Outra razão para o “entesouramento” da produção é o temor de que o fenômeno climático La Niña possa limitar a próxima safra da América do Sul, segundo produtores e corretores.
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Os agricultores esperam forçar exportadores e a indústria local de processamento a pagar mais pela soja. Isso, por sua vez, pode impulsionar a inflação global dos alimentos, fazendo com que os preços da soja e milho – que já atingiram máximas de oito anos em 2021- subam ainda mais.
Em Estados como Rio Grande do Sul e Paraná, os produtores ainda têm 12,4 milhões de toneladas de soja da safra 2021 para vender, segundo estimou a consultoria Safras & Mercado no início de agosto. Isso representa cerca de metade dos quase 25 milhões de toneladas do ciclo 2021 ainda não comercializados.
Luis Fucks, agricultor no Rio Grande do Sul, disse que os produtores não estão com pressa para vender e esperam que os preços possam atingir US$ 14 por bushel.
O La Niña costuma trazer tempo seco para a América do Sul.
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“Hoje em dia parece que ter o grão na mão é mais seguro que ter uma moeda”, disse Teixeira.
Este cenário pode limitar o volume de soja que o Brasil exportará à China, sua principal compradora. Neste mês, o governo reduziu sua estimativa para as exportações de soja em 2021 para 83,4 milhões de toneladas.
Após anos de um excesso de oferta de grãos no mundo, os agricultores brasileiros conseguiram capitalizar o aumento dos preços, que começaram a subir no segundo semestre de 2020 devido a preocupações com as safras dos Estados Unidos e da América do Sul, além da forte demanda da China.
“O produtor segue felizão da vida, com as contas todas pagas”, disse Gomes. “O produtor está vendo o mercado se matar para tentar arrancar o grão dele.”
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Os dois Estados deverão colher, juntos, 42,2 milhões de toneladas de soja em 2022, mas apenas cerca de 12% da produção combinada futura já foi vendida de maneira antecipada, também abaixo da média histórica, disse a Safras.
Em agosto do ano passado, o Rio Grande do Sul já havia comercializado 27% de sua safra futura, enquanto as vendas no Paraná atingiam 45%. (Com Reuters)
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