Foi um dos primeiros do tipo e teve participação especial de ninguém menos do que Luiza Helena Trajano como apresentadora. A bilionária fundadora do Magazine Luiza é mãe da chef Ana Luiza Trajano, que, por sua vez, encabeça o Instituto Brasil a Gosto. A entidade, que já tem uma série de livros publicados, pela primeira vez chancela uma obra gastronômica –e diz que outras estão a caminho, com lançamento programado para 2021.
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A plateia virtual da qual a própria Ana Luiza fazia parte ainda contava com nomes como Bel Coelho, Guga Rocha e Mônica Rangel.
A obra bilíngue (já à venda por R$ 120) traz em 320 páginas uma curadoria dos quatro anos de pesquisa dos dois pesquisadores, que são também os nomes à frente da Companhia dos Fermentados, empresa responsável em grande parte por ajudar a popularizar a kombucha no país. O livro é dividido em conceito, bebidas e comidas e dá palco a preparações tradicionais, como o tucupi (caldo feito a partir da mandioca brava) e cidras –algumas receitas com assinatura de Ana Luiza. “A fermentação tem pelo menos 10 mil anos de história e coincide com o início do sedentarismo humano, porém, deixamos de praticar as técnicas autênticas desse conservar e reproduzimos simulacros, do pão à cerveja, passando pelo vinho e pela mostarda. A ciência é uma ferramenta para donas de casa, bruxas, professores e pesquisadores contra essa alienação”, explica Goldenstein.
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Festival de Tiradentes faz edição online
No ano passado, o Festival Cultura e Gastronomia PRÓ-Tiradentes, parte da Plataforma Fartura, levou mais 50 mil pessoas à cidade mineira de Tiradentes. Com a impossibilidade de fazer o evento da forma tradicional neste ano, os organizadores montaram uma programação inteiramente online, que ficará disponível no site www.farturabrasil.com.br de 1 a 4 de outubro para a 23ª edição do festival. Serão cerca de 250 atividades gastronômicas e culturais, que incluem, entre outros, almoços e jantares especiais preparados por chefs como Alberto Landgraf (que acaba de receber duas estrelas Michelin no Oteque) em conjunto com cozinheiros locais –os menus podem ser pedidos por delivery, e o público poderá ver vídeos do preparo dos pratos. O evento é crucial para a economia da região. Após a realização da primeira edição, em dez anos, o setor de restaurantes, bares, pousadas e lojas cresceu mais de 300%.
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