As vendas de celulares cresceram 5,9% no Brasil no segundo trimestre em relação ao mesmo período do ano passado, informou nesta sexta-feira (1) a consultoria IDC Brasil, citando a reposição de aparelhos como um dos fatores para o bom desempenho do setor.
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A comercialização de 12,8 milhões de aparelhos é, também, 3,7% maior do que a quantidade vendida no primeiro trimestre do ano, segundo a consultoria. “O mercado de celulares voltou a apresentar números bem expressivos, principalmente porque o brasileiro está repondo aparelhos comprados há pelo menos três anos, já que esse tem sido o tempo médio de vida da bateria e da tela. E a tendência é de que esse movimento continue assim nos próximos meses”, disse, em nota o analista de pesquisa do mercado de celulares da IDC para América Latina, Leonardo Munin.
A receita do período, contudo, ficou estável ante o primeiro trimestre em cerca de R$ 13,3 bilhões devido à queda no tíquete médio para R$ 1.044 e à forte política de competição entre fabricantes, que tem reduzido preços em até R$ 300, de acordo com o IDC.
Considerando os resultados do primeiro e segundo trimestres e a tendência de retomada do mercado, a previsão da consultoria para o acumulado do ano é positiva. “Nossa previsão é de o que o mercado chegue a 49 milhões de aparelhos vendidos este ano, número que é 12,6% maior em relação a 2016″, disse Munin.