C-Suite: Adriana Vieira é a nova diretora da Nespresso Professional no Brasil

Divulgação
Divulgação

Adriana Vieira [foto] assume este mês a posição de diretora da Nespresso Professional no Brasil

Desde a última quinzena, a C-Suite acompanha o movimento entre os executivos C-Levels no mercado brasileiro. Entre os destaques desta edição estão duas novidades no setor de fintechs: a CashMe, do Grupo Cyrela, apresentou a engenheira Lilian Goldstein Ferraz como sua nova CPO (chief product officer), enquanto a PagueVeloz, voltada para o atendimento a pequenos e médios negócios, anunciou o executivo Elemar Júnior como CSA (chief software architect).  

Na área da saúde, o gestor e enfermeiro Ricardo Tolentino assumiu como novo líder  de desenvolvimento de negócios da farmacêutica MSD Brasil. Além do país, o profissional ficará responsável por toda a América Latina.

LEIA MAIS: C-Suite: Fábio Sant’Anna é novo diretor de gente, diversidade e inclusão da Arcos Dorados

Já no mercado de alimentos, a Chocolates Nestlé comunicou que o vice-presidente da empresa no país, Liberato Milo, deixará a cadeira para o chileno Patricio Torres para assumir a função de global category lead chocolate. Enquanto isso, o marketplace de refeições caseiras Eats for You deu as boas-vindas à Simone Ponce e Vitor Lopes da Costa, que assumiram como vice-presidente de negócios e vice-presidente de corporate affairs, respectivamente. 

Nesta edição, a C-Suite conversou com Adriana Vieira, que assume este mês a posição de diretora da Nespresso Professional no Brasil, segmento da gigante de alimentos focado em soluções para escritórios, hotéis, restaurantes e cafeterias. Com mais de 23 anos de experiência na área comercial, a executiva ingressou na companhia em 2015 para liderar a reestruturação do time Offices B2B. Ao longo de sua trajetória profissional, Adriana também passou por grupos como a  Staples, Ingram Micro e a Publisher Jazz Music.

Leia, a seguir, os planos da executiva na nova posição:

Forbes: O segmento no qual você vai atuar é voltado para as necessidades de estabelecimentos comerciais. Quais são as principais demandas desse mercado hoje?

Adriana Vieira: A solução para clientes corporativos existe na Nespresso desde o início da empresa, que em 2021 completa 15 anos no Brasil. Porém, a marca Nespresso Professional, em si, foi lançada em 2017, oferecendo soluções específicas de fornecimento de cafés para restaurantes, hotéis, cafeterias, escritórios, hospitais e empresas de catering. Esse mercado hoje busca experiências completas e inovadoras com o café, que é um ritual tão marcante no dia a dia de qualquer estabelecimento. Porém, a pandemia nos obrigou a ressignificar esse momento do cafezinho.

As demandas mais recentes do mercado estão relacionadas diretamente ao atual cenário em decorrência da crise sanitária, como por exemplo a tendência do trabalho remoto ou híbrido, que nos motivou a repensar nossos serviços para escritórios, ou ainda a necessidade de processos mais seguros ao extrair um café em ambientes de alta circulação de pessoas, como restaurantes e hotéis.

Vale enfatizar que o nosso portfólio é adequado para demandas e operações de qualquer tamanho, já que para cada modelo de negócio contamos com soluções de fornecimento de cafés e tipo de máquinas que vão ao encontro da dinâmica de consumo do parceiro.

F: Qual é a expectativa da Nespresso Profissional para a reabertura desses espaços?

AV: Faz parte do nosso posicionamento olhar sempre para o ecossistema no qual estamos inseridos e oferecer soluções para nossos clientes que vão além de produtos. Desde o início da pandemia, a companhia vem contribuindo com escritórios, restaurantes, bares e cafeterias em diversas frentes, que vão desde a iniciativa Apoie um Restaurante – que reverteu mais de R$ 19 milhões para o setor – até a produção de um guia digital, com recomendações de segurança e protocolos para o serviço de cafés.

Esse material será relançado em breve, disponível de forma gratuita a todos, especialmente para esse período de retomada das atividades presenciais tanto em escritórios, quanto em restaurantes, hotéis e cafeterias. A nova edição do guia está muito mais didática, intuitiva e visual, e tem o objetivo de atender uma demanda do segmento que ainda tem muitas dúvidas de como operar no novo cenário de retomada gradativa da economia.

Mais do que um café de alta qualidade sustentável, temos o compromisso de apoiar nossos parceiros e clientes em todos os momentos e a pandemia tem sido um período delicado, quando, mais do que nunca, precisamos estar todos juntos.

LEIA TAMBÉM: C-Suite: Ricardo Wagner é o novo diretor de trabalho moderno e segurança da Microsoft Brasil

F: Como head de operações da marca no Brasil, como você avalia o comportamento do consumidor nacional de café?

AV: Este ano a Nespresso comemora 15 anos de história no Brasil, o maior fornecedor de cafés para a companhia em nível mundial e um importante mercado, por ser o maior bebedor de café do planeta. Ainda vemos a oportunidade de aumentar a capilaridade do nosso negócio aqui, principalmente tendo em vista que o país representa um consumo de 105 bilhões de xícaras, sendo que 35 bilhões são out of home. Só em 2021, recebemos um investimento de R$ 9 milhões para trabalharmos a marca Nespresso Professional no país e, em termos de crescimento, o plano é dobrar o market share até 2025.

Nosso mais recente lançamento, a Máquina Momento, que permite a extração de um cafezinho via celular com tecnologia touchless, representa nossa percepção sobre o consumo nacional de cafés fora de casa. Existe ainda muito espaço para tecnologia e o público está cada vez mais receptivo para experiências inovadoras na hora do café. Também é o caso da Assinatura Zenius, um lançamento da marca que foi pensado especialmente para ambientes de pequeno porte, para quem busca praticidade e eficiência. Criamos esse modelo de assinatura para que, na compra de 130 cápsulas ao mês, o parceiro receba a máquina para o período da parceria sem qualquer custo adicional.

F: Quais são as suas expectativas para os primeiros seis meses no cargo?

AV: As expectativas são as melhores possíveis. Estou na empresa desde 2015, entrei para liderar o time de Offices em B2B de Nespresso e, desde então, fui me apaixonando pelo universo de soluções profissionais da companhia. Depois de mais de 23 anos de experiência na área comercial de grandes marcas, assumir esse novo cargo é muito mais que um desafio, representa uma realização pessoal.

O cenário, sem dúvida, é delicado, mas nossas perspectivas são muito otimistas. A pandemia nos ensinou muito sobre resiliência e são diversas as possibilidades de inovar nas operações nessa nova fase. Meu papel será acompanhar as tendências do mercado para garantir que, mais do que nunca, estejamos ao lado dos nossos parceiros para auxiliá-los nesse processo e oferecer um serviço de alta qualidade.

Veja, abaixo, outras movimentações C-Level que ocorreram nos últimos 15 dias:

  • Pedro Anísio é o novo head de digital do Sem Parar

    O Sem Parar, empresa de meios de pagamentos automáticos, anunciou a contratação de Pedro Anísio como diretor de digital do grupo. Formado em sistemas de informação e pós-graduado em TI, o executivo e empreendedor traz mais de duas décadas de experiência no setor, incluindo atuações em empresas como IG, Wine.com.br e Dotz. Vanguardista no setor de tecnologia no Brasil, Anísio também esteve à frente da criação do primeiro e-mail gratuito do país (o MailBR), além de ter participado de um dos primeiros marketplaces nacionais, o Walmart.com.

    Divulgação
  • Air France-KLM anuncia Steven van Wijk como novo diretor comercial para América do Sul

    A companhia aérea Air France-KLM anunciou Steven van Wijk como seu novo diretor comercial para a América do Sul. Ao longo de 14 anos na empresa, o executivo já foi responsável por liderar os times de pricing, business intelligence, digital e marketing & comunicação no Brasil, Argentina e Chile, além de comandar a área comercial da companhia no Quênia.

    Divulgação
  • Chocolates Nestlé apresenta novas lideranças

    A Chocolates Nestlé anunciou mudanças em seu time de liderança no Brasil – atualmente o maior mercado da marca no mundo. Com 26 anos de casa, o executivo Liberato Milo, que respondia como vice-presidente da companhia no país, deixou a posição para assumir como global category lead chocolate. Com isso, o gestor passará a comandar os negócios da empresa diretamente da Suíça. Em seu lugar ficará o chileno Patricio Torres, que retorna ao Brasil após 20 anos. O executivo já comandou as operações no Paraguai e, mais recentemente, foi responsável pela região Anglo-Dutch Caribbean, que engloba 23 territórios.

    Divulgação
  • CVC Corp anuncia mudanças no comitê executivo após adquirir VHC Hospitality

    O grupo de viagens CVC Corp comunicou três movimentações em seu comitê executivo após a compra total da VHC Hospitality, empresa especializada em aluguéis por temporada. A nova configuração coloca Marcelo Kopel como o novo diretor de finanças e de relações com investidores da CVC. Graduado em administração de empresas pela FAAP, o executivo entrará no lugar de Maurício Telles Montilha, que assumirá a presidência da VHC. Já Fábio Cardoso, fundador e atual presidente da VHC, passará a ser o COO (chief operating officer) da empresa de aluguel.

    Divulgação
  • Eats for You anuncia Simone Ponce e Vitor Lopes da Costa como novos diretores

    A startup Eats for You, marketplace de refeições caseiras, anunciou Simone Ponce e Vitor Lopes da Costa como os novos vice-presidentes de negócios e corporate affairs, respectivamente. Os executivos chegam para reforçar as estratégias de crescimento e de estruturação da agenda ESG, com foco em governança e compliance.
    Com mais de 15 anos de experiência nas áreas de business e marketing de multinacionais, Simone teve passagens por empresas como Uber, Prudential do Brasil e Organização Internacional do Trabalho, entre outras. Já Lopes da Costa tem mais de 10 anos de experiência em direito empresarial e compliance, tendo atuado como membro do Chediak Advogados, senior counsel da Mondelez Internacional e diretor jurídico da Venture Capital Investimentos.

    Divulgação
  • Nuvemshop anuncia Leo Tang como novo head global de marketing para grandes contas

    A plataforma de e-commerce Nuvemshop anunciou a chegada de Leo Tang como novo head global de marketing para grandes contas. O executivo é formado em administração de empresas pela University of Northern Iowa e possui MBA executivo pela Duke University, ambas nos Estados Unidos. Na sua vida profissional, Tang atuou na Latam Airlines, na Easy Taxi do Brasil e na Maplink.

    Divulgação
  • David Droga é nomeado CEO e creative chairman da Accenture Interactive

    A agência digital Accenture Interactive nomeou David Droga como novo CEO e creative chairman. O publicitário entra no lugar de Brian Whipple, que após dirigir a companhia nos últimos dez anos, anunciou sua aposentadoria. Um dos ícones do setor, Droga é fundador e presidente da Droga5, eleita a Agência da Década pelos portais especializados “Adweek” e “AdAge”.

    Reprodução
  • D4Sign apresenta novo CTO

    A D4Sign, plataforma de assinatura eletrônica, anunciou a contratação do seu novo CTO (chief technology officer), Bruno Kawakami. O executivo será responsável pela parte do desenvolvimento tecnológico da empresa, trazendo novas visões e ideias. Formado em análise e desenvolvimento de sistemas pelo IFSP (Instituto Federal de São Paulo) e em gestão em TI pela FIAP, Kawakami já atuou em empresas como Banco Pan, Dasa, Sodexo, onde foi líder de arquitetura de software global, e Dr.Consulta, onde foi head de arquitetura e segurança da informação.

    Divulgação
  • Europ Assistance Brasil anuncia novo CEO

    A Europ Assistance, companhia de assistências, comunicou que Newton Queiroz é o novo CEO da empresa no Brasil. Com mais de 20 anos de experiência no mercado de seguros global, incluindo atuações na América Latina, Europa e América do Norte, o executivo é formado em administração e economia pela York University e tem mestrado em fundamentos da administração pela Schulich School of Business, ambas no Canadá. Durante a carreira, Queiroz colaborou com empresas como Kovr Seguradora e Argo.

    Divulgação
  • CashMe apresenta nova CPO

    A CashMe, fintech do Grupo Cyrela, apresentou sua nova CPO (chief product officer): Lilian Goldstein Ferraz. A executiva é formada em engenharia civil pela USP e possui MBA em gestão de empresas pela Fundação Getulio Vargas, além de uma extensão em negociações internacionais pela Universidade do Texas. Com mais de 18 anos de experiência profissional, a engenheira possui passagens por grandes empresas, entre elas, Banco Santander, Itaú, Amex, Bradesco, Europ Assistence, Superdigital e Livelo.

    Divulgação
  • MSD Brasil anuncia novo líder de desenvolvimento de negócios

    A farmacêutica MSD Brasil anunciou a chegada de Ricardo Tolentino como novo reforço do time de gestores. O executivo será o novo líder de desenvolvimento de negócios da empresa para a região da América Latina. Graduado em enfermagem pela Unicamp e pós-graduado em administração de empresas pela Fundação Getulio Vargas, em sistemas de saúde pela USP e em marketing pela ESPM, Tolentino acumula passagens pelo setor da saúde, incluindo empresas do porte de Ourofino Saúde Animal, Janssen Farmacêutica e Instituto Butantan.

    Divulgação
  • Fernanda Cerávolo é a nova diretora de conteúdo e criadores da Pinterest para América Latina

    O Pinterest, rede social de fotos e referências, anunciou a chegada de Fernanda Cerávolo como nova diretora de conteúdo e criadores para a América Latina. Pioneira digital na região, a executiva já liderou os negócios de conteúdo do YouTube no Brasil e foi diretora de criação para a América Latina do Google. Em seu novo cargo, ela será responsável por liderar a visão regional da empresa para a integração entre a plataforma e os criadores de conteúdo. A executiva é formada em administração de empresas na USP, com especialização em jornalismo econômico e em curadoria de exposições de fotojornalismo.

    Divulgação
  • Seal Sistemas contrata Emerson Felipe como diretor comercial

    A Seal Sistemas, integradora de soluções de mobilidade e de computação móvel, anunciou a chegada de Emerson Fellipe para ocupar a cadeira de diretor comercial. Com quase 20 anos de experiência em tecnologia e marketing, o executivo é graduado em sistemas da informação e administração de empresas, e atuou na gestão de projetos de grandes multinacionais de aviação, transporte, petróleo e mineração.

    Divulgação
  • AoCubo anuncia a contratação de Alejandro Dicovsky como novo CMO

    A imobiliária digital AoCubo comunicou a chegada de Alejandro Dicovsky para assumir a função de CMO (chief marketing officer) do grupo. Com mais de 25 anos de experiência no mercado digital, o executivo tem passagens por empresas de renome nacional e internacional, como Grupo Zap e Tecnisa, além de ser mentor em hubs de inovação e aceleradoras de startups. Recentemente, o executivo também foi mentor no hackathon Space Apps contra a Covid-19, promovido pela NASA (Agência Espacial Norte Americana).

    Divulgação
  • Federico Goyret é novo sócio e CMO da Jive Investments

    A Jive Investments, gestora independente de investimentos alternativos, anunciou a chegada de Federico Goyret como novo sócio e CMO (chief marketing officer) do grupo. O executivo ocupava o mesmo cargo na Renault do Brasil, onde liderou a área por mais de quatro anos. Graduado em engenharia industrial pela Universidade de Buenos Aires, na Argentina, Goyret é pós-graduado em marketing na BSBI (Berlin School of Business and Innovation), na Alemanha.

    Divulgação
  • PagueVeloz anuncia a contratação de Elemar Júnior para a área de tecnologia

    A PagueVeloz, fintech que oferece conta digital e maquininha de cartão para pequenos e médios negócios, anunciou um reforço para o seu time de tecnologia com a chegada de Elemar Júnior. Com mais de 20 anos de carreira no setor, o gestor assume o cargo de CSA (chief software architect). Autor do livro “Manual do CTO”, Elemar acumula passagens por empresas como Promob, QCon, Guiando e Eximia Co, da qual é fundador e CEO.

    Divulgação
  • Valéria Padilla é a nova líder de marketing da Copa Airlines

    A companhia aérea Copa Airlines, subsidiária da Copa Holdings, apresentou sua nova líder regional de marketing, a executiva Valéria Padilla. Com quase 20 anos de experiência no setor, ela será responsável por todas as estratégias de imagem para o Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai. Graduada em turismo, Valéria possui pós-graduação em docência em turismo e hotelaria, além de formação em neuromarketing e neurobranding. Entre suas experiências recentes estão as áreas de marketing e vendas de companhias como Alitalia, Aerolíneas Argentinas e Varig.

    Divulgação
  • Banco Fibra nomeia nova diretoria de governança, jurídico e compliance

    O Banco Fibra comunicou a promoção de Flávia Zahr como nova diretora de governança, jurídico e compliance da empresa. A executiva, que antes ocupava a cadeira da superintendência executiva de governança, será agora responsável pela agenda ESG da instituição. Flávia possui mais de 20 anos no mercado financeiro, tendo atuado em empresas como Banco Real, Banco Santander, Redecard e Itaú. A gestora é graduada em direito pela Mackenzie e possui especializações em direito societário pela Fundação Getulio Vargas e em valores mobiliários e mercado de capitais pela Universidade de São Paulo.

    Divulgação
  • SONDA apresenta novo CEO no Brasil

    Ricardo Scheffer é o novo CEO do SONDA no Brasil, empresa de serviços de transformação digital. Com mais de 20 anos de casa, o executivo já passou por diversas áreas na companhia, incluindo sua última função como vice-presidente de serviços de TI. Na nova cadeira, Scheffer será responsável por liderar o maior mercado da marca na América Latina.

    Divulgação
  • Caio Valli é o novo diretor geral da área de seguros do Conglomerado Alfa

    O Conglomerado Alfa, empresa do segmento financeiro, comunicou que Caio Valli é o novo diretor geral da área de seguros. Com mais de 25 anos de atuação no mercado, o executivo é formado em ciências contábeis e administração de empresas pela Universidade Cândido Mendes, além de contar com uma especialização em business administration and management, na IESE da Universidade de Navarra, na Espanha.

    Divulgação
  • EmCasa anuncia novo time de liderança

    A proptech EmCasa anunciou a movimentação de três executivos: Felipe Morgado assume como novo CSO da empresa no Brasil, enquanto Nicolas Zak Kudrna é o novo diretor de estratégia e Gustavo Queiroz o novo VP de serviços financeiros e novos negócios. A mudança acontece após um aporte de R$ 110 milhões. Com mais de 16 anos de experiência, Morgado acumula passagens por empresas como a Ambev, onde construiu sólida carreira, e a Metalfrio Solutions – as mesmas companhias por onde passou Zak Kudrna, que também atuou no ecossistema de startups. Já Queiroz conta com uma experiência de 10 anos na brMalls, sendo sua última função como head de estratégia e novos negócios.

    Reprodução/Forbes
  • Carlos Basso é o novo vice-presidente da área de ETFs América Latina da BlackRock

    O executivo Carlos Basso se juntou ao time da gestora de ativos BlackRock como o novo vice-presidente da área de ETFs (Fundos de Índice, na sigla em português) para América Latina. Com mais de duas décadas de atuação no mercado financeiro e institucional, o executivo agrega em seu currículo passagens por empresas do porte de BNP Paribas Asset Management, Itaú Asset Management, Citibank e Banco Safra, entre outras.

    Reprodução/Forbes
  • Cristiano Mendes é o novo CPO da Loja Integrada

    A plataforma de e-commerce Loja Integrada anunciou um novo integrante para o time de liderança, o executivo Cristiano Mendes. O gestor assume como novo CPO (chief product officer) da companhia após passagens por empresas como Shopify, Dell, KingHost, GoDaddy e Google. Formado em administração e negócios, Mendes também estudou design para inovação na University of Virginia Darden School of Business e leadership communication na Harvard Business School Executive Education, ambas nos Estados Unidos.

    Reprodução/Forbes

Pedro Anísio é o novo head de digital do Sem Parar

O Sem Parar, empresa de meios de pagamentos automáticos, anunciou a contratação de Pedro Anísio como diretor de digital do grupo. Formado em sistemas de informação e pós-graduado em TI, o executivo e empreendedor traz mais de duas décadas de experiência no setor, incluindo atuações em empresas como IG, Wine.com.br e Dotz. Vanguardista no setor de tecnologia no Brasil, Anísio também esteve à frente da criação do primeiro e-mail gratuito do país (o MailBR), além de ter participado de um dos primeiros marketplaces nacionais, o Walmart.com.


Siga FORBES Brasil nas redes sociais:

Facebook
Twitter
Instagram
YouTube
LinkedIn

Siga Forbes Money no Telegram e tenha acesso a notícias do mercado financeiro em primeira mão

Baixe o app da Forbes Brasil na Play Store e na App Store.

Tenha também a Forbes no Google Notícias.

 

Copyright Forbes Brasil. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução, total ou parcial, do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, impresso ou digital, sem prévia autorização, por escrito, da Forbes Brasil ([email protected]).