Depois de uma viagem para Israel, Kika voltou ao Brasil conhecendo mais sobre o mundo empreendedor e com sua primeira startup investida no portfólio. “Queria usar os 30 anos de mercado corporativo e associá-lo a toda essa emergência de tecnologia, mudanças sociais e comportamentais trazidas pelo novo consumidor, que se engaja e quer uma experiência diferente pela conectividade”, disse.
LEIA MAIS: 6 modelos de receita para implantar em startups
Falando sobre o que chama a atenção dos investidores em novos negócios, a mentora reforçou que os fundadores têm papel fundamental. “Neles que você vai sentir o brilho no olho e os valores acima de tudo, como um alicerce que norteará na condução do negócio”, explicou Kika.
Disse também que o líder é quem terá resiliência, colaboração, respeito e capacidade de motivar e inspirar os parceiros. “A paixão do fundador tem de ser não pela solução e pelo negócio que está construindo, mas pela dor ou necessidade do cliente que ele quer atingir”.
Quanto à participação feminina no mundo do investimento, Kika afirmou que “seja por valores históricos ou socioculturais, a mulher ainda não é protagonista na gestão de seus próprios recursos”. “Investidoras sempre buscam uma mulher como fundadora ou participante. Porque a gente que é mulher conhece exatamente quais são os atributos e competências socioemocionais”, contou Kika.
É por isso que cada vez mais grandes companhias procuram startups de diversos segmentos para se reinventar. “A conscientização das empresas de que é necessária essa aproximação com empreendimentos é muito recente. Metade das companhias faz isso entre um e cinco anos”, reforçou Kika.
VEJA TAMBÉM: Da ideia até a escala: conheça os 5 estágios de uma startup
“É algo difícil de fazer porque isso não é responsabilidade de uma área dentro da empresa. É transversal. Envolve pessoas, tecnologia, modo de operação, forma de decisão, a área de remuneração”, afirmou a empreendedora, citando a criação de incubadoras próprias, aceleradoras, hubs de inovação e movimentos de fusão e aquisição das empresas.
Facebook
Twitter
Instagram
YouTube
LinkedIn
Baixe o app da Forbes Brasil na Play Store e na App Store.