Um ID.4 completou o trajeto entre São Paulo e o Rio de Janeiro – mais especificamente saindo da fábrica da Volkswagen em São Bernardo do Campo rumo ao Porto Maravilha – sem demandar uma recarga em sua bateria de 77 kWh. E mais: oferecia ainda, de acordo com o computador de bordo, 131 quilômetros de autonomia quando estacionou no ponto final de seu destino, 456 km após a partida.
O teste aparentemente banal é relevante quando se fala em carros elétricos, dada a ainda escassa estrutura de recarga no País. Como a Volkswagen venderá o ID.4 no Brasil, é preciso convencer potenciais clientes de que longas distâncias são possíveis com um modelo sem motor a combustão.
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Segundo a marca, “as condições de condução na viagem simularam um uso normal. Os sistemas de entretenimento, o DRL e o ar-condicionado funcionavam durante o percurso, assim como os sistemas de assistência de condução, incluindo o controle adaptativo de cruzeiro (ACC), a frenagem automática de emergência com reconhecimento de pedestres e ciclistas, o sistema de manutenção de faixa, o detector de fadiga do motorista, o detector de ponto cego, além do Head up Display com realidade aumentada”.
Montado sobre a plataforma MEB, dedicada aos automóveis elétricos do Grupo Volkswagen, o ID.4 tem motor de 204 cv e torque de 31 kgfm de torque. Sua bateria pode entregar até 522 km de autonomia (ciclo WLTP) e pode ter 80% de sua energia recuperada em 50 minutos, se espetada em um aparelho DC (100 kW). No ano passado, foi eleito “World Car of The Year”, eleição decidida por um júri de mais de 90 jornalistas internacionais especializados em automóveis de 24 países.
Agenda cheia
Desde 2019 a Volkswagen ensaia eletrificar sua gama de produtos. Começou com o Golf GTE, híbrido que desembarcou por aqui no final daquele ano em um lote único de 99 unidades, cada uma vendida por R$ 199.990.
Dotado de motor 1.4 turbo acoplado a um elétrico, somava 204 cv e 35,7 kgfm de torque e prometia desempenho de esportivo e economia de carro popular. Embora fosse econômico, ágil, versátil, exclusivo e muito prazeroso ao volante, o modelo encalhou e foi parar no departamento de seminovos da locadora Unidas Aluguel de Carros.
No final do ano passado, a Volkswagen começou a exibir os elétricos ID.3 e ID.4, respectivamente um hatch e um SUV. Mas foi o ID.4 que teve mais trabalho, sendo exibido ao público pela primeira vez durante o Salão Paulo Boat Show e agora posto a prova em um teste de autonomia. No mês que vem atuará como carro oficial do Rock in Rio, que tem a Volkswagen como patrocinadora. Enquanto isso o ID.3 descansa.
“No Brasil, o modelo participa de feiras, eventos e encontros com diferentes públicos. A estratégia da Volkswagen é disseminar a eletromobilidade e possibilitar a experimentação dos veículos “verdes”, reforçando a mobilidade sustentável no País, além de se conectar com novos consumidores”, explica a montadora alemã.
Não há data oficial para seu lançamento, já confirmado. Mas é fácil concluir que será o primeiro elétrico da VW por aqui. ID.3 e ID. Buzz, a Kombi elétrica, na sequência.