Gabriela del Carmen, Juliana Ventura e Maria Laura Saraiva
23 de julho de 2021
Divulgação
Valor das matérias-primas chegou a aumentar 81%, mas restaurateur Gabriel Fullen mantém o otimismo
No comando do japonês Oguru, da Locale Trattoria e da Locale Caffè, os sócios Gabriel Fullen, Nicholas Fullen e Sandro Myasaki assistiram com preocupação ao fechamento das portas de restaurantes e bares da capital paulista durante a pandemia. “Estávamos vivendo um cenário jamais visto pela nossa geração”, contam os restaurateurs que administram o Grupo Locale.
Enquanto os salões permaneceram vazios, a maior dúvida dos empresários não se resumia à data de reabertura. Eles queriam saber o que mudaria a partir dali no relacionamento com os clientes. “Não sabíamos se eles iriam consumir como antes, se pagariam mais pelos produtos ou se ficariam mais sensíveis aos preços”, conta Gabriel.
A questão só complicou quando, além do distanciamento, os insumos básicos do menu passaram a sofrer altas de até 81%, como foi o caso do salmão. Outras matérias-primas como laticínios (50%), filé mignon (20%) e os vinhos (15%) também registraram mudanças expressivas no valor quando comparadas ao ano passado. Na corda bamba entre o bom atendimento e a atratividade do público, o jeito foi andar conforme a receita.
“’Aproveitando’ o fato de que a pandemia nos deixava com tempo para olhar para dentro de casa, conseguimos melhorar nossa eficiência desde o pré-preparo até o porcionamento dos produtos. Com isso, tentamos compensar parte do aumento dos preços, mas sabíamos que apenas o controle interno não resolveria o problema”, explica Gabriel Fullen.
Foi assim que o grupo apelou para pequenas alterações no cardápio da rede. A Trattoria, por exemplo, ganhou um novo prato – o rigatoni com polvo e ragù de linguiça artesanal. A delícia foi produzida partir de partes do polvo que eram descartadas anteriormente após o preparo do carpaccio feito com o ingrediente.
A outra mudança foi operacional. Desde março de 2020, o número de colaboradores do Grupo Locale mais do que dobrou, somando quase 200 funcionários nas sete operações. A estruturação faz parte de um sonho maior – o de expandir o negócio de forma saudável e orgânica. “Estamos muito otimistas, pois vemos que nossos clientes sentiram falta de visitar os nossos restaurantes. Também vemos que o atendimento e a experiência estão cada vez mais valorizados e isso é muito motivador”, finaliza.
Veja na galeria a seguir outros destaques do mundo gastronômico: