Entre joias e vinhos, Jack Vartanian aposta na produção nacional em adega própria

6 de agosto de 2021

Divulgação

Depois de viajar o mundo provando rótulos, Jack [foto] escolheu 80 garrafas nacionais para criar sua marca

Foi em 1992 que Jack Vartanian colocou as mãos em seu primeiro guia de vinhos escrito pelo icônico crítico Robert Parker. A leitura foi um complemento para aquilo que o libanês percebia ao provar os rótulos ao lado do pai, um ourives que viajava o mundo atrás de pedras exclusivas para as suas criações. Ao longo dos anos, Vartanian acabou herdando o ofício paterno e lançando a marca de jóias que leva seu nome. E quase 30 anos depois, o gosto familiar pela bebida deu origem a Adega Vartanian.

Lançada oficialmente no final de 2020, a loja conta atualmente com cerca de 80 rótulos – todos brasileiros, escolhidos a dedo e a gosto pelo proprietário. “Eu só vendo o que eu bebo na minha casa”, afirma. Depois de rodar o globo provando vinhos chilenos, argentinos, sul-africanos, italianos, espanhóis, portugueses e o que mais o passaporte permitisse, foi pelos nacionais que o empresário se encantou.

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“Por que os vinhos brasileiros? Bom, primeiro porque estamos no Brasil. Segundo porque meu paladar foi afinando nos últimos anos e passei a me interessar por bebidas de corpo mais leve”, descreve. “Esses rótulos também têm um custo-benefício muito bom quando pensamos na maturidade da bebida e no seu preço de mercado”. 

O “amor à primeira vista” aconteceu durante uma viagem à Gramado, quando um pinot noir da vinícola Lídio Carraro se destacou entre a multidão. Depois desse encontro, Jack não só passou a prestar mais atenção na produção local como fechou na mesma época suas primeiras parcerias. Bastou adicionar uma aba especializada no site da joalheira para que os clientes pudessem degustar da sua curadoria rigorosa. “É um público parecido, o de vinhos e de joias”, confessa. 

Os vinhos da Jack Vartanian Adega podem ser encontrados no site da marca e adquiridos diretamente na plataforma ou via WhatsApp e e-mail. 

Veja na galeria a seguir outros destaques do mundo gastronômico:

Gabrielli Fleming e Lucas Dante inauguram o Bar do Cepa A sommelière Under 30 Gabrielli Fleming e o chef Lucas Dante abrirão as portas do Bar do Cepa no dia 31 de agosto. O espaço terá uma seleção exclusiva de vinhos em taça, com novas garrafas a cada semana e rótulos trazidos da importadora Cepa Vinhos e outras seleções especiais ao redor do mundo. Para beliscar, o menu oferecerá bolinhos de costela com molho de pimenta habanero fermentado (R$ 19), torrada, tartare de atum e ajo blanco (49). Para quem busca pratos mais elaborados, as opções incluem rabada com creme de agrião e caldo (52) e a torta de chocolate com laranja confitada no campari (26). O bar funcionará apenas aos sábados, das 18h às 22h30, na área externa do restaurante Cepa, na região do Tatuapé, em São Paulo.more
Casa Porteña inaugura restaurante no Shopping Higienópolis Os empresários Fernando e Rafael Ludgero abriram a segunda unidade da Casa Porteña, no Shopping Higienópolis (centro de São Paulo). O restaurante oferece um cardápio inspirado na gastronomia argentina, com as entradas croqueta de costela (R$ 29), carpaccio de mignon (R$ 49) e empanadas no forno de barro (R$ 12 a unidade), entre outros. Para os principais, são mais de 12 opções de cortes de carnes nobres como Casa Porteña (prime rib marinado com especiarias e molho secreto por 48 horas, por R$ 189), vacio (R$ 158), ancho (R$ 159), ojo de bife (R$ 169) e corazón de mignon (R$ 96). Também há opções de saladas, frutos do mar, carne à milanesa e pratos vegetarianos, como espaguete ao pesto (R$ 56) e ravióli de ricota (R$ 69). more
Festival gastronômico de MG busca financiamento coletivo para edição 2021 Neste ano, o Festival de Gastronomia e Cultura da Roça de Gonçalves, que acontece desde 2011 no sul de Minas Gerais, será realizado de maneira híbrida, com atrações virtuais e presenciais. Para sustentar o novo formato, os organizadores lançaram a campanha Somos Feitas de Amor, que visa captar R$ 35 mil em financiamentos coletivos. O público pode contribuir com valores de R$ 25 a R$ 3.000, em troca de recompensas como um cartão virtual com fotografias de cenas rurais da região, caderno de receitas, produtos locais e até uma diária de hospedagem na região. Os recursos ajudarão a custear a produção para o conteúdo virtual, que inclui vídeos e receitas das famílias rurais de Gonçalves, além de viabilizar uma iniciativa de gestão do lixo para os empreendimentos de alimentação e bebida e, ainda, ajudar a formar jovens da área rural em mídias digitais. As doações serão aceitas até 31 de agosto. more


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