Escritório de advocacia alia tradição à tecnologia investindo em pessoas

André Usagi
A CEO Loyanna Miranda

Administrando um crescimento acima do esperado em um período em que a economia caminhava a passos lentos no Brasil, Loyanna Miranda, CEO do Abi-Ackel Advogados Associados, faz uma reflexão sobre os caminhos percorridos nos últimos anos e os resultados positivos obtidos. Com uma equipe de 500 colaboradores diretos e indiretos, o escritório
foi fundado pelo ex-ministro de Justiça, Ibrahim Abi-Ackel, hoje com 92 anos, em 1950. Em razão da vida pública do fundador, teve suas atividades suspensas por um período. Desde 1992, porém, retomou suas atividades de forma ininterrupta.

De acordo com Loyanna, de 36 anos, mineira de Governador Valadares, a estrutura dos escritórios de advocacia foi totalmente alterada com o avanço tecnológico. Processos físicos foram substituídos pelos eletrônicos, softwares e aplicativos para gestão processual impactaram toda a rotina do negócio, bem como traçaram um cenário totalmente digital e inovador para um segmento até então muito conservador. “Sumarizamos pontos e metodologias úteis e necessárias para que a empresa internalizasse um processo contínuo de inovação. Concluímos que seria a gestão de pessoas a única ferramenta efetivamente capaz de concretizar e transformar os processos de inovação em resultados para os clientes e para a própria organização.”

O escritório deixou de se posicionar como mero prestador de serviços para se transformar em um agente ativo nos processos internos dos clientes – e isso só é possível graças ao alinhamento de todas as equipes. O Abi-Ackel Advogados incentiva e patrocina diversos projetos e atividades que congregam as equipes e estimulam o fluxo contínuo de ideias e experiências, contribuindo para o constante processo de inovação.

Dentre esses projetos, Loyanna enfatiza o de responsabilidade social do escritório que, tamanho o envolvimento de
todos, evoluiu para a constituição de um instituto que carrega o nome do sócio fundador e que se prepara para conduzir grandes e contínuos projetos de empreendedorismo social em comunidades mapeadas. Desenvolveram também projetos de uso sustentável de recursos materiais e de melhora na saúde, além de um time de futebol e uma banda de rock.

A seguir, acompanhe a entrevista com Loyanna Miranda, CEO do Abi-Ackel Advogados Associados.

O escritório trabalha com lawtechs?
Sim. Trabalhamos em parceria com lawtechs, especialmente no desenvolvimento e utilização de plataformas de gestão processual com ferramentas adaptáveis às necessidades e demandas do escritório e de seus clientes, além de robôs que compõem o sistema e contribuem para a eficiência no gerenciamento das carteiras envolvendo demandas repetitivas.

Como mensurar os ganhos que novos recursos tecnológicos trazem aos clientes?
A integração da tecnologia traz maior segurança, controle e organização à operação do escritório. Assim, por meio de relatórios e dashboards customizados, conseguimos enviar aos clientes informações mais assertivas que facilitam a rápida tomada de decisões, inclusive no mapeamento e mitigação de riscos operacionais de forma personalizada. O uso de soluções tecnológicas nas tarefas desenvolvidas também garante a integridade necessária no fluxo de recebimento e envio de informações, contribuindo na conformidade de cada cliente com as melhores práticas empresariais e com a nova Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). Por fim, todas as atividades repetitivas foram absorvidas pelas soluções tecnológicas que as desenvolvem em tempo recorde, eliminando erros.

Como ganharam destaque no mercado?
Inicialmente criado com foco no Direito Penal e Eleitoral, o escritório tem como pilares a notória excelência técnica simbolizada em seu fundador e a ética no desenvolvimento dos trabalhos. Há cerca de duas décadas, sem deixar de lado os princípios trazidos pelo dr. Ibrahim, nos reinventamos para expandir o campo de atuação ao atender clientes empresariais de grande porte de forma multidisciplinar. Nosso papel não é apenas representar judicial e extrajudicialmente, é compreender e impulsionar ativamente o negócio do cliente em todos os seus detalhes. Aliado à experiência técnica, esse foi o diferencial que nos fez ganhar destaque ao longo da história.

Em que área o escritório se especializou?
O escritório possui operação multidisciplinar, englobando atuação focada nos interesses de grandes grupos empresariais em todos os ramos do Direito que interferem em suas atividades. Temos soluções criativas e personalizadas aos clientes no âmbito contencioso e consultivo, sobretudo nas áreas de Direito Civil, Contratos, Societário, Trabalhista, Administrativo e Penal Empresarial.

Qual o principal legado do dr. Ibrahim?
O principal legado do dr. Ibrahim é o olhar humano. Assim como o fundador do escritório, eu me preocupo com as pessoas, em desenvolver as potencialidades delas e com o ambiente onde passam a maior parte do dia. Um bom trabalho técnico acontece se quem o executar estiver apaixonado pelo que faz.

Cláudio Souza
A banda Rage Against The Workflow (RATW)

Quando começaram iniciativas como o time de futebol e a banda de rock?
O time de futebol (AAFC – Abi-Ackel Futebol Clube) surgiu do Abi-Ackel+Saudável, projeto que promove a prática de esportes de todos no escritório (extensivo a familiares e amigos) e que existe desde 2014. Além de competições, o projeto engloba a criação de uma equipe de colaboradores do escritório para participação em corridas de rua e a realização de aulas periódicas de ginástica funcional. A banda existe desde 2017 e leva o nome de Rage Against The Workflow – RATW (é uma brincadeira com o fato de o nosso sistema de gestão processual solicitar inúmeros workflows diários…).

* BrandVoice® é de responsabilidade exclusiva dos autores e não reflete, necessariamente, a opinião da FORBES Brasil e de seus editores

Copyright Forbes Brasil. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução, total ou parcial, do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, impresso ou digital, sem prévia autorização, por escrito, da Forbes Brasil ([email protected]).