A união da performance com a sustentabilidade

Acer anuncia produção nacional do Aspire Vero, notebook sustentável da marca

BrandVoice Acer
Compartilhe esta publicação:
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Germano Couy, General Manager Latin America na Acer

Acessibilidade


A filosofia “reduzir, reutilizar e reciclar”, que se aplica a uma infinidade de produtos, também pode – e deve – se aplicar à tecnologia. Com base nessa premissa, a Acer (@acerdobrasil), uma das maiores fabricantes de PCs do mundo, anuncia um passo importante na direção de processos cada vez mais verdes: a produção nacional do Aspire Vero, notebook com componentes sustentáveis e conceito ecofriendly.

O modelo é a primeira criação global da plataforma Earthion, que busca reinventar o processo de fabricação de computadores com base em práticas sustentáveis em quase toda sua composição. O chassi, por exemplo, é feito com 30% de plástico PCR, que reduz as emissões de CO2 durante a produção. As teclas também contêm 50% desse material. Já a embalagem, além de ser 100% reciclável, pode ser reutilizada como um suporte para o laptop. Ela deixa a máquina inclinada, proporcionando melhor posição para digitação, aumentando a ventilação e, consequentemente, reduzindo o consumo de energia.

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Aspire Vero, sustentável das teclas à embalagem

A disposição de espaço extra e parafusos padrão, que facilitam a substituição de componentes, contribui para que a máquina tenha uma vida útil maior, se comparada a outros notebooks. A consequência notável dessa medida aparentemente simples é a redução na geração de lixo eletrônico.

Essas inovações são reforçadas nas teclas R e E, que, com design diferenciado, simbolizam as palavra REduzir, REutilizar e REciclar, principal mensagem da linha. O Aspire Vero tem o software VeroSense integrado para auxiliar os usuários em metas ligadas ao meio ambiente, como economia de energia para prolongar a vida útil da bateria. O aplicativo oferece aos usuários quatro modos de operação: Desempenho, Equilibrado, Eco e Eco+.

Inscreva-se para receber a nossa newsletter
Ao fornecer seu e-mail, você concorda com a Política de Privacidade da Forbes Brasil.

O melhor para o mundo

A plataforma Earthion surgiu, segundo a empresa, para ajudar a sociedade a enfrentar os atuais e urgentes desafios ambientais. Ela se propõe a fazer isso englobando desde o design de produtos, a produção, o uso de energia, a logística, o design de embalagem até a reciclagem propriamente dita.

Os números atestam a evolução da Acer na esfera ambiental. Nos últimos dez anos, a marca cresceu 50,1% em eficiência energética e poupou 109.054 toneladas de carbono, tendo assumido, inclusive, o compromisso de ser carbono zero até 2035.

No último ano, com o aumento do número de empresas que aderiram ao home office, a demanda de máquinas para uso doméstico e corporativo no Brasil registrou crescimento de 20% nas vendas apenas no primeiro trimestre de 2021 em relação a 2020, segundo o IDC, refletindo de maneira positiva nas contabilizações finais da Acer.

A multinacional de origem taiwanesa afirma acreditar no engajamento do mercado brasileiro nas práticas de sustentabilidade. A fabricação do Aspire Vero no Brasil é parte importante da conexão da Acer com os preceitos de governança ambiental, social e corporativa, base das ações da marca em todo o mundo. E representa um novo momento da corporação no país, em total alinhamento com o compromisso global da sociedade, dos governos e das empresas com os pilares ESG.

*BrandVoice é de responsabilidade exclusiva dos autores e não reflete, necessariamente, a opinião da FORBES Brasil e de seus editores.

Compartilhe esta publicação: