Todos nós já estivemos em uma situação assim. Seu chefe compartilha inesperadamente um feedback negativo durante sua avaliação de desempenho. Ou então, um colega faz uma crítica devastadora de uma apresentação na qual você trabalhou por meses.
Embora seja difícil lidar com esses comentários no trabalho, eles também podem trazer grandes vantagens. Sem um feedback construtivo, é impossível melhorar sua atuação, mas felizmente a escolha de como enfrentar análises negativas é sua.
VEJA MAIS: 7 maneiras de lidar melhor com críticas no trabalho
Veja na galeria de imagens a seguir cinco maneiras saudáveis lidar bem com as críticas e ajudar a impulsionar a sua carreira:
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Getty Images / 10000 Hours 1. Tenha uma mente aberta
O primeiro passo para se beneficiar das críticas no trabalho é estar aberto a elas. Ouça com atenção o que está sendo dito e reserve um tempo para absorver as informações. Em vez de presumir que aquele que fez a crítica tem alguma implicância, assuma que é honesto e tem boas intenções. Mesmo que o feedback não seja delicado, isso não significa que deve ser prejudicial. Reafirme o comentário para confirmar que ambos estão na mesma linha de raciocínio. Assim, é possível garantir mais tempo para processar e compreender a ideia. Por fim, reconheça a contribuição e agradeça por ter sido compartilhada.
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Klaus Vedfel 2. Atente-se à linguagem corporal
Ao estar ciente da sua linguagem corporal, certifique-se de descruzar os braços e fazer contato visual. Diminua o ritmo da respiração para reduzir o nível de estresse e permitir que as emoções se acalmem antes de responder e tente manter sua expressão do corpo receptiva com os ombros relaxados. Lidar com as críticas no trabalho pode ser desafiador, todavia, agir dessa forma fará com que você se sinta menos defensivo.
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Getty Images / Luis Alvarez 3. Faça perguntas esclarecedoras
Depois de entender o feedback, faça perguntas esclarecedoras. Concorda com a posição ou é uma completa surpresa? Lembre-se de que é uma conversa de mão dupla, e cabe a você assumir o controle da discussão.
Algumas perguntas a fazer podem ser:
. Qual é o contexto?
. Você poderia me dar um exemplo?
. O que você sugere que eu faça de maneira diferente para resolver isso? -
Getty Images / 10000 Hours 4. Programe um follow-up
O planejamento de uma conversa de follow-up demonstrará ao seu chefe que você o ouviu e está comprometido a melhorar seu desempenho. Desenvolva etapas de ação para resolver o problema estrategicamente e compartilhe-as nesta reunião. É uma ótima oportunidade para desenvolver um bom relacionamento com seu superior e fazê-lo se sentir um parceiro no processo. É também uma excelente chance para oferecer um contra-argumento racional, se houver discordância quanto alguns elementos do feedback. Ao relatar seu ponto de vista sem raiva ou atitude defensiva, será mais fácil entender ser compreendido.
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Hinterhaus Productions 5. Compartilhe o feedback
Encontre um mentor, colega ou consultor e compartilhe o feedback com eles. Essa abordagem é uma boa maneira de obter uma perspectiva diferente de alguém cuja opinião você confia. Pergunte se eles acham que a colocação é precisa e utilize esta oportunidade para confirmar que não está sendo muito duro consigo.
1. Tenha uma mente aberta
O primeiro passo para se beneficiar das críticas no trabalho é estar aberto a elas. Ouça com atenção o que está sendo dito e reserve um tempo para absorver as informações. Em vez de presumir que aquele que fez a crítica tem alguma implicância, assuma que é honesto e tem boas intenções. Mesmo que o feedback não seja delicado, isso não significa que deve ser prejudicial. Reafirme o comentário para confirmar que ambos estão na mesma linha de raciocínio. Assim, é possível garantir mais tempo para processar e compreender a ideia. Por fim, reconheça a contribuição e agradeça por ter sido compartilhada.
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