1. Início
  2. /
  3. Forbes Money
  4. /
  5. Pré-mercado: Foco das Reuniões dos BCs do Brasil e dos EUA É A Projeção para Março
Forbes Money

Pré-mercado: Foco das Reuniões dos BCs do Brasil e dos EUA É A Projeção para Março

Notícias e indicadores que podem influenciar os preços dos ativos nesta terça-feira, 27 de janeiro

2 min

Bom dia. Estamos na terça-feira, 27 de janeiro.

Cenários

Começam nesta terça-feira as primeiras reuniões de 2026 do Comitê de Política Monetária (Copom) e de seu equivalente americano, o Federal Open Market Committee (Fomc).

O resultado dessas reuniões já é amplamente esperado pelos investidores. Por aqui, segundo as opções de Copom negociadas na B3, na segunda-feira (26) havia 81% de probabilidade de manutenção dos juros em 15% ao ano. Como segunda posição, há 16,50% de chance de um corte de 0,25 ponto percentual.

Porém, esses números mostram uma pequena mudança. Há uma semana, em 20 de janeiro, a expectativa de corte de juros era de apenas 11,50%. Essa probabilidade subiu sete pontos percentuais em uma semana.

Nos Estados Unidos o cenário é semelhante em relação ao esperado para as taxas. Segundo a ferramenta FedWatch da Bolsa de Chicago, na segunda-feira havia 97,2% de probabilidade de que as taxas referenciais americanas permaneçam na faixa entre 3,50% e 3,75%. Essa probabilidade era de 82,3% um mês atrás, mostrando uma cristalização das expectativas de manutenção das taxas.

Apesar dessa convicção de manutenção das taxas, o que os investidores querem saber é o que os bancos centrais estão esperando para as reuniões de março. Há projeções de corte dos juros ao longo deste ano. No entanto, o que se discute no mercado é a amplitude e a velocidade desse corte. Por isso, os investidores vão prestar uma atenção especial aos índices de inflação e de atividade econômica que serão divulgados nas próximas semanas.

Nesta terça-feira será divulgado o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo 15 (IPCA-15) referente a janeiro. A mediana das expectativas dos investidores é de uma desaceleração para 0,22% ante os 0,25% de dezembro. No entanto, a inflação esperada para o período de 12 meses deve subir de 4,41% em dezembro para 4,52% em janeiro, acima do teto da meta de inflação.

Perspectivas

A terça-feira começa com uma alta nos contratos futuros dos principais índices americanos negociados no pré-mercado.

Indicadores

Brasil

Confiança do consumidor FGV (Jan)

Observado: 87,3

Esperado: ND

Anterior: 89,1

IPCA-15 (Jan)

Esperado: 0,22%

Anterior: 0,25%

IPCA-15 (12m)

Esperado: 4,52%

Anterior: 4,41%

Estados Unidos

Confiança do consumidor CB (Jan)

Esperado: 90,6

Anterior: 89,1

Assine Forbes. Inspire-se, lidere, conquiste. Ao se cadastrar, você concorda com nossa Política de Privacidade e com o uso de seus dados para fins de comunicação.