Baby Yoda de “Mandalorian” não é cópia de Gizmo, dos "Gremlins"

17 de julho de 2022
Divulgação

Grogu, o Baby Yoda da série “The Mandalorian”, foi acusado de ser uma cópia de Gizmo pelo diretor dos Gremlins

A série de streaming do Disney+ “The Mandalorian”, spin off do universo Star Wars, recebeu elogios principalmente para o personagem coadjuvante chamado Grogu, um alienígena com o poder da Força carinhosamente apelidado de “Baby Yoda” pelos fãs e pela imprensa. E de fato ele se parece com o mestre de Luke Skywalker.

Quem não gostou foi o diretor e produtor Joe Dante, que acusou os produtores de roubar o visual do seu filme “Gremlins” – ou melhor, do seu pequeno personagem peludo, Gizmo. Mas por mais que eu goste de Gremlins e outros filmes de Dante, devo dizer que não, Baby Yoda do “The Mandalorian”não copiou Gizmo de Gremlins.

A HBO Max tem uma série animada muito aguardada chamada Gremlins: Secrets of the Mogwai, do escritor e produtor executivo Tze Chun. Em uma entrevista com G. Allen Johnson do “San Francisco Chronicle” esta semana, Dante foi questionado sobre a popularidade contínua de Gremlins, e uma afirmação que ele (com razão) fez foi que Gizmo é amado pelo público. Mas então o cineasta acrescentou que acredita que o Grogu de “The Mandalorian” é “descaradamente” e “completamente roubado” do Gizmo de Gremlins.

Leia mais: “Que a Força esteja com você”: guia Forbes para acompanhar “Star Wars”

Como já disse antes, sou fã do trabalho de Dante, em particular “Grito de Horror” (ainda o melhor filme de lobisomem de todos os tempos, na minha opinião) e “Viagem Insólita” (reconhecidamente uma grande influência para Homem-Formiga da Marvel). Se ele dissesse que achava que “The Mandalorian” poderia ter visto a popularidade do Gizmo e decidido fazer Baby Yoda semelhante a um bebê para alcançar o mesmo tipo de apelo que tornou o personagem popular por quase 40 anos, eu não discutiria.

Divulgação

O Gizmo, de Gremlins

Mas a acusação de que Star Wars foi descaradamente ou “totalmente copiado” de Gizmo é um salto muito grande – e ignora um fato crucial sobre Gremlins e Gizmo que vira toda a discussão de cabeça para baixo.

A ORIGEM

Yoda foi introduzido em 1980 em “Star Wars: O Império Contra-Ataca”. Ele era pequeno, feio e fofo, e agia de maneira boba e infantil quando Luke Skywalker o conheceu. Quatro anos depois, “Gremlins” foi lançado nos cinemas. Mas o trabalho de projetar e criar Gizmo ocorreu um ou dois anos antes, com conversas sobre os projetos de Gizmo já sendo públicos em 1983. Isso foi três anos depois que Yoda foi apresentado pela primeira vez.

Não estou dizendo que os designs do Gizmo foram influenciados por Yoda e sua imensa popularidade nos dois anos que o antecederam. No entanto, aquelas orelhas grandes e o aspecto “pequeno e fofo, mas de um jeito feio (ou é feio, mas de um jeito fofo?)”, sem mencionar a destrutividade acidental e a desatenção em arruinar coisas humanas, são no mínimo vagamente semelhantes a elementos de Yoda – especialmente em suas cenas introdutórias em Star Wars, antes que ele de repente se revele como um Jedi.

Divulgação

Mestre Yoda, em uma das suas primeiras aparições na franquia Star Wars, nos anos 1980

Avance no tempo para agora, com “The Mandalorian”. Projetar uma versão bebê de Yoda exigiria seu rejuvenescimento, e… bem, é praticamente isso, já que Grogu se parece exatamente com Yoda depois de um CGI rejuvenescedor. Quase não há diferença discernível entre a aparência do velho Yoda e do Grogu, para além da diferença de idade. Se você estivesse fazendo uma versão infantil do mestre Jedi, não vejo como seria possível projetar algo que não seja 99% idêntico ao Grogu.

POR QUE BABY YODA NÃO É UMA CÓPIA?

Se Grogu se parece com Yoda (na forma infantil), e se Dante sente que Grogu é tão semelhante a Gizmo que parece ser uma cópia, isso levanta o ponto óbvio de que Gizmo e Gremlins foram criados depois de Yoda. Nessa linha, pode-se dizer que eles são apenas uma cópia de Yoda em forma infantil. É apenas a progressão simples e óbvia da lógica, uma vez que você alinha a cronologia e o fato de Grogu realmente se parecer com uma versão bebê de Yoda (o que faz Gizmo parecer um bebê Yoda, a ponto de ser uma imitação, se a comparação de Dante de quão semelhantes eles são é tomada como fato).

É impossível afirmar que Grogu é uma cópia do Gizmo sem implicar inerentemente que o Gizmo é uma cópia do Yoda. Não importa o quanto você possa pensar que Grogu tem fortes semelhanças com Gizmo, a acusação realmente se resume a uma afirmação que – levada à sua conclusão lógica – se parece com: “Grogu se parece com Gizmo porque Grogu parece uma versão bebê de Yoda, que é o que Gizmo parecia. Então Yoda inspirou Gizmo, que inspirou Grogu.”

Leia mais: Bilheteria: “Top Gun 2” é o maior sucesso da Paramount desde “Titanic”

Essa é a versão mais forte da acusação de que o design de Grogu é copiado do Gizmo, e necessariamente começa notando que o Gizmo deve ter sido inspirado por Yoda primeiro. Isso levando ao pé da letra, e ainda assim enfraquece os argumentos de cópia contra “The Mandalorian”.

Mas eu não acredito remotamente que Gremlins ou Gizmo sejam “roubados” de Yoda. Eu acho que durante a sua concepção, alguém pode ter dado alguns olhares de soslaio para Yoda e se inspirado por elementos muito gerais – grandes orelhas pontudas, comportamento infantil que inclui destrutividade acidental às vezes, mãos enrugadas de três dedos, ser pequeno e um pouco fofinho para atrair crianças e adultos? Sim, certamente. E ninguém deve se incomodar com isso ou chamar de “roubo”, já que os elementos foram generalizados e usados ​​de maneiras únicas, e os resultados foram excelentes por seus próprios méritos, mesmo que houvesse alguma possível inspiração de Yoda.

Se não levarmos a acusação contra “The Mandalorian” ao pé da letra, teremos uma versão mais razoável: “O design básico do Gizmo foi, possivelmente, levemente influenciado por alguns elementos gerais de Yoda que ajudaram a torná-lo atraente, e agora Grogu (como um versão bebê de Yoda) torna as semelhanças entre Gizmo e Yoda mais aparentes, já que Grogu é apenas uma versão menor de Yoda.” Eu até estaria disposto a aceitar a teoria de que talvez alguns designers do Grogu tenham notado que um “Baby Yoda” se pareceria com o Gizmo em alguns aspectos superficiais, e como o Gizmo usou algumas semelhanças com o Yoda, é fofo e “completa o círculo”.

Mas não se engane – Grogu é antes de tudo apenas uma versão infantil de Yoda, incluindo sua tendência de fazer pequenos ruídos fofos e continuar tocando ou mexendo em coisas que ele não deveria tocar ou mexer. Isso nos traz de volta à questão de saber se esses comportamentos eram parte da inspiração usada por Yoda.

Eu realmente não acho que nada disso foi notavelmente inspirado. É apenas semelhante de maneira vaga, que surge naturalmente porque qualquer personagem travesso e agindo como um bebê que precisa de supervisão constante seria retratado dessa maneira – e normalmente é, seja em desenhos animados ou programas de TV ou filmes. Esta não é uma nova abordagem ousada escolhida para Yoda, Gizmo ou Grogu. É bastante comum e lógico, e o fato de todos esses personagens compartilharem esses traços é apenas porque é isso que suas histórias exigem e como esses personagens obviamente se comportariam.

Leia mais: 10 filmes mais caros de todos os tempos

Como um grande fã do trabalho de Joe Dante, posso entender que ele provavelmente viu Grogu, notou as semelhanças e imaginou que a típica tradição de inspiração e imitação de Hollywood estava surgindo novamente. A originalidade de Gremlins e a perfeição do design de Gizmo (e dos malvados Gremlins) sem dúvida é algo de que ele se orgulha e tem forte apego. Portanto, não é necessariamente uma surpresa que ele reagiu da maneira que fez.

Apenas sinto (puramente meu próprio palpite) que Dante provavelmente não estava pensando sobre as inspirações e antecedentes muito anteriores. E também provavelmente tem um grau saudável de ceticismo sobre a “originalidade” de Hollywood em geral neste momento. Mas espero que ele considere as nuances da situação e que a equipe por trás da criação de Yoda e, mais tarde, Baby Yoda/Grogu estivesse tão orgulhosa de seus designs e de seu trabalho – e fontes de inspiração – quanto a equipe por trás de Gremlins.

O processo criativo é repleto de inspiração e influências, com várias histórias e temas populares se repetindo, e com tipos de personagens e designs regularmente “emprestados” de conceitos testados pelo tempo e elementos amplamente atraentes (como “infantil, feio-bonito, travesso”).

Podemos amar todos esses personagens, apreciar o que os torna únicos e semelhantes e especular sobre esse ou aquele grau de influência em seus designs, mas não há necessidade de – e nenhuma evidência ou argumentos fortes para apoiar – alegações de que as coisas foram roubadas ou copiadas descaradamente. Devemos reconhecer como tudo isso – originalidade e semelhanças – apenas refletem a atemporalidade e a conectividade da narrativa, e sermos gratos aos cineastas e contadores de histórias que os trouxeram para nossas vidas.

>> Inscreva-se ou indique alguém para a seleção Under 30 de 2022