Volvo inaugura o primeiro estacionamento gratuito para carros híbridos e elétricos no país

Divulgação
Divulgação

Recharge Station: o primeiro estacionamento gratuito para veículos híbridos e elétricos no Brasil

Outubro de 2020 entra para a história da mobilidade nacional graças a duas notícias da Volvo Car Brasil – notícias que sublinham a liderança da marca no setor e o compromisso com a eletrificação de carros e com a sustentabilidade da indústria automobilística. Tudo em nome de um planeta mais saudável.

A primeira novidade atende pelo nome de Recharge Station. Trata-se do primeiro estacionamento gratuito para veículos híbridos e elétricos no Brasil. Localizado na rua Surubim, 677, no Brooklin, o ponto foi escolhido em um dos principais centros financeiros e de negócios de São Paulo. Todos os veículos elétricos e plug-in hybrid, de qualquer marca e modelo, podem usufruir de uma hora de estacionamento, sem custo, enquanto seus veículos são carregados. O local conta com uma área de convivência: mesas, bancos e wi-fi de uso liberado, além de placas de energia fotovoltaica para alimentar as tomadas e gerar energia limpa. “Com a localização privilegiada, cercado de escritórios de grandes corporações, o espaço pode se tornar uma parada estratégica para pessoas que estão trabalhando na região enquanto seus veículos são carregados”, explica Rafael Ugo, diretor de marketing Latam Hub para Volvo Car Brasil.

Avenida Paulista: Experience Lab

Victor Hugo/Divulgação
Victor Hugo/Divulgação

Público experimenta o conceito da eletrificação no Experience Lab, na avenida Paulista

De 15 a 25 de outubro, um dos endereços mais emblemáticos de São Paulo, a avenida Paulista, recebeu o Experience Lab, uma imersão no conceito de eletrificação. “O local mostrou um pouco de um futuro muito próximo para a marca com nosso primeiro modelo 100% elétrico, que chega no ano que vem. Foi o primeiro contato das pessoas com nosso veículo que não emite poluentes”, conta Rafael. “Foi uma exibição de alto impacto de eletrificação e sustentabilidade em um lugar icônico.”

O Experience Lab foi instalado em frente ao Shopping Cidade São Paulo. Com aspecto futurista, as pessoas puderam ver e interagir com a estratégia de eletrificação da Volvo, conhecendo os compromissos de neutralidade do clima para a operação, além de conhecer o XC40 Recharge através de uma tela de led deslizante que mostrou o funcionamento e principais recursos do modelo.

Victor Hugo/Divulgação

“Essas são duas [Recharge Station e Experience Lab] das muitas estratégias que a Volvo Car Brasil está usando para difundir a eletrificação em nosso país. No último mês [setembro], fizemos um posto verde para uma reflexão sobre as cidades sem combustíveis fósseis e, agora, estamos instalando 700 eletropostos no país”, diz Rafael.

Eletrificação: no DNA da marca

A Volvo Car Brasil é líder na venda de carros plug-in hybrid no Brasil, totalizando 60% do mercado. Todos os modelos da marca possuem uma ou mais versões híbridas disponíveis. Para difundir ainda mais e facilitar para os proprietários de veículos híbridos e elétricos, a marca fechou uma parceria com o Waze e todos os eletropostos By Volvo espalhados pelo Brasil já estão disponíveis na plataforma. Basta digitar “Eletroposto Volvo” e traçar a rota para o ponto mais próximo. A marca já tem cerca de 350 eletropostos instalados e chegará a 700 pontos até o fim deste ano.

O Volvo Wallbox também está disponível em todas as concessionárias: uma estação de carregamento domiciliar que pode ser adquirida por qualquer pessoa e instalada facilmente em residências ou comércios. Ambos os recursos (tanto o eletroposto By Volvo como o Wallbox) podem ser usufruídos por proprietários de carros de outras marcas, já que são compatíveis com todos os modelos de veículos plug-in hybrid (plug tipo 2).

Em 2020, a marca ocupa a liderança do segmento de eletrificados premium e o primeiro lugar entre os SUVs premium no país. Um veículo Volvo no modo Hybrid emite 60% menos CO2 do que um carro convencional. Além disso, 80% das fábricas da Volvo no mundo já são baseadas em energia renovável. A partir de 2025, a marca vai reduzir 40% da pegada de carbono por carro, e pelo menos 25% do plástico utilizado nos modelos será feito de materiais reciclados. Até 2025, metade dos modelos Volvo serão 100% elétricos e a outra metade, modelos híbridos. Toda a operação da marca sueca será neutra para o clima até 2040.

* BrandVoice é de responsabilidade exclusiva dos autores e não reflete, necessariamente, a opinião da FORBES Brasil e de seus editores

Copyright Forbes Brasil. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução, total ou parcial, do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, impresso ou digital, sem prévia autorização, por escrito, da Forbes Brasil ([email protected]).