarem contratos eletrônicos, terminou o ano passado com um aumento de 49% no volume de negócios e uma receita de US$ 1,5 bilhão. Em 2021, a empresa deu início à expansão na América Latina, mirando na transformação digital das operações no Brasil e de olho em serviços para o setor público. Este mês, a empresa prepara-se para iniciar as operações no México, com um escritório que vem com a missão de fortalecer a presença já crescente das soluções da empresa em diversos setores da economia latino-americana.
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CENTROS DE INOVAÇÃO
O parque tecnológico Porto Digital firmou um contrato de cooperação mútua com a PwC Brasil, empresa especializada em consultoria e auditoria. A parceria visa à troca de experiência entre as duas instituições, que trabalharão juntas dando suporte a programas de empreendedorismo do parque, como o Mind the Bizz, voltado a negócios em estágio inicial, e a incubação, focada na maturação de startups. As empresas que passarem pelos programas de suporte empreendedor poderão usufruir de master classes, palestras, consultorias e materiais técnicos.
inovabra habitat anuncia novos parceiros
O inovabra habitat – ambiente de coinovação do Bradesco dedicado à geração de negócios baseado em blockchain, big data, algoritmos, internet das coisas, inteligência artificial, open API, plataformas digitais e computação imersiva – ganhou 30 novos membros no primeiro trimestre de 2021, sendo sete corporações e 23 startups de diferentes segmentos. O grupo de empresas inclui AMBEV, Cocamar, CSD, Fujitsu, GS1, Huawei e SuperCampo. Entre as novas startups, estão Alstra, Autolog, Carnegie Brasil, Certul, Dominus Soli, Eskive, Hackmed, HandOver, Inspire IP e Vencorr.
CRESCIMENTO
Plataforma imobiliária detecta 80% de aumento nas vendas no 1º trimestre
O AoCubo, imobiliária digital que transforma a experiência de compra e venda de imóveis novos por meio de tecnologia, contou com exclusividade à Forbes Brasil que detectou um aumento de 80% nas vendas em sua plataforma no primeiro trimestre de 2021. Segundo a empresa, a venda de apartamentos de médio e alto padrão cresceu 37% na cidade de São Paulo, no comparativo com o mesmo período no ano anterior. As vendas de apartamentos econômicos (Programa Casa Verde Amarela) também cresceram, registrando um salto de 27% no mesmo período.
O Triider, plataforma de serviços de manutenção e pequenas reformas, em seu primeiro ano após a aquisição pela Juntos Somos Mais – joint-venture de Votorantim Cimentos, Gerdau e Tigre – registrou um crescimento de 157% entre março de 2020 e março de 2021, e teve um aumento de 42% em pedidos de orçamentos apenas no primeiro trimestre deste ano na comparação com o mesmo período do ano anterior. A plataforma funciona como um marketplace que une clientes a profissionais especializados e já conta com mais de 1.000 profissionais cadastrados em Porto Alegre, Curitiba, Rio de Janeiro, São Paulo, Belo Horizonte e Brasília. A empresa pretende faturar R$ 12 milhões e expandir as operações para mais de 40 cidades até o final do ano.
Startup fitness cresce 252% no último ano
SenseData cresce quase 300% em três anos
A SenseData, startup camelo especializada no gerenciamento de customer success, cresceu 100% de 2017 para 2018 e de 2018 para 2019. No último ano, a empresa cresceu mais 65%, e espera repetir o sucesso dos anos anteriores. Com uma plataforma que integra e utiliza dados acionáveis para ajudar na tomada de decisão, proatividade e na construção de um relacionamento de confiança entre empresas e clientes, a startup atende mais de 100 empresas como Unilever, Linx, Gupy, Reclame Aqui e VR Benefícios. Ao todo, são mais de 4 milhões de clientes gerenciados pela plataforma, com cerca de 2.500 usuários ativos.
Healthtech de soluções de imobilização articular biodegradáveis cresce 350%
LEIA MAIS: Healthtech brasileira desenvolve solução inovadora para democratizar tratamento de lesões
Startup de vinho na bag-in-box investe em vendas online e cresce 315%
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PRÊMIOS E RECONHECIMENTOS
Prêmio EDF Pulse anuncia vencedores da 2ª edição brasileira
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IMPACTO SOCIAL
Novo recurso da Tembici mostra a economia de CO2
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Mastercard lança calculadora de emissão de carbono
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TECNOLOGIA DO BEM
iTech Care Lança Solução de saúde mental para as empresas
A iTech Care acaba de lançar uma oferta para as áreas de recursos humanos com o objetivo de cuidar da saúde mental dos colaboradores. O Dashboard de Saúde Mental apresenta uma visão clara, progressiva ou regressiva, dos funcionários que precisam de um acompanhamento mais próximo. Os dados fornecidos pela plataforma permitem análises preditivas de risco e orientam a implementação de ações preventivas, minimizando o agravamento dos quadros e reduzindo riscos financeiros para as empresas.
Samsung apoia o desenvolvimento de tecnologia para a triagem de autismo
A CogniSigns, que integra o programa nacional de aceleração do Samsung Creative Startups, está desenvolvendo uma solução simples e inovadora para agilizar o diagnóstico do TEA (Transtorno do Espectro do Autismo): uma plataforma que pode ser acessada por smartphone, notebook e tablet para ajudar pais, responsáveis e profissionais de saúde e educação a identificar possíveis sinais. Baseada em neurociência e inteligência artificial, a ferramenta será capaz de identificar sinais de TEA e comportamentos indicadores de superdotação. O paciente poderá fazer um pré-diagnóstico online e gratuito e receber os resultados automaticamente pela plataforma.
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