Globant lança prêmio global para mulheres em tecnologia

13 de outubro de 2020
Morsa Images/Getty Images

O prêmio deriva de uma campanha da Globant formada por iniciativas voltadas à equidade de gênero

Com juízes como The Edge, do U2, e parceiros como o Banco Internacional de Desenvolvimento (BID), a empresa de transformação digital e cognitiva Globant está lançando a primeira edição do prêmio Women That Build, que vai premiar mulheres atuantes em tecnologia e incentivar outras a construir carreiras no setor.

O prêmio deriva de uma campanha da Globant formada por iniciativas voltadas à equidade de gênero, empreendedorismo feminino, inclusão e diversidade, e terá etapas locais no Brasil e em outros países da América Latina, além da Espanha e Estados Unidos.

LEIA TAMBÉM: América Latina tem mais mulheres na liderança em tecnologia – mas ainda é pouco

A iniciativa terá um corpo de jurados que inclui The Edge, que é presidente da Endeavor na Irlanda, além de Linda Rottenberg, diretora executiva e cofundadora da Endeavor Global e Shari Loessberg, professora da escola de negócios MIT Sloan. O prêmio contemplará executivas em posição de liderança em tecnologia, além de líderes sem treinamento formal relacionado à área, mas que tenha causado impacto direto no setor, além de mulheres com menos de 26 anos de idade que demonstre uma história de auto-aperfeiçoamento e inovação por meio da tecnologia.

As finalistas de cada categoria em seu país participarão da grande final global, que acontece em dezembro e premiará a vencedora com uma bolsa de estudos internacional. Além do BID e da Endeavor em nível global, organizações apoiadoras do prêmio no Brasil incluem a gigante de software SAP além da Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM),a São Paulo Digital School, além da Mete a Colher, startup que usa a tecnologia como aliada para combater a violência contra as mulheres. As inscrições para o prêmio estão abertas até 4 de novembro. LINK: womenawards.globant.com

A executiva à frente do prêmio é Patricia Pomies, chief delivery officer da Globant, que falou com o Forbes Insider sobre temas como a participação das mulheres no mercado de tecnologia, e o que a própria empresa está fazendo para contribuir para a mudança deste cenário. Confira a seguir os melhores momentos da conversa:

Forbes Insider: Por quais motivos você acredita ser importante aumentar o número de mulheres em tecnologia?

Patricia Pomies: As mulheres ainda são pouco representadas na área de engenharia de software e tecnologia em geral. Três em cada 10 trabalhadores da área de matemática e ciência da computação na América Latina e no Caribe são mulheres. É muito importante gerar mudanças substanciais, tanto dentro da nossa organização quanto na sociedade.

Imagine um mundo onde a inovação depende exclusivamente de um grupo de pessoas iguais, que pensam e trabalham de maneira semelhante, que enxergam as coisas do mesmo ponto de vista e tomam decisões relacionadas. Sem diversidade não há espaço para criatividade, para encontrar novas ideias e diferentes soluções, seria um mundo sem inovação.

Imagine também um mundo onde as mulheres, sem estereótipos culturais que condicionaram sua vocação de meninas, optem por estudar e se desenvolver no setor de tecnologia, que tenham acesso, possam liderar equipes e projetos de tecnologia e sejam reconhecidas por seu potencial e trajetória.

Atualmente, esses dois problemas coexistem, afetando em primeiro lugar o desenvolvimento pessoal e profissional das mulheres e impactando negativamente a capacidade de inovação e crescimento do setor e, em última instância, da sociedade.

FI: Quais são os principais entraves que você identifica em relação ao acesso de mulheres a empregos em tecnologia, bem como as causas disso?

PP: A desigualdade de gênero na área de tecnologia continua ao longo do tempo, mas isso não é apenas uma responsabilidade única do setor, a questão é mais profunda. A raiz do problema está diretamente ligada à ineficiência dos sistemas educacionais em inspirar mulheres e diferentes comunidades a promover talentos com base na diversidade.

VEJA MAIS: As mulheres self-made mais ricas dos Estados Unidos

A principal barreira para alcançar a igualdade de gênero está relacionada à mudança do conceito de que certas carreiras e profissões são exclusivas para homens ou mulheres. A única forma de mudar isso, é fazendo uma mudança sólida na forma como os percursos de formação são desenvolvidos. Para isso, precisamos estabelecer os valores de diversidade e inclusão como pilares principais.

Por outro lado, uma das principais barreiras para alcançar a igualdade de gênero neste setor específico está relacionada à falta de políticas públicas que garantam tratamento adequado, ambientes de trabalho inclusivos e remuneração igual. A desigualdade também surge porque as mulheres tendem a não ter as mesmas chances de mostrar suas habilidades e realizações no dia a dia em comparação com os homens.

Mudar essa situação é um verdadeiro desafio, principalmente porque o problema tem múltiplas causas e arestas. Abordar essa questão levando em consideração apenas um determinado setor é apenas olhar para a ponta do iceberg.

FI: De que formas empresas podem contribuir para que mais mulheres ingressem na área de tecnologia?

PP: Segundo Maria Klawe, presidente do Harvey Mudd College, os três principais motivos pelos quais as próprias mulheres alegam para não ingressarem no mercado de tecnologia são: falta de interesse, não acreditar que são boas em tecnologia e pensar que irão trabalhar com pessoas com as quais não se sentiriam confortáveis ou felizes. Assim, as empresas, têm como missão tornar a tecnologia mais atrativa para as mulheres, formar e qualificar as mulheres nos segmentos para que se sintam seguras em seus cargos e aptas para o desempenho de suas atividades e, por último, mas não menos importante, preparar-se internamente junto aos seus colaboradores para que não haja disparidade ou qualquer tipo de assédio.

Para que as empresas façam a diferença nesse cenário e causem mudanças significativas na sociedade, mais do que acreditar, é preciso viver a causa. As empresas são formadas por pessoas, portanto, além de uma imagem na parede com sua missão, visão e valores, elas precisam capacitar sua equipe e atrair pessoas que concordam com seus valores e princípios. Na seleção de candidatos, a empresa deve ter em mente a composição de uma equipe diversificada e como permitir que ela atinja seus objetivos.

É fundamental que as empresas definam uma meta para que o plano se torne tangível. Somado a isso, é importante apoiar os funcionários para o crescimento e a capacitação em seus cargos. Em uma sociedade cada vez mais tecnológica, formar meninas programadoras e inseri-las no mercado de trabalho é importante para combater a desigualdade de gênero. Além disso, quanto mais diversificadas forem as equipes nas empresas, mais completas serão as soluções criadas.

FI: Como a Globant está avançando neste sentido no Brasil e em sua operação global? Por exemplo, quantas mulheres ocupam cargos seniores, qual é a porcentagem de mulheres no quadro de forma geral e que iniciativas a empresa implementou para fazer com que estas mulheres possam ter as mesmas oportunidades que homens, além de providências tomadas em relação à pandemia, em que muitas tem funções acumuladas no lar além do trabalho?

PP: No caso do Brasil, a Globant está em um momento de grande e acelerada expansão e em seus investimentos foram consideradas a formação e qualificação de talentos para a composição de um time diversificado e de alta performance. Incentivamos as mulheres a seguirem carreiras em TI por meio de programas de treinamento, bolsas de estudo, programas de liderança e várias iniciativas que contribuem para a igualdade de gênero.

Globalmente, estabelecemos dois objetivos para 2025: que 10.000 mulheres de todo o mundo se inspirem e treinem em tecnologia e atingir 50% de mulheres e pessoas não binárias em cargos gerenciais.

Para desafiar o status quo, criamos o [programa] Women That Build, para promover a inspiração, inclusão e o crescimento. Elaboramos este programa no qual acompanhamos as mulheres em sua trajetória profissional, desde o momento em que estão na escola, passando pelo primeiro emprego, até o desenvolvimento de carreira e profissional.

Em cada estágio, colocamos em prática uma variedade de programas de treinamento e iniciativas para ajudá-las a prosperar. Nas cinco etapas que compreendem o Women That Build, temos inspiração, que visa incentivar as mulheres a se interessarem por ciência, tecnologia e matemática. Alguns dos principais programas que desenvolvemos são o Programadoras Chicas de Chicas, da Argentina, do qual já participaram 1.500 meninas de 12 a 17 anos, em 15 cidades diferentes. Existe o programa Empower Her na Índia e nossa parceria com Laboratoria, uma organização sem fins lucrativos, onde temos como objetivo treinar e orientar mulheres no Peru, Chile, México e Colômbia. Mais de 450 mulheres já desfrutaram do treinamento.

No pilar de educação, estamos trabalhando para melhorar o acesso à educação para mulheres e pessoas não binárias. Colocamos em prática iniciativas Globant específicas para fornecer ferramentas e conhecimento, e também colaboramos com instituições educacionais. Oferecemos mais de 500 bolsas. Como parte de nossa iniciativa Be Kind, pretendemos treinar 5.000 mulheres e pessoas não binárias em tecnologia até 2025.

E AINDA: Em entrevista à Forbes, Arianna Huffington fala sobre sua tecnologia para melhorar a saúde mental

Em contratação, aplicamos práticas de diversidade e inclusão em nossos processos de recrutamento para aumentar a conscientização, compreensão e garantir a diversidade em escala. Criamos um treinamento de contratação inclusivo, que atualmente estamos realizando com todos os nossos recrutadores. Temos um treinamento de identidade e expressão de gênero com a equipe de People da Globant. Todo [colaborador] tem que fazer um treinamento obrigatório de conscientização sobre diversidade e inclusão.

Em acompanhamento, apoiamos mulheres e pessoas não binárias para sustentar suas carreiras em diferentes fases de suas vidas, como ao se tornar mãe, oferecendo licença maternidade e paternidade prolongada. Também criamos um programa para ajudar as mulheres enquanto se tornam mães. Em relação à liderança, para ajudar no desenvolvimento de carreira, temos programas específicos administrados pela Globant University. Continuaremos a investir nessas iniciativas à medida que promovemos uma empresa global e inclusiva com oportunidades iguais para todos os nossos colaboradores.

FI: De que formas o governo e a academia devem intervir para endereçar esse gap de gênero no setor?

PP: Acreditamos fortemente que é importante que todos os atores da sociedade, incluindo o governo e as instituições de ensino, trabalhem para desenvolver iniciativas de inclusão e diversidade para educar os futuros profissionais nas áreas de tecnologia e inovação.

A sociedade como um todo deve unir esforços em torno da educação para preparar as novas gerações para a vida profissional, e a tecnologia é um campo muito promissor e que oferece muitas oportunidades.

FI: O Plano Nacional de Inovação do governo brasileiro tem um aspecto de capacitação da força de trabalho – na sua opinião, de que formas esta política pública em particular deve ser trabalhada para corrigir a disparidade de gênero no setor de tecnologia?

PP: Ficamos muito felizes e satisfeitos ao ver que existe uma preocupação em treinar e qualificar a mão de obra no Brasil, temos a convicção de que esta iniciativa proporcionará grandes profissionais no futuro. Para minimizar esta lacuna, acreditamos que o Plano deva considerar igualdade de condições para homens e mulheres. Além disso, para que uma transformação real e permanente aconteça, todas as áreas da sociedade, como governo, empresas, instituições de ensino. Estes atores devem se preocupar em promover iniciativas igualitárias em todos os aspectos, inclusive de gênero.

Siga FORBES Brasil nas redes sociais:

Facebook
Twitter
Instagram
YouTube
LinkedIn

Siga Forbes Money no Telegram e tenha acesso a notícias do mercado financeiro em primeira mão

Baixe o app da Forbes Brasil na Play Store e na App Store.

Tenha também a Forbes no Google Notícias.