Aruba e o poder do seu fator humano

Aruba, a ilha feliz, um destino que transcende sua beleza à primeira vista para dar lugar à acessibilidade e à convicção de seu povo como protagonistas das férias perfeitas

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28 de agosto de 2023     Atualizado há 8 meses
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Aruba é uma pequena ilha no Caribe

Visitar Aruba significa adentrar em um belo destino e conhecer a fundo seus habitantes. O visitante de Aruba é inevitavelmente imerso na essência da ilha – a cultura, a vida e os costumes dos arubanos permeiam toda a viagem. Desde a equipe que o recebe no hotel e os guias turísticos até a pessoa que o atende em uma loja ou com quem você conversa na praia, as grandes virtudes de Aruba vêm à tona com a simpatia e a disposição de seus habitantes.

Aruba se encontra atualmente no centro das atenções internacionais por sua rápida recuperação da pandemia e pela inclusão de mulheres em cargos importantes. Não apenas pela primeira-ministra Evelyn Wever-Croes, que está à frende do país desde 2017, mas também por gerentes de turismo e hotelaria — dois dos fatores mais importantes para o desenvolvimento da ilha. De empreendedoras locais a chefes de cadeias internacionais, as mulheres se destacam por sua participação ativa e consistente no pequeno país caribenho.

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Nicole Hoevertsz, por exemplo, é a vice-presidente do Comitê Olímpico Internacional do país para os Jogos Olímpicos de Paris 2024 e Coordenadora da Comissão para Los Angeles 2028. Uma de suas missões mais importantes no momento é levar atletas olímpicos de Aruba para participar dos Jogos e ganhar medalhas em 2024. Sua paixão pelo esporte a levou a se envolver nesse campo desde que se formou na universidade e, com um histórico de atleta olímpica em suas credenciais, ela entrou para departamento de relações exteriores do governo. Para Nicole, a atenção ao esporte é fundamental e, em um país tão pequeno como Aruba, é de extrema importância mantê-lo relevante. “Quando comecei a trabalhar no esporte, decidi que tentaria corrigir tudo o que havia dado errado na minha carreira esportiva”, afirma.

Aruba estava nos últimos lugares no quadro histórico de medalhas olímpicas. Nicole e sua equipe deram a volta por cima quando perceberam que não precisavam ir aos Jogos com muitos atletas, mas apenas com aqueles que pudessem provar que seu desempenho os levaria para as finais ou, quem sabe, ao pódio. Para os Jogos Olímpicos de Paris, Aruba levará três atletas, e seu Comitê aproveita cada segundo no ar para promover a ilha. Esses segundos na televisão são usados para demonstrar a coragem e a paixão que irradia a ilha – o vestuário também é uma parte fundamental. “Há mais de 3 bilhões de pessoas assistindo e somos um dos primeiros países a desfilar. Usamos o uniforme para chamar a atenção e a estilista por trás, Magali Maduro, entende perfeitamente essa tarefa. Esses segundos na televisão valem tudo”, afirma.

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Com Aruba como prioridade, é assim que a maioria dos habitantes vive seu dia a dia. Geraldine Coutinho-Meyers é a diretora de vendas do Hyatt Regency em Aruba e trabalha no setor hoteleiro local há mais de 30 anos. Sua experiência em uma rede internacional tem lhe dado conhecimento privilegiado para promover um destino tão completo. Seu trabalho envolve uma colaboração com o escritório de turismo e tem um objetivo claro: que o setor esteja sempre em alta. “Nós sempre nos comunicamos com a ATA (Autoridade de Turismo de Aruba) para ver o que mais podemos fazer juntos e nos apoiar mutuamente. Embora haja muitos hotéis na ilha, sempre conseguimos manter uma concorrência muito saudável. No final, a ilha é o mais importante, não apenas o hotel”, afirma.

Como gerente de uma cadeia de hotéis tão importante, Geraldine contou à ForbesLife sobre sua maneira de se adaptar ao novo tipo de turistas que chegou após a pandemia. Não basta só oferecer um hotel com quartos confortáveis e acesso à praia. O turista está procurando algo mais, os interesses mudaram e a indústria em Aruba reagiu imediatamente ao novo cenário.

“Depois da Covid as pessoas mudaram. Com a visão do Hyatt, colocamos o foco em diferentes atividades para oferecer aos hóspedes ioga, pilates, meditação, mixologia etc. Tivemos que agregar algo de valor para os clientes e mudamos a forma como operamos muitas coisas. Nós nos alinhamos estrategicamente com o que as pessoas querem para acompanhar as tendências, as novidades e as necessidades dos viajantes”, afirma.

A ilha feliz procura se manter atualizada em todos os aspectos que beneficiam uma viagem moderna, especialmente para os turistas que voltaram a viajar após um longo período de inatividade. O setor de turismo também demanda inovação, e Aruba permanece na vanguarda naquilo que oferece aos visitantes.

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Entre as mulheres visionárias de Aruba que contribuem com o desenvolvimento do setor de turismo, cultura e esporte há também um lugar para as empreendedoras. Naline Heilbron é uma arubana exemplar que construiu do zero uma marca prolífica de produtos de higiene e skincare totalmente feitos à mão. Depois de trabalhar na emissora de televisão local, ela decidiu dar um giro em sua carreira, obteve certificações e fez cursos para poder se tornar uma empreendedora no ramo de cuidados pessoais. Sua marca, Ha’bon, cresceu de uma pequena oficina em uma academia doméstica em 2015 para um laboratório com uma fábrica. Embora ela tenha feito uma pequena pausa durante a pandemia, sua marca é conhecida pela sua qualidade e eficácia por todos os seus clientes, tanto locais quanto estrangeiros.

Ha’Bon é uma parte ativa da diversidade econômica da ilha e contribui para a sua comunidade empregando pessoas com deficiência. Muitos dos funcionários da Ha’Bon são pessoas com síndrome de Down, autismo e deficiências motoras e mentais. Seu trabalho na Ha’Bon lhes dá autonomia e a oportunidade de trabalhar em um ambiente profissional e saudável. “Desde que você faça algo de coração e com boas intenções, isso será contagioso e não há nada que alguém possa usar contra você se for uma ação sincera”, afirma Naline, que celebra o que sua empresa oferece à comunidade bem como o retorno que esse movimento leva a sua vida pessoal.

Esses são três exemplos de mulheres fortes em setores muito diferentes e complementares da ilha. Sob a liderança da primeira-ministra e da liderança no turismo, Aruba agora está sendo construída com base na força de mulheres determinadas e comprometidas com a ilha. Um dos ativos mais eficazes do país é a cordialidade de seu povo, sua convicção e seu absoluto amor por uma ilha que lhes deu tanto. Visitar Aruba não é apenas se apaixonar completamente por um destino paradisíaco, mas também entrar numa comunidade que celebra sua essência e faz de tudo para projetar o mesmo amor em cada pessoa que a visita.

“Já me ofereceram muitos empregos, os cargos mais bonitos que você possa imaginar, mas se eu pensar que tenho que ir morar fora de Aruba, isso já é motivo suficiente para dizer não”, concluiu Nicole Hoevertsz.

*BrandVoice é de responsabilidade exclusiva dos autores e não reflete, necessariamente, a opinião da FORBES Brasil e de seus editores.

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