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A cidade de Encinitas fica na costa da Califórnia e proibiu o poliestireno em 2016. Na época, muitos proprietários de restaurantes também alegaram que a proibição os colocaria fora do negócio, mas Kris Buchanan, fundadora da Goodonya Organic Eatery em Encinitas, apoiou a iniciativa.
Kris não teve problemas em encontrar embalagens de alimentos ecologicamente corretas para seus negócios ao longo dos anos. “A World Centric e a Greenware existem há muito tempo”, diz. Ela também enfatiza que os donos de restaurantes provavelmente não terão de trocar de fornecedor. “Todos, possivelmente, já vendem compostáveis. É muito fácil de conseguir.”
Quando se trata de sustentabilidade, o Goodonya, certificada como Empresa B (que tem como modelo de negócio o desenvolvimento social e ambiental), está à frente dos novos hábitos, mas Kris ainda se preocupa com o impacto provocado pelo seu empreendimento. Ela diz que, embora todo o seu cardápio seja livre de transgênicos, os contêineres compostáveis são feitos de milho transgênico. O Goodonya está localizado a meio quarteirão do Oceano Pacífico e, como surfista, Kris está aflita com o escoamento de culturas cultivadas com pesticidas. “Até as não transgênicas são tratadas com produtos químicos tóxicos. Comprar alimentos orgânicos é uma das melhores coisas que você pode fazer pelo meio ambiente, na minha opinião”, afirma.
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“Quando estou em minha casa, peço comida para viagem e recebo guardanapos e acessórios e toda essas coisas na sacola. É um desperdício. Eu digo aos restaurantes: ‘Não coloque nada disso!’.” Quando o DoorDash faz as entregas do Goodonya, pergunta se o pedido está indo para casa ou a um escritório. Se é uma residência, ele não inclui utensílios.
À medida que as empresas cada vez mais se afastam dos canudos de plástico, Kris sugere que os consumidores deem um passo além e também recusem a tampa. “Nós servimos kombucha e café frio. As pessoas levam para viagem e os consomem enquanto andam pela cidade. Você não precisa de uma tampa.” Outra maneira de criar menos resíduos? Pedindo comida “para agora” em vez de “para viagem”. “Desacelere um pouco e pare de comer em seu carro”, exemplifica.
Ao conversar com um proprietário de uma empresa ou com um cliente sobre como fazer escolhas mais sustentáveis, Kris dá sempre o mesmo conselho: “Não fique sobrecarregado e não faça nada. Basta, apenas, uma pequena mudança de cada vez.”