7 dicas de mindfulness para empreendedores

9 de novembro de 2018

Embora pareça contraintuitivo, numerosos estudos mostram que, na verdade, conseguimos mais ao fazer menos — ou ao diminuir o ritmo frenético de trabalho. Empreendedores se cobrar demais para alcançar o sucesso com rapidez, trabalhando por longas horas e arriscando a saúde em troca de possíveis riquezas no futuro. Há um bom jeito de encontrar equilíbrio nessa correria, reduzir as preocupações do trabalho e ao mesmo tempo tornar-se mais produtivo: o mindfulness.

VEJA TAMBÉM: 6 livros para entender o mindfulness

Mindfulness (ou atenção plena, em português) implica estar ciente do momento, estar desperto no tempo presente. E também mudar mentalmente: passar de um estado preso a pensamentos e preocupações para outro, consciente dos pensamentos e preocupações. Mesmo sem qualquer ruptura física, pode fornecer uma quebra mental muito benéfica em meio ao estresse de uma startup.

Como ser mindfulness? Primeiro, você deve limpar a mente de toda confusão. A desordem muitas vezes deriva de uma longa lista de afazeres, que surge quando tentamos realizar muitas coisas em curto espaço de tempo. Com atenção, você consegue se concentrar melhor, diminuir a velocidade e focar na tarefa da vez.

Em resumo, ser cuidadoso implica cuidar das suas necessidades físicas, mentais e espirituais. Se você não cuida bem de si mesmo, não pode ser produtivo ou criativo. “Parar e cheirar as rosas” é parte dessa ideia. Faça menos, de propósito, para fazer com atenção plena. Isso melhora o desempenho em tudo.

Os empreendedores são super-programadores clássicos. O foco pleno ajuda a acalmar, desestressar e observar os negócios prosperarem.

E IANDA:10 melhores aplicativos de meditação e mindfulness

Veja, na galeria de imagens a seguir, 7 dicas para desacelerar, focar e tornar-se mais produtivo. Eles são tirados da gravação de Mark Ellwood, “The Calm Manifest” (O Manifesto da Calma, em tradução sugerida). Ellwood é presidente da Pace Productivity, uma consultora de produtividade conhecida mundo afora.