C-Suite: Adriana Vieira é a nova diretora da Nespresso Professional no Brasil
Maria Laura Saraiva
25 de agosto de 2021
Divulgação
Adriana Vieira [foto] assume este mês a posição de diretora da Nespresso Professional no Brasil
Desde a última quinzena, a C-Suite acompanha o movimento entre os executivos C-Levels no mercado brasileiro. Entre os destaques desta edição estão duas novidades no setor de fintechs: a CashMe, do Grupo Cyrela, apresentou a engenheira Lilian Goldstein Ferraz como sua nova CPO (chief product officer), enquanto a PagueVeloz, voltada para o atendimento a pequenos e médios negócios, anunciou o executivo Elemar Júnior como CSA (chief software architect).
Na área da saúde, o gestor e enfermeiro Ricardo Tolentino assumiu como novo líder de desenvolvimento de negócios da farmacêutica MSD Brasil. Além do país, o profissional ficará responsável por toda a América Latina.
Já no mercado de alimentos, a Chocolates Nestlé comunicou que o vice-presidente da empresa no país, Liberato Milo, deixará a cadeira para o chileno Patricio Torres para assumir a função de global category lead chocolate. Enquanto isso, o marketplace de refeições caseiras Eats for You deu as boas-vindas à Simone Ponce e Vitor Lopes da Costa, que assumiram como vice-presidente de negócios e vice-presidente de corporate affairs, respectivamente.
Nesta edição, a C-Suite conversou com Adriana Vieira, que assume este mês a posição de diretora da Nespresso Professional no Brasil, segmento da gigante de alimentos focado em soluções para escritórios, hotéis, restaurantes e cafeterias. Com mais de 23 anos de experiência na área comercial, a executiva ingressou na companhia em 2015 para liderar a reestruturação do time Offices B2B. Ao longo de sua trajetória profissional, Adriana também passou por grupos como a Staples, Ingram Micro e a Publisher Jazz Music.
Leia, a seguir, os planos da executiva na nova posição:
Forbes: O segmento no qual você vai atuar é voltado para as necessidades de estabelecimentos comerciais. Quais são as principais demandas desse mercado hoje?
Adriana Vieira: A solução para clientes corporativos existe na Nespresso desde o início da empresa, que em 2021 completa 15 anos no Brasil. Porém, a marca Nespresso Professional, em si, foi lançada em 2017, oferecendo soluções específicas de fornecimento de cafés para restaurantes, hotéis, cafeterias, escritórios, hospitais e empresas de catering. Esse mercado hoje busca experiências completas e inovadoras com o café, que é um ritual tão marcante no dia a dia de qualquer estabelecimento. Porém, a pandemia nos obrigou a ressignificar esse momento do cafezinho.
As demandas mais recentes do mercado estão relacionadas diretamente ao atual cenário em decorrência da crise sanitária, como por exemplo a tendência do trabalho remoto ou híbrido, que nos motivou a repensar nossos serviços para escritórios, ou ainda a necessidade de processos mais seguros ao extrair um café em ambientes de alta circulação de pessoas, como restaurantes e hotéis.
Vale enfatizar que o nosso portfólio é adequado para demandas e operações de qualquer tamanho, já que para cada modelo de negócio contamos com soluções de fornecimento de cafés e tipo de máquinas que vão ao encontro da dinâmica de consumo do parceiro.
F: Qual é a expectativa da Nespresso Profissional para a reabertura desses espaços?
AV: Faz parte do nosso posicionamento olhar sempre para o ecossistema no qual estamos inseridos e oferecer soluções para nossos clientes que vão além de produtos. Desde o início da pandemia, a companhia vem contribuindo com escritórios, restaurantes, bares e cafeterias em diversas frentes, que vão desde a iniciativa Apoie um Restaurante – que reverteu mais de R$ 19 milhões para o setor – até a produção de um guia digital, com recomendações de segurança e protocolos para o serviço de cafés.
Esse material será relançado em breve, disponível de forma gratuita a todos, especialmente para esse período de retomada das atividades presenciais tanto em escritórios, quanto em restaurantes, hotéis e cafeterias. A nova edição do guia está muito mais didática, intuitiva e visual, e tem o objetivo de atender uma demanda do segmento que ainda tem muitas dúvidas de como operar no novo cenário de retomada gradativa da economia.
Mais do que um café de alta qualidade sustentável, temos o compromisso de apoiar nossos parceiros e clientes em todos os momentos e a pandemia tem sido um período delicado, quando, mais do que nunca, precisamos estar todos juntos.
F: Como head de operações da marca no Brasil, como você avalia o comportamento do consumidor nacional de café?
AV: Este ano a Nespresso comemora 15 anos de história no Brasil, o maior fornecedor de cafés para a companhia em nível mundial e um importante mercado, por ser o maior bebedor de café do planeta. Ainda vemos a oportunidade de aumentar a capilaridade do nosso negócio aqui, principalmente tendo em vista que o país representa um consumo de 105 bilhões de xícaras, sendo que 35 bilhões são out of home. Só em 2021, recebemos um investimento de R$ 9 milhões para trabalharmos a marca Nespresso Professional no país e, em termos de crescimento, o plano é dobrar o market share até 2025.
Nosso mais recente lançamento, a Máquina Momento, que permite a extração de um cafezinho via celular com tecnologia touchless, representa nossa percepção sobre o consumo nacional de cafés fora de casa. Existe ainda muito espaço para tecnologia e o público está cada vez mais receptivo para experiências inovadoras na hora do café. Também é o caso da Assinatura Zenius, um lançamento da marca que foi pensado especialmente para ambientes de pequeno porte, para quem busca praticidade e eficiência. Criamos esse modelo de assinatura para que, na compra de 130 cápsulas ao mês, o parceiro receba a máquina para o período da parceria sem qualquer custo adicional.
F: Quais são as suas expectativas para os primeiros seis meses no cargo?
AV: As expectativas são as melhores possíveis. Estou na empresa desde 2015, entrei para liderar o time de Offices em B2B de Nespresso e, desde então, fui me apaixonando pelo universo de soluções profissionais da companhia. Depois de mais de 23 anos de experiência na área comercial de grandes marcas, assumir esse novo cargo é muito mais que um desafio, representa uma realização pessoal.
O cenário, sem dúvida, é delicado, mas nossas perspectivas são muito otimistas. A pandemia nos ensinou muito sobre resiliência e são diversas as possibilidades de inovar nas operações nessa nova fase. Meu papel será acompanhar as tendências do mercado para garantir que, mais do que nunca, estejamos ao lado dos nossos parceiros para auxiliá-los nesse processo e oferecer um serviço de alta qualidade.
Veja, abaixo, outras movimentações C-Level que ocorreram nos últimos 15 dias: